Home / Destaque / Jovens de Curitiba se habilitam na marcenaria para ganhar o mercado de trabalho

Jovens de Curitiba se habilitam na marcenaria para ganhar o mercado de trabalho

Da planta de produção de máquinas agrícolas em Curitiba (PR) da New Holland Agriculture, uma das marcas da CNH, mais de 1.500 quilos de madeira pinus e de eucalipto saíram com uma destinação social para contribuir com a mudança da vida de 100 jovens em situação de vulnerabilidade. Todo o material foi doado para uma oficina de marcenaria, na Cidade Industrial da capital paranaense, para dar suporte às aulas de capacitação profissional de jovens integrantes do projeto “Oficina dos sonhos”.

A iniciativa oferece aulas de marcenaria de design a jovens de baixa renda moradores de Curitiba, menores de 18 anos, e visa oferecer conhecimentos fundamentais sobre o uso da madeira não só para a produção de objetos, mas sobre as aplicações em algumas áreas como a cenografia. As aulas tiveram início em abril deste ano e seguem até 2024. Ao todo, são quatro turmas de 25 alunos cada, onde eles têm acesso a um laboratório com mobiliário completo em sala totalmente adaptada e equipada com ferramentas, equipamentos e acessórios.

A madeira doada pela CNH tinha sido usada em caixas para o transporte de peças das máquinas agrícolas produzidas pela empresa. Em vez de inutilizar o material, a CNH resolveu dar um destino não só ambiental, mas que tivesse uma contribuição social. O que reforça o compromisso com o desenvolvimento das comunidades próximas as suas fábricas por meio da educação de qualidade.

“A utilização de madeira proveniente de doações ressalta nosso compromisso com a gestão responsável dos recursos naturais, evitando o desperdício e incentivando a reutilização de materiais. E, ao capacitar jovens para transformar essa madeira doada em produtos valiosos, contribuímos para fomentar a economia local e, ao mesmo tempo, promover a sustentabilidade”, afirma Fábio Belasco, gerente de Meio Ambiente da CNH para América Latina.

O projeto é uma realização é do Instituto São Paulo de Arte e Cultura por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei 8.313/01) do Ministério da Cultura, com patrocínio da Lwart Soluções Ambientais e apoio da CNH, por meio da New Holland Agriculture.

Exposição

Nesta terça-feira (21/11), os estudantes do Projeto tiveram uma aula diferente, com a participação das empresas patrocinadoras da iniciativa. Representantes da CNH, da Lwart Soluções Ambientais e do Instituto São Paulo Arte e Cultura estiveram na Cidade Industrial de Curitiba, na oficina de marcenaria, para a exposição das peças produzidas pelos jovens alunos.

“Essa é uma oportunidade para eles aprenderem uma nova profissão e para se posicionarem de forma diferente no mercado de trabalho”, diz Ottiniel Caetano, um dos professores na oficina.

“A CNH acredita na eficácia da economia circular para contribuir com o meio ambiente e com o desafio da proteção do planeta. Por isso, mantem investimento em iniciativas como essa, que proporcionam uma destinação correta para seus materiais, trazendo benefícios para a comunidade e com olhar na preservação ambiental”, conclui Erika Michalick, gerente de Sustentabilidade da CNH para América Latina.

Check Also

AGCO Agriculture Foundation lança chamada para ciclo de subvenções

Fundação busca propostas de ONGs para apoiar inovações de alto impacto e lideradas por jovens …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.