Home / Destaque / PALAVRA PARA UM AMIGO

PALAVRA PARA UM AMIGO

Opinião por Francesco Pallaro

Com certeza D. Alysson Paulinelli foi um visionário.

Paulinelli foi ministro da Agricultura e foi o fundador da Embrapa nos anos 70 e agora e entre os indicados do premio  Nobel da Paz para 2021.

A Embrapa, foi, neste pais, a ferramenta que o agricultor brasileiro precisava em seu pioneirismo. Os resultados que estamos vendo no pais hoje, são diretamente relacionados  ao pioneirismo do agricultor brasileiro e a tecnologia trazida pela  criação da Embrapa.

Nos anos 70 o Brasil produzia por volta de 30 ml. de toneladas de grãos. Depois com o pioneirismo e os valores dos agricultores brasileiros e suas novas técnicas de no-till, chegamos a uma produção de mais de 80 m.de toneladas nos anos 90.

Nessa época, o Paulinelli fomentava já a necessidade de se incrementar o plantio do milho, na sua produção e produtividade. O milho tem  duas  safras no Brasil. Em 2008 chegamos a 160 ml. de toneladas da produção de grãos, no pais.

Nesse período dos anos 90 e 2000, as famílias de colonos que migraram do sul  para o Centro Oeste,  fizeram  diferença  com sua produtividade e produção. A Embrapa foi muito importante nessa fase, assim como as maquinas e os adubos, que acompanharam a demanda e a evolução.

Para conhecer o real valor dessas famílias que migraram ao Centro Oeste, tem que se conhecer eles, pessoalmente. A Embrapa esteve ai, mas eles fizeram todo o resto. Hoje já não estão somente eles, mas sim os filhos e ate  os netos, com os mesmos valores e muito mais ligados na tecnologia e ao mercado.

O  agrobusiness e o sector que mais teve crescimento no Brasil nos últimos 40 anos.

Durante esse período, em especial ate a década de 2010, ficou esquecido. A grande mídia não falava desse negocio, assim como a politica  não fazia parte dessa conversa.

Com certeza, isso foi muito bom para o setor que com o seu trabalho, e sem interferências, logrou as metas que conhecemos.

Alysson Paulinelli
Alysson Paulinelli

Hoje já não e assim. A grande mídia local e internacional continuamente fala e instrumentaliza noticias distorcidas com  narrativas de interesses  econômicos.

O grande desmatamento, no Brasil,  acabou nos anos 60 e 70 no sul do pais e nos anos 90 no cerrado. Desde então, o agricultor esta respeitando cuidadosamente as reservas de lei, que  são muito mais estrita que em outras partes do mundo.

O incremento das áreas plantadas foi conseguido com a redução da área da pecuária, hoje sempre mais intensiva.

A historia desse sucesso brasileiro e muito simples: o pais e abençoado com a terra, luz, agua e clima. Alem disso os  colonos, agricultores e empreendedores brasileiros  demonstraram ao mundo o que sabem fazer, mas o amigo Alysson Paulinelli foi o verdadeiro visionário desse sucesso.

Parabéns Paulinelli estamos todos torcendo para o seu reconhecimento.

 

 

 

Francesco Pallaro

 

 

 

Check Also

New Holland é reconhecida com dois prêmios da Sociedade Americana de Engenheiros Agrícolas e Biológicos

A Sociedade Americana de Engenheiros Agrícolas e Biológicos (ASABE, na sigla em inglês) selecionou os …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.