Home / Destaque / Jovens de Curitiba se habilitam na marcenaria para ganhar o mercado de trabalho

Jovens de Curitiba se habilitam na marcenaria para ganhar o mercado de trabalho

Da planta de produção de máquinas agrícolas em Curitiba (PR) da New Holland Agriculture, uma das marcas da CNH, mais de 1.500 quilos de madeira pinus e de eucalipto saíram com uma destinação social para contribuir com a mudança da vida de 100 jovens em situação de vulnerabilidade. Todo o material foi doado para uma oficina de marcenaria, na Cidade Industrial da capital paranaense, para dar suporte às aulas de capacitação profissional de jovens integrantes do projeto “Oficina dos sonhos”.

A iniciativa oferece aulas de marcenaria de design a jovens de baixa renda moradores de Curitiba, menores de 18 anos, e visa oferecer conhecimentos fundamentais sobre o uso da madeira não só para a produção de objetos, mas sobre as aplicações em algumas áreas como a cenografia. As aulas tiveram início em abril deste ano e seguem até 2024. Ao todo, são quatro turmas de 25 alunos cada, onde eles têm acesso a um laboratório com mobiliário completo em sala totalmente adaptada e equipada com ferramentas, equipamentos e acessórios.

A madeira doada pela CNH tinha sido usada em caixas para o transporte de peças das máquinas agrícolas produzidas pela empresa. Em vez de inutilizar o material, a CNH resolveu dar um destino não só ambiental, mas que tivesse uma contribuição social. O que reforça o compromisso com o desenvolvimento das comunidades próximas as suas fábricas por meio da educação de qualidade.

“A utilização de madeira proveniente de doações ressalta nosso compromisso com a gestão responsável dos recursos naturais, evitando o desperdício e incentivando a reutilização de materiais. E, ao capacitar jovens para transformar essa madeira doada em produtos valiosos, contribuímos para fomentar a economia local e, ao mesmo tempo, promover a sustentabilidade”, afirma Fábio Belasco, gerente de Meio Ambiente da CNH para América Latina.

O projeto é uma realização é do Instituto São Paulo de Arte e Cultura por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei 8.313/01) do Ministério da Cultura, com patrocínio da Lwart Soluções Ambientais e apoio da CNH, por meio da New Holland Agriculture.

Exposição

Nesta terça-feira (21/11), os estudantes do Projeto tiveram uma aula diferente, com a participação das empresas patrocinadoras da iniciativa. Representantes da CNH, da Lwart Soluções Ambientais e do Instituto São Paulo Arte e Cultura estiveram na Cidade Industrial de Curitiba, na oficina de marcenaria, para a exposição das peças produzidas pelos jovens alunos.

“Essa é uma oportunidade para eles aprenderem uma nova profissão e para se posicionarem de forma diferente no mercado de trabalho”, diz Ottiniel Caetano, um dos professores na oficina.

“A CNH acredita na eficácia da economia circular para contribuir com o meio ambiente e com o desafio da proteção do planeta. Por isso, mantem investimento em iniciativas como essa, que proporcionam uma destinação correta para seus materiais, trazendo benefícios para a comunidade e com olhar na preservação ambiental”, conclui Erika Michalick, gerente de Sustentabilidade da CNH para América Latina.

Check Also

Gerrit Marx, novo CEO da CNH

Marx retorna à CNH vindo do Grupo Iveco, sucedendo a Scott W. Wine, que decidiu …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.