Home / Destaque / Já temos os vencedores do concurso Tractor of the Year 2024!

Já temos os vencedores do concurso Tractor of the Year 2024!

A BKT celebrou o seu quarto ano consecutivo como patrocinadora titular do prestigiado prémio Tractor of the Year (TOTY), que este ano celebrou a sua 25ª edição. Os tratores premiados TOTY 2024 nas diferentes categorias foram:

  • Tractor of the Year 2024 (Melhor Trator do Ano): Classe Xerion 12.650 Terra Trac
  • Melhor Utilitário 2024: McCormick X5 P3-Drive
  • Melhor Especializado 2024: Landini Rex 4-120 GT RoboShift Dynamic
  • TotY Sustentável 2024: Fendt e107 V Vario

 

A cerimônia de entrega aconteceu no dia 12 de novembro, no dia da inauguração da Agritechnica em Hannover (Alemanha). Foi o culminar de um longo processo que começou no início do ano com a seleção dos tratores concorrentes. Depois, no evento de lançamento denominado ‘Let the Challenge Begin’, que decorreu em junho na Índia, os fabricantes dos tratores candidatos apresentaram os seus produtos aos 25 jornalistas que compõem o júri internacional, entre os quais se encontra a AgroTécnica (revista irmã da AgriWorld) como representante da Espanha. E setembro foi o mês dedicado aos testes de campo. Por fim, o júri internacional atribuiu os seguintes prémios:

 

Vencedor do Tractor of the Year 2024 Claas Xerion 12.650 Terra Trac

 

Com seus 653 HP fornecidos pelo motor Mercedes-Benz OM473, o Claas Xerion 12.650 Terra Trac é o trator de transmissão continuamente variável mais potente do mundo. A estrutura mantém a característica exclusiva dos tratores Xerion com distribuição 50:50 nos dois eixos direcionais. Além disso, graças aos seus 4 tracs, este design inovador não só maximiza a tração, mas também minimiza eficazmente a compactação do solo.Apesar da sua grande potência e dimensões, o Xerion é muito fácil de conduzir, graças à última geração da transmissão continuamente variável Cmatic com quatro gamas mecânicas, assistida pelo sistema de assistência baseado em aprendizagem Cemos e entrada de informações para otimizar a transmissão, tração e lastro , com claras vantagens em termos de desempenho e consumo de combustível. Os novos modelos Xerion também são muito mais inteligentes graças aos pacotes personalizáveis ​​para aplicações ISOBUS e agricultura de precisão. Os clientes podem escolher entre orientação automática GPS Pilot com múltiplos sinais de correção, gerenciamento de atividades online e offline e aplicações de agricultura de precisão com controle de seção e aplicação de taxa variável (VRA). Tudo isso é exibido em um terminal Cemis 1200 de 12 polegadas usando o conhecido conceito de controle Cebis.

 

Vencedor Melhor Veículo Utilitário 2024 McCormick X5.120 P3-Drive

 

Compacto, robusto, versátil e conectado, o McCormick X5.120 P3-Drive é o veículo utilitário ideal para uso diário na fazenda. Ele entrega 114 HP com o motor FTP F36 Stage V de 4 cilindros e 3,6 litros e pesa 4.000 kg, com carga máxima permitida de até 7.000 kg. A transmissão Power Shift automatizada permite a troca automática de até 12 marchas, tanto no campo quanto na estrada, controlada pelo joystick ergonômico SmartPilot. O pacote de tecnologia a bordo também inclui o Advanced Driving System (ADS) dedicado a funções avançadas de direção, incluindo realinhamento automático de rodas e manutenção de direção em terrenos irregulares. O eixo e a cabine são suspensos para garantir o máximo conforto em qualquer aplicação, e um carregador frontal instalado de fábrica está disponível. O equipamento digital é igualmente impressionante, com funcionalidades integradas para conectividade ISOBUS, direção de precisão, gestão de frota e diagnóstico remoto.

 

Vencedor Melhor Especializado 2024 Landini Rex 4-120 GT RoboShift

 

Dinâmico Com o Landini Rex4 120 GT Roboshift Dynamic, a Argo Tractors elevou a fasquia dos tratores especializados para vinhas e pomares. O destaque é a transmissão RoboShift, que conta com um sistema robótico movido eletricamente que opera tanto nas três velocidades sob carga quanto nas quatro marchas básicas. Tudo isso é complementado pela função APS – Auto Power Shift – para troca automática de marchas com capacidade de resposta ajustável.O joystick multifuncional SmartPilot controla simultaneamente a transmissão, o engate da TDF, as RPM do motor e o distribuidor eletro-hidráulico. O Advanced Driving System (ADS) agora está configurado para integração com sistemas de orientação assistida para operações de agricultura de precisão. O pacote é completado pelo pacote de gestão de frota e monitoramento de diagnóstico, o sistema ISOBUS para gestão de implementos e tecnologias agronômicas desenvolvidas em colaboração com xFarm.A suspensão da cabina ‘Zero Shock System’, combinada com a cabina e o eixo suspensos, garante um conforto a bordo comparável ao dos tratores de campo aberto.

 

Vencedor do TOTY Sustentável 2024 Fendt e107 V Vario

 

O Fendt e107 V Vario é o primeiro trator especializado totalmente elétrico do mercado com potência superior a 60 CV. Possui bateria com capacidade de 100 kWh, o que se traduz em autonomia estimada de aproximadamente 4 a 7 horas para aplicações de carga parcial, como poda, corte de grama ou limpeza de estradas. Com emissões zero, o e107 V Vario partilha as mesmas dimensões das máquinas tradicionais, permitindo aos agricultores continuar a utilizar os seus equipamentos existentes com o trator. O mesmo vale para a cabine de quatro pilares, que, sem escapamento, oferece melhor visibilidade em relação ao modelo tradicional.Dado que as tomadas de corrente contínua de carregamento rápido (Supercharger) ainda não estão difundidas nos setores agrícola e municipal, o Fendt e107 V Vario está equipado com uma tomada CCS2 que permite carregamento AC de até 22 kW ou pode ser carregado através de uma tomada industrial de 32 A quando usado com um carregador móvel de 22 kW. Com esta potência de carregamento, a bateria pode ser totalmente recarregada em 5 horas.  BKT, disposta a renovar o seu compromisso As perspectivas já estão definidas para o próximo ano e a BKT afirma estar ansiosa pelas próximas inovações no sector. A empresa está disposta a renovar o seu compromisso de apoiar a agricultura do futuro, com especial atenção à sustentabilidade e à inovação.“Estes tratores representam o auge da inovação e excelência no setor agrícola europeu” – disse Lucia Salmaso, CEO da BKT Europe – “Estamos entusiasmados por ver como continuarão a melhorar e a influenciar positivamente o futuro da agricultura, especialmente a atenção à sustentabilidade problemas. É incrível ver as incríveis soluções tecnológicas e a dedicação à pesquisa dos fabricantes a cada ano. Gostaria de parabenizar a Class, assim como McCormick, Landini e Fendt, que têm se mostrado verdadeiros pioneiros da inovação em nosso setor, com uma visão orientada para um futuro cada vez mais promissor.”

 

TOTY, as origens

Tractor of the Year é um prémio internacional criado em 1998 que é atribuído anualmente aos melhores tratores do mercado europeu por um grupo de jornalistas independentes especializados em mecanização agrícola. O júri internacional é composto por 25 jornalistas, de 25 países diferentes, representando 25 projetos editoriais diferentes, incluindo revistas impressas, websites, programas de TV agrícolas, redes sociais e muito mais. A AgroTécnica é a única revista espanhola que faz parte deste júri.“Foi um ano emocionante em que assistimos a uma competição incrivelmente equilibrada” – comentou Fabio Zammaretti, Presidente do Tractor of the Year – “Com nada menos que 12 tratores a competir, de 11 marcas de topo, o desafio foi ainda mais emocionante . O processo de avaliação começou há meses e a cerimónia de entrega de prémios de hoje marca a conclusão com sucesso de mais uma edição, caracterizada pelo empenho e paixão de todos aqueles que trabalham para trazer evolução a este setor. “Por isso agradeço aos jurados e especialmente aos quatro vencedores.”

 

Check Also

New Holland amplia portfólio de soluções com drone de pulverização e pulverizador de barra frontal

Como uma solução complementar ao seu portfólio de pulverização, a New Holland fará durante a …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.