Trator T235 Active chega à estação de pesquisa em Troll para enfrentar desafios no gelo
Um trator Valtra T235 Active foi entregue à estação de pesquisa do Instituto Polar Norueguês em Troll, na Antártida. O local é o ponto de partida para o trabalho de campo científico e monitoramento nas áreas de biologia, glaciologia, atmosfera, poluição e sismologia. O trator Valtra é equipado com um triturador Meri para realizar tarefas de trituração de gelo e preparação de estradas ao redor da estação de pesquisa. Os cientistas decidiram pelo trator da marca devido à sua confiabilidade em condições de frio intenso e facilidade de uso.
No dia 4 de dezembro de 2023, o modelo Valtra T Series foi carregado no navio Silver Arctic e partiu rumo ao porto de Tromsø, na Noruega, para iniciar sua longa jornada até a base polar sul. O trator de 235 cv foi preparado para a viagem pela estação de serviço mais ao norte da Valtra, a Sørkjos Storbil AS, localizada no Ártico da Noruega, e foi entregue pela Akershus Traktor AS, revendedora autorizada da marca.
São fornecidos juntamente com o equipamento materiais de serviços adicionais e um computador de diagnóstico para auxiliar na manutenção de rotina neste local remoto. A equipe técnica da Valtra poderá monitorar remotamente o status do trator e fornecer suporte, assistência e treinamentos à distância, garantindo que o T235 Active continue operando com eficiência. A equipe da Valtra já recebeu a primeira transmissão do trator da Antártica por meio do Valtra Connect, a solução de telemetria da marca, utilizando a conexão de rede móvel 4G da estação de pesquisa.
“A Valtra sempre se destacou por fabricar tratores que enfrentam qualquer desafio, independentemente do ambiente,” afirma Fábio Dotto, Diretor de marketing de produto Valtra e Fendt. “O T235 Active é um exemplo perfeito de nossa dedicação em prestar a melhor assistência aos nossos clientes e em criar máquinas robustas e confiáveis, prontas para superar até as condições mais extremas do planeta”, destaca.
A Valtra vem desenvolvendo uma longa história de serviços prestados ao Polo Sul. Em 1988, um trator Valmet 505 e um par de geradores foram utilizados pela primeira vez na estação de pesquisa antártica finlandesa de Aboa, permanecendo em serviço há mais de 30 anos. A estação de pesquisa finlandesa está situada em total isolamento, na Terra da Rainha Maud. A confiabilidade do maquinário é absolutamente vital para os pesquisadores baseados na estação.