Home / Destaque / Massey Ferguson traz tecnologia de plantio que otimiza operação

Massey Ferguson traz tecnologia de plantio que otimiza operação

Item exclusivo de fábrica para implementos Massey Ferguson, vDrive aumenta a performance no campo; novidade será mostrada em primeira mão na Expodireto Cotrijal 2019

 

Durante a Expodireto Cotrijal 2019, feira de agronegócios realizada em Não-Me-Toque (RS), de 11 a 15 de março, a Massey Ferguson apresenta, por meio da Precison Planting®, o vDrive, última geração de controladores elétricos de dosagem de sementes. A tecnologia torna o plantio mais simples e econômico e é oferecida, exclusivamente, como opcional de fábrica das plantadeiras MF 500 e MF 700.

 

O vDrive é um motor elétrico que substitui toda a parte de transmissão mecânica do implemento que exige manutenção e lubrificação constantes e, consequentemente, aumenta os custos de plantio. Conectado ao novo monitor 20/20, também da Precision Planting®, o sistema controla o plantio, linha por linha, e garante espaçamento e distribuição de sementes, conforme o definido no mapa de fertilidade do solo, com o maior nível de singulação disponível, reduzindo a competição entre as plantas.

 

“Cada área tem um potencial de produtividade, e o vDrive foi criado para traduzir essa informação em ganhos reais para o agricultor. A tecnologia usa o mapeamento do solo e faz a variação na quantidade de sementes instantaneamente. O controle integrado do motor elétrico permite reações em milésimos de segundo na correção da população de sementes. É como se cada linha fosse uma plantadeira independente”, diz Vinicius Gehlen, supervisor de Marketing de Produtos Implementos de Plantio e Fenação da AGCO.

 

Outras vantagens do sistema são a possibilidade de “desligar” o plantio em determinada linha, evitando sobreposição de sementes, e compensação em curvas, ou seja, enquanto em uma plantadeira com transmissão mecânica todas as linhas giram na mesma velocidade, com o vDrive as linhas de dentro rodam mais devagar; e as de fora, mais rápido, justamente para garantir a execução precisa da prescrição.

 

Integrado ao GPS do trator, o monitor 20/20 torna a gestão da lavoura data driven, com informações precisas em tempo real e interface intuitiva, que exibe o desempenho e as condições de campo semente por semente, planta por planta, gota a gota, otimizando as decisões de plantio, colheita e aplicação.

 

Plantadoras MF 500 e MF 700 CFS

Voltada para propriedades de porte médio e grande, a MF 500 destina-se ao plantio de grãos grossos, com a distribuição precisa de fertilizante. Composta por chassis monobloco e dispondo de reservatórios em polietileno e buchas autolubrificantes nos pontos de articulação, o equipamento garante maior resistência e durabilidade nas mais diversas condições de plantio.

 

Já a MF 700 CFS possui versões de 11 a 30 linhas e disponibilidade de configuração nos espaçamentos de 45, 50, 76 e 90 cm. O grande destaque da linha está na caixa central de sementes CFS (Central Fill System) com capacidade de 1.450 litros, a maior da categoria. Devido a esse sistema, o equipamento pode operar por longas jornadas e sem paradas, oferecendo mais agilidade no abastecimento e alta lucratividade para o produtor. Além de maior capacidade de armazenamento, a plantadora MF 700 CFS possui uma ampla gama de opcionais, como três rompedores de solo e quatro limitadores de profundidade e compactadores de semente no solo, possibilitando maior rendimento de semeadura e plantando mais hectares por hora.

Check Also

Fendt leva solução de plantio para evento na maior região produtora de grãos do Brasil

Show Safra, feira que ocorre em Lucas do Rio Verde / MT, é focada em …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.