Home / Destaque / New Holland apresenta trator movido a biometano ao setor sucroalcooleiro

New Holland apresenta trator movido a biometano ao setor sucroalcooleiro

T6 Methane Power, que reduz em até 80% as emissões na comparação com um motor a diesel, pode ser abastecido com o gás gerado a partir dos resíduos provenientes das operações de cana

 

A New Holland Agriculture, marca da CNH Industrial, vai apresentar durante o 23ª Seminário de Mecanização e Produção de Cana, que ocorre em Ribeirão Preto (SP) nos dias 30 e 31 de março, o primeiro trator do mundo movido a gás metano, reafirmando a sua posição de líder mundial em energia limpa. O modelo T6 Methane Power, produzido em Basildon, na Inglaterra, foi lançado comercialmente este ano no Brasil e apresentado nas feiras agrícolas Show Rural Coopavel, em Cascavel (PR), e Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque (RS). A máquina está à disposição dos clientes da marca no país via importação.

O trator biometano inaugura um novo segmento de máquinas agrícolas, por sua inovação no uso de combustíveis alternativos e mais amigáveis ao meio ambiente. O setor sucroalcooleiro será um dos mais beneficiados com a solução da New Holland. O T6 Methane Power pode utilizar o gás proveniente das operações de cana-de-açúcar como combustível, aproveitando o passivo ambiental e transformando-o em ativo ao gerarem o seu próprio combustível e deixando de utilizar o óleo diesel.

O volume das operações que envolvem a cana-de-açúcar hoje no Brasil faz com que o setor seja naturalmente um dos que mais demande novas tecnologias para atender às necessidades do segmento. Uma delas é a busca pela redução de custos nas operações. Por ser um dos que mais gera matéria orgânica como subproduto o setor tem muito potencial para a geração de biometano, tornando-se um dos principais consumidores para este tipo de trator.

Para as usinas, com o gás gerado a partir da decomposição dos resíduos da cana, a vantagem é que terão uma sensível diminuição dos custos com diesel, por exemplo. Outro benefício com a utilização do T6 Methane Power é sua versatilidade, já que pode ser empregado em diversas operações, tais como: pulverização, roçagem, corte de soqueira e nivelamento de solo, entre outras, reduzindo os valores despendidos com combustível. Lembrando que as usinas de cana demandam muitas horas operacionais das máquinas, fazendo com que o trator se pague mais rápido.

“É com muito orgulho que apresentamos essa nova tecnologia, que reforça a nossa liderança no desenvolvimento de combustíveis alternativos, mais amigáveis ao meio ambiente e que entregam a mesma eficiência energética e operacional de um trator convencional, além de possuir uma melhor relação de custo-benefício para o produtor rural”, ressalta Rafael Miotto, vice-presidente da New Holland Agriculture para a América Latina.

Prêmio

O trator biometano vinha sendo testado no Brasil desde 2017, como protótipo, com ótimos resultados. Recentemente, o T6 Methane Power foi eleito Trator Sustentável do Ano 2022 durante a EIMA Internacional, feira mundial que expõe novidades em máquinas agrícolas, que ocorreu em outubro de 2021 em Bolonha, na Itália.

“Esse tipo de trator dá ao produtor rural ou à usina a possibilidade de utilizar o biogás gerado dentro da propriedade (a partir de dejetos de animais ou de resíduos da operação de cana, por exemplo) para abastecer o equipamento, aproveitando o chamado ciclo virtuoso da propriedade, que se torna cada vez mais autossuficiente do ponto de vista energético e ambientalmente correta. E como um extra ainda tem a redução dos seus custos operacionais e tranquilidade no gerenciamento das suas atividades, pois se torna autossuficiente em produção e uso de combustível, ficando livre de todas as incertezas do mercado de combustíveis fósseis”, afirma Cláudio Calaça Júnior, diretor de Marketing de Produto da New Holland Agriculture para a América Latina.

Palestra

Durante o Seminário de Mecanização, o especialista de Marketing de Produto da New Holland Agriculture Juliano Perelli fará uma palestra sobre o biometano focado no mercado de cana-de-açúcar. “O objetivo é mostrar como a vinhaça e a biomassa geradas a partir do beneficiamento da cana podem ser reaproveitadas para a geração do gás que vai movimentar o trator”, pontua Perelli.

A tecnologia de propulsão por biometano oferece inúmeras vantagens ambientais, incluindo a redução de até 80% das emissões em comparação com um motor diesel padrão. Ao usar o biometano, o impacto de carbono da máquina é virtualmente zero, e uma redução de custos entre 25% e 40% pode ser alcançada quando comparada com os combustíveis convencionais.

Equipado com motor eletrônico FPT 100% a gás natural, o T6 Methane Power possui transmissão Semi Powershift 16 x 16, o que garante um excelente escalonamento de marchas e maior agilidade durante o trabalho. Além disso, o trator tem eixo dianteiro em peça única e suspensão de cabine, fornecendo maior conforto interno. A cabine oferece visão 360º e em conjunto com as luzes de LED garante a qualidade das operações, mesmo à noite.

O trator vem equipado, ainda, com a mais moderna tecnologia de telemetria e agricultura digital da New Holland. Ele vem de fábrica com o sistema de orientação integrada IntelliSteer, que oferece controle completo de direção da máquina com o toque de um botão. Também possui o sistema ISOBUS class 2, que traz informações diretamente para o monitor do trator e o Intelliturn, que garante de forma automática as manobras de cabeceira. Além disso, o T6 Methane Power está conectado ao MYPLMCONNECT, o portal oficial de telemetria da New Holland para Gestão da Fazenda, que possibilita ao agricultor monitorar sua frota e fazer a análise dos dados agronômicos independentemente do tamanho e do tipo de propriedade. Também oferece o suporte da Central de Inteligência de Serviços, que otimiza o tempo de máquina parada.

Investimento em inovação

A New Holland Agriculture é conhecida como uma marca que investe constantemente em inovação, adotando uma cultura que aposta no desenvolvimento de soluções alinhadas às megatendências que envolvem o agronegócio, como digitalização, servitização, automação e combustíveis alternativos, mas sempre com foco no cliente final.

“Como marca, buscamos entregar a solução ideal para a necessidade do cliente, independentemente do tamanho da operação agrícola. Investimos constantemente em novas tecnologias para que o produtor possa extrair a maior produtividade e ao mesmo tempo reduzir os custos, além de praticar uma agricultura mais sustentável. Mas também queremos que essas soluções sejam fáceis de usar, amigáveis e alinhadas com aquilo que ele procura. Por isso somos conhecidos com uma marca simples, de fácil contato e próxima dos agricultores”, diz Gustavo Taniguchi, diretor de Marketing Comerial da New Holland Agriculture para a América Latina.

Metas ambientais

Desde 2006, quando a New Holland lançou sua estratégia de Líder em Energia Limpa, seguida pelo lançamento em 2013 do primeiro protótipo de trator da série T6 movido a metano, a marca tem repetidamente enfatizado seu compromisso de cumprir suas metas ambientais e contribuir para a redução de CO2. Apresentado pela primeira vez em 2017 e lançado oficialmente dois anos depois, o T6.180 Methane Power possui motor FPT NEF reprojetado de seis cilindros, produzindo 175 hp como seu equivalente a diesel. Os injetores de gás e as velas de ignição substituem o injetor de diesel, com o gás injetado em cada cilindro para uma combustão constante, limpa e maximizada.

Em comparação com os limites permitidos pelas regras de emissões do Estágio V da UE, as emissões de monóxido de carbono do T6.180 movido a metano são 80% mais baixas, enquanto o nível de hidrocarbonetos não metano é reduzido em 90%. Os materiais particulados diminuíram 98%, o óxido nitroso 62% e o CO2, 11%. No entanto, o T6.180 Methane Power tem a mesma potência máxima de 175 hp que seu primo convencional e produz torque máximo de 740 Nm. Os custos de operação são até 30% mais baixos, e com menor vibração.

Em outros quesitos, o trator se assemelha ao seu equivalente movido a diesel, mas a principal mudança está na substituição dos tanques de combustível por uma combinação de dez tanques dispostos ao redor do centro do chassi. A unidade de ‘extensor de autonomia’ montada na frente pode ser substituída por um levantador hidráulico frontal e PTO se necessário ou removida para trabalho de carregadeira. Com 455 litros de capacidade de gás, equivalente a 79 kgs, o trator tem combustível suficiente para cerca de oito horas de transporte rodoviário ou trabalho de tomada de força.

Mesmo torque e potência

De acordo com Bruno Belorini, gerente de Marketing de Produto da New Holland Agriculture, o trator movido a biometano surpreenderá os clientes pela sua potência e torque semelhantes a um trator a diesel. O reabastecimento também é simples e muito parecido com o de um carro ou caminhão movido a GNV.

“A vantagem do gás metano como combustível é que ele pode criar um sistema de energia circular. Quando queimado em circunstâncias controladas em um motor como o do T6.180 Methane Power, os subprodutos são dióxido de carbono e água. Quando você considera o CO2 liberado na criação do combustível, não apenas nosso cliente se beneficia da redução de 11% de CO2 no tubo de escapamento, mas também pode se beneficiar da fonte do combustível”, afirma Belorini.

Segundo ele, ao usar o metano produzido a partir de uma usina de biogás com uma mistura de resíduos, os clientes podem obter carbono neutro, mas quando o metano é coletado diretamente de uma lagoa de dejetos, não apenas as emissões de metano são impedidas de escapar para a atmosfera quando está sendo usado em vez de um combustível fóssil, trazendo um benefício duplo na economia de CO2.

Check Also

Chega ao mercado novo dosador de semente graúda

Virgo, que será apresentado com exclusividade pela FertiSystem durante a Agrishow, promove aos agricultores uma …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.