Home / Destaque / Massey Ferguson traz tecnologia de plantio que otimiza operação

Massey Ferguson traz tecnologia de plantio que otimiza operação

Item exclusivo de fábrica para implementos Massey Ferguson, vDrive aumenta a performance no campo; novidade será mostrada em primeira mão na Expodireto Cotrijal 2019

 

Durante a Expodireto Cotrijal 2019, feira de agronegócios realizada em Não-Me-Toque (RS), de 11 a 15 de março, a Massey Ferguson apresenta, por meio da Precison Planting®, o vDrive, última geração de controladores elétricos de dosagem de sementes. A tecnologia torna o plantio mais simples e econômico e é oferecida, exclusivamente, como opcional de fábrica das plantadeiras MF 500 e MF 700.

 

O vDrive é um motor elétrico que substitui toda a parte de transmissão mecânica do implemento que exige manutenção e lubrificação constantes e, consequentemente, aumenta os custos de plantio. Conectado ao novo monitor 20/20, também da Precision Planting®, o sistema controla o plantio, linha por linha, e garante espaçamento e distribuição de sementes, conforme o definido no mapa de fertilidade do solo, com o maior nível de singulação disponível, reduzindo a competição entre as plantas.

 

“Cada área tem um potencial de produtividade, e o vDrive foi criado para traduzir essa informação em ganhos reais para o agricultor. A tecnologia usa o mapeamento do solo e faz a variação na quantidade de sementes instantaneamente. O controle integrado do motor elétrico permite reações em milésimos de segundo na correção da população de sementes. É como se cada linha fosse uma plantadeira independente”, diz Vinicius Gehlen, supervisor de Marketing de Produtos Implementos de Plantio e Fenação da AGCO.

 

Outras vantagens do sistema são a possibilidade de “desligar” o plantio em determinada linha, evitando sobreposição de sementes, e compensação em curvas, ou seja, enquanto em uma plantadeira com transmissão mecânica todas as linhas giram na mesma velocidade, com o vDrive as linhas de dentro rodam mais devagar; e as de fora, mais rápido, justamente para garantir a execução precisa da prescrição.

 

Integrado ao GPS do trator, o monitor 20/20 torna a gestão da lavoura data driven, com informações precisas em tempo real e interface intuitiva, que exibe o desempenho e as condições de campo semente por semente, planta por planta, gota a gota, otimizando as decisões de plantio, colheita e aplicação.

 

Plantadoras MF 500 e MF 700 CFS

Voltada para propriedades de porte médio e grande, a MF 500 destina-se ao plantio de grãos grossos, com a distribuição precisa de fertilizante. Composta por chassis monobloco e dispondo de reservatórios em polietileno e buchas autolubrificantes nos pontos de articulação, o equipamento garante maior resistência e durabilidade nas mais diversas condições de plantio.

 

Já a MF 700 CFS possui versões de 11 a 30 linhas e disponibilidade de configuração nos espaçamentos de 45, 50, 76 e 90 cm. O grande destaque da linha está na caixa central de sementes CFS (Central Fill System) com capacidade de 1.450 litros, a maior da categoria. Devido a esse sistema, o equipamento pode operar por longas jornadas e sem paradas, oferecendo mais agilidade no abastecimento e alta lucratividade para o produtor. Além de maior capacidade de armazenamento, a plantadora MF 700 CFS possui uma ampla gama de opcionais, como três rompedores de solo e quatro limitadores de profundidade e compactadores de semente no solo, possibilitando maior rendimento de semeadura e plantando mais hectares por hora.

Check Also

New Holland é reconhecida com dois prêmios da Sociedade Americana de Engenheiros Agrícolas e Biológicos

A Sociedade Americana de Engenheiros Agrícolas e Biológicos (ASABE, na sigla em inglês) selecionou os …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.