Home / ForestWorld / STIHL lança curso EAD inédito sobre jardinagem

STIHL lança curso EAD inédito sobre jardinagem

O Pró-Jardim é 100% online, gratuito e reúne dez educadores especialistas em jardinagem. O projeto foi lançado em evento online.

 

A STIHL, fabricante de ferramentas motorizadas, lançou hoje o Pró-Jardim: projeto inédito no Brasil que visa a capacitação de forma online e gratuita profissionais e praticantes ocasionais da jardinagem. A iniciativa tem como objetivo compartilhar conhecimento para instruir o público interessado na área, valorizando ainda mais o mercado da jardinagem nacional. Por meio de uma plataforma digital e um time de especialistas com renome em áreas como jardinagem, paisagismo, engenharia florestal, arborismo, agronomia, empreendedorismo e negócios, os participantes do Pró-Jardim irão desenvolver habilidades diretamente pelo smartphone, tablet ou computador. Para marcar o início deste projeto inovador na STIHL, foi realizado um evento online de lançamento, por meio de uma transmissão ao vivo pelo YouTube para convidados, com participação dos instrutores.

 

Segundo Vânia Chassot, engenheira agrônoma e responsável técnica pelo projeto, o Pró-Jardim é uma iniciativa única no mercado de jardinagem. “Os conteúdos aliam teoria e prática. Apresentamos conceitos da jardinagem; a área como um negócio; e dicas e orientações técnicas. Este leque de abordagens faz do curso uma capacitação completa ministrado por grandes especialistas do país”, informa Vânia.

 

Além das videoaulas, a STIHL também oferece apostilas complementares para ampliar a experiência e o conhecimento do aluno. O projeto está dividido em quatro módulos, que podem ser realizados de forma independente e a qualquer momento. Os educadores são alguns dos principais nomes nas respectivas áreas, como a jardineira Carol Costa; a paisagista Gabriela Pileggi; e o engenheiro florestal Murilo Soares. O Pró-Jardim disponibiliza certificados mediante a conclusão dos módulos com avaliação média igual ou superior a sete.

 

A STIHL, idealizadora do projeto, acredita no potencial educativo que o curso pode oferecer aos participantes e entende o seu papel social junto a sociedade. “O mercado da jardinagem tem um impacto extremamente positivo na economia brasileira e soma um número crescente de adeptos. O Pró-Jardim é um agradecimento da STIHL para aqueles que significam a marca diariamente, que confiam o desempenho e a qualidade da atividade profissional nos equipamentos. Nossa retribuição visa oferecer qualificação para desenvolverem ainda mais a atuação. Por isso, pretendemos compartilhar conhecimento de maneira gratuita e acessível para o maior número de pessoas, pois a plataforma não tem limite de acesso, relata o gerente de Marketing da STIHL, Rafael Zanoni. Conforme ele, o curso tem sua origem no portal Jardim das Ideias, criado pela STIHL para os apaixonados por plantas. “Queremos mostrar que a jardinagem, além de uma profissão e fonte de renda para muitas famílias, pode ser simples e gerar diversos benefícios, como o aumento da qualidade de vida para os adeptos ocasionais”, finaliza.

 

Confira os temas de cada módulos do Pró-Jardim:

 

Módulo I: Jardinagem – Da Teoria à Prática

Entenda mais e melhor sobre as necessidades básicas das plantas, como manipular diferentes espécies, como planejar um espaço e fazer um diagnóstico do ambiente onde irá plantar, e como fazer reformas para que o projeto de jardinagem fique bonito por muito mais tempo.

 

Módulo II: Especializando na Jardinagem

É hora de aprender mais sobre poda! Entre os tópicos abordados estão a melhor época para podar, quais são as ferramentas que devem ser usadas, os principais tipos de poda, poda de limpeza, poda de formação, poda de raiz e como fazer uma poda bem feita.

 

Módulo III: Da Jardinagem ao Paisagismo

É por inspiração que você procura? Esse módulo auxilia você a ir além da jardinagem, trazendo lindas ideias e conceitos paisagísticos, entendendo um pouco mais sobre estilos de jardim, princípios básicos na elaboração de projetos e introdução às grandes tendências do mercado, como urban jungle, lagos e piscinas naturais, jardins verticais e projetos produtivos.

 

Módulo IV: Jardinagem como Negócio

Quer empreender na Jardinagem? Esse módulo é voltado a quem deseja abrir o seu próprio negócio no ramo. Você vai aprender como formalizar a sua empresa, métodos para trabalhar mais e melhor, como precificar o trabalho e como vender mais.

 

Conheça o time de educadores do Pró-Jardim:

 

Vânia Chassot – Tutora do Pró-Jardim, engenheira agrônoma, entusiasta da jardinagem, palestrante convidada e consultora nos eventos Jardim das Ideias STIHL;

Carol Costa – Jardineira, colunista do quadro Jardinaria, da BandNews FM e da revista Natureza, apresentadora do programa “A Louca das Plantas” do GNT;

Nô Figueiredo – Paisagista, florista, especialista em desenho ambiental e arquitetura da paisagem. Youtuber com mais de 300 mil inscritos no canal “Nô Figueiredo”.

Gabriela Pileggi – Sócia-fundadora do “Jardineiro Fiel”, um estúdio de paisagismo especializado em jardins urbanos;

Lúcia Borges – Paisagista pós-graduada, professora de cursos de Paisagismo desde 1995. Youtuber com mais de 430 mil inscritos no canal “Vida no Jardim”;

Adriana Schuler – Paisagista e bióloga, fundadora da Bendito Verde Paisagismo;

Murilo Soares – Engenheiro florestal, paisagista e especialista em plantas ornamentais. Participante do programa “É de Casa” da Rede Globo;

Sydney Brasil – Engenheiro florestal e engenheiro de segurança do trabalho;

Fabrício Magayeski – Consultor de negócios, já realizou projetos para inúmeras empresas, inclusive em colaboração com o SEBRAE, atua como um facilitador na formação de novos empreendedores e na orientação de pequenos e médios negócios;

Vander da Silva – Fundador e diretor da Ecojardim Brasil, uma das maiores franquias especializadas em serviços de jardinagem e paisagismo do Brasil;

 

Sobre a STIHL

A STIHL lidera o mercado brasileiro de ferramentas motorizadas portáteis, com um mix completo de produtos de alta qualidade e durabilidade. Com produtos destinados ao mercado florestal, agropecuário, construção civil, conservação e jardinagem profissional, e doméstico, a empresa oferece uma ampla linha de ferramentas motorizadas portáteis que podem ser encontradas em mais de 3 mil pontos de venda distribuídos pelo Brasil. No país, a STIHL está localizada em São Leopoldo (RS), onde trabalham aproximadamente 2,2 mil colaboradores. A matriz do grupo fica na cidade de Waiblingen, na Alemanha. Reconhecida pela sua liderança tecnológica, inovação e qualidade de seus produtos, a empresa está presente em mais de 160 países por meio de canais de distribuição formados por mais de 40 mil pontos de vendas no mundo. Para atender ao mercado global, a STIHL conta com unidades produtivas na Alemanha, Brasil, EUA, Áustria, Suíça e China.  Desde 2008, a STIHL Brasil é certificada com a ISO 14001 e a OSHAS 18001, ambas recertificadas em 2017. O Grupo STIHL é certificado com a ISO 9001.

 

Check Also

A importância do Brasil na produção de soja

Brasil deve colher um recorde de 153,8 milhões de toneladas de soja na safra 2022/23.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.