Home / Destaque / PULVERIZADORES AGRÍCOLAS: O TRABALHO EM SEGURANÇA E CONFORTO É TAMBÉM UMA QUESTÃO DE PNEUS

PULVERIZADORES AGRÍCOLAS: O TRABALHO EM SEGURANÇA E CONFORTO É TAMBÉM UMA QUESTÃO DE PNEUS

Escolher o pneu certo pode ajudar os operadores  a otimizar o seu trabalho: seja no limite do campo,  entre as linhas estreitas de uma vinha ou num pomar na serra.

 

 A utilização correta de pulverizadores agrícolas depende de inúmeros fatores. Estes são equipamentos particulares, com um centro de gravidade muito mais elevado do que outros equipamentos agrícolas, mas que, para além de trabalhar no campo, devem circular pela estrada com cargas muito elevadas.

Muitas vezes os operadores que trabalham nestas máquinas passam por filas estreitas de vinhas, pomares, olivais, campos com culturas de várias alturas, em tipos de solo muito diferentes, com inclinações diferentes. Pense num pomar de maçãs em altitude, onde, além de trabalhar em áreas apertadas, o operador terá de enfrentar subidas, descidas, oscilações devido ao líquido a ser transportado, terreno irregular, escorregadio ou solo árido.

 

É por isso que, nestes ambientes, a segurança na condução torna-se uma variável com impacto no desempenho global dos veículos. Este último depende de muitos fatores, mas também da escolha do pneu certo, conforme o tipo de trabalho, o período e a montagem da máquina.

 

A BKT, graças à sua experiência no campo e ao diálogo constante com os utilizadores, oferece tanto uma série de dicas para o conforto do operador que conduz o pulverizador, como uma gama de pneus adequada ao tipo de desempenho necessário e ao ambiente de trabalho.

 

Dicas – pressão dos pneus.

A regulação correta da pressão dos pneus é importante para minimizar o desconforto durante a condução. No caso de culturas que requerem pneus de cultura em linha, a primeira dica da BKT é utilizar pneus VF, ou seja, Very High Flexion. Estes têm uma capacidade de carga 40% mais elevada à mesma pressão que o mesmo tamanho padrão. Assim, o pulverizador dispõe de uma capacidade de carga adequada, minimizando as vibrações durante o transporte. Será então importante definir a pressão dos pneus com base no peso total que estes terão de suportar.

Devido ao volume reduzido destes pneus de cultura em linha, a BKT recomenda verificações mais frequentes do que para outros pneus agrícolas, que são geralmente mais largos.

 

Dicas – Saltar.

O efeito de salto é a oscilação que ocorre especialmente durante o transporte rodoviário.

Antes de mais, é de notar que este fenómeno é raro nos pneus de cultura em linha devido ao seu lado que, como não é muito alto, raramente causa saltos, ao contrário dos pneus normais.

No entanto, se tal acontecer, é importante realizar uma análise precisa a fim de identificar as causas deste efeito, as quais podem variar.

 

Em primeiro lugar, pode ocorrer quando a frequência crítica do pneu, devido à velocidade, interfere com a frequência do veículo em que é montado.

Para a analisar, é necessário um técnico, equipado com instrumentos que possam ler os harmónicos provocados pela flexão da lateral dos pneus. Os tratores de última geração que excedem 30 km/h adotaram amortecedores no eixo dianteiro que podem absorver as frequências críticas dos pneus e assim eliminar os saltos.

A baixas velocidades, este efeito de salto também pode ser criado pela montagem imprecisa dos pneus na jante, ou por pequenas imperfeições de forma em um ou dois elementos que compõem a roda.

Quando se adicionam estas duas imperfeições, mesmo que mínimas, geram um problema maior que pode dar origem a saltos. Este fenómeno é resolvido combinando o pneu e a jante para compensar as duas imperfeições. Assim sendo, é necessário contactar um técnico especializado que possa eliminar a perturbação, também através de uma intervenção manual.

 

Dicas – Espaços e tamanhos.

As dimensões e tipos de pneus montados em pulverizadores são diferentes, dependendo da largura e altura com que o veículo se depara para intervir nos diferentes tipos de culturas. Em geral, no caso da pulverização ao longo de filas estreitas, é necessário ter pneus de largura adequada. Se as aplicações de pulverização e monda ocorrerem num longo campo aberto (por exemplo, em culturas de milho, considerando que a distância entre as filas é de 75 cm), é necessário montar pneus cuja largura não danifique as filas. Noutras ocasiões, contudo, o parâmetro mais importante é a capacidade de não compactar o solo, onde se recomenda a utilização de pneus de maior volume que permitam uma boa capacidade de carga e uma pressão de pneu reduzida.

 

Cada macaco no seu galho.

A gama de pneus da marca BKT para pulverizadores é ampla e oferece alto desempenho. Além dos benefícios para o conforto do operador, estes produtos permitem garantir um elevado desempenho em termos de estabilidade do veículo, redução da compactação e tração, com consequente poupança de tempo, combustível e dinheiro.

A característica distintiva comum a todos os produtos BKT é a durabilidade.

 

O produto estrela é o AGRIMAX SPARGO, uma linha de pneus para cultura em linha equipada com tecnologia VF que permite mais carga à mesma pressão ou menos pressão com a mesma carga. Disponível em sete tamanhos, é um produto versátil, perfeito tanto no campo como na estrada graças a um maior número de blocos que melhoram o movimento uniforme.

 

O AGRIMAX RT 955 é o pneu de cultura em fila radial por excelência, disponível em 23 tamanhos diferentes, ideal para aplicações em culturas em fila e para pulverização. Excelente capacidade de carga, tração e autolimpeza.

 

Características semelhantes também para o modelo AGRIMAX RT 945, disponível em oito tamanhos diferentes e equipado com um piso estreito para proteger as culturas. As suas qualidades de autolimpeza também o tornam ideal para viagens na estrada.

 

Finalmente, o AGRIMAX RT 855, disponível em 47 tamanhos, também pode ser utilizado para pulverização e para transporte combinado rodoviário e no campo. É um pneu radial que combina capacidade de carga elevada com baixa compactação.

 

 

Acerca da BKT:

Balkrishna Industries Ltd. (BKT) é um produtor de pneus com sede na Índia. O grupo BKT proporciona uma gama de pneus Off-Highway, ampla e atualizada, devidamente projetados para os veículos que operaram nos setores agrícola, industrial, movimento de terra, das minas, portuário, ATV e jardinagem. As soluções inovadoras da BKT foram projetadas para as exigências de qualquer tipologia de utilizador e incluem mais de 3.200 diferentes produtos vendidos em mais de 160 países em todo o mundo. Visite o site www.bkt-tires.com.

Check Also

New Holland é reconhecida com dois prêmios da Sociedade Americana de Engenheiros Agrícolas e Biológicos

A Sociedade Americana de Engenheiros Agrícolas e Biológicos (ASABE, na sigla em inglês) selecionou os …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.