Home / Destaque / New Holland vende a primeira colheitadeira de azeitonas do Brasil

New Holland vende a primeira colheitadeira de azeitonas do Brasil

  • Cliente do Rio Grande do Sul adquiriu a primeira Braud 11.90X Multi, iniciando um processo inédito de mecanização da colheita deste tipo de cultura no país

A New Holland, em parceria com a CPA Máquinas, realizou a primeira venda de uma colheitadeira de azeitonas no Brasil. A Braud 11.90X Multi foi comercializada para a Vivenda Scapini, localizada em Viamão, no Rio Grande do Sul, que possui atualmente o maior pomar de azeitonas do país em número de plantas: 210 mil árvores. A chegada da máquina representa o início da mecanização da colheita de azeitonas no país, um processo que até então era feito de forma manual.

“Esta venda simboliza um marco para a agricultura do país, que cresce em diversidade de culturas e em avanço tecnológico. E a New Holland, como uma marca que está sempre ao lado do agricultor, tem muito orgulho de ter sido pioneira em trazer esta tecnologia e disponibilizá-la para os produtores brasileiros, que vão poder ampliar a sua produção e obter mais qualidade no processo”, afirma Eduardo Kerbauy, vice-presidente da New Holland para a América Latina.

De acordo com Roger Scapini, sócio-proprietário da Vivenda Scapini, a chegada da Braud 11.90X Multi vai permitir fechar todo o ciclo produtivo superintensivo do olival, algo que até então só se via na Europa e em alguns países da América do Sul. “Essa máquina tem as mais avançadas tecnologias e nos transmitiu confiabilidade. Ela está no topo do que existe para a colheita de azeitonas no mundo. Estamos falando do desenvolvimento de um novo processo, de uma quebra de paradigma, com outro modelo de cultivo”, explica. A expectativa, segundo ele, é acelerar a colheita, com qualidade e redução de perdas e também dos custos.

A Braud 11.90X Multi comercializada para a Vivenda Scapini – e que também é a primeira unidade deste modelo a ser vendida na América Latina – pode colher diversos frutos sensíveis, como azeitonas e amêndoas. A máquina demonstra grande “respeito” pela árvore, maximizando a colheita dos frutos e permitindo uma limpeza de alta capacidade sem comprometer a qualidade da colheita.

“Esta colhedora, fabricada com o DNA da Braud, proporciona um desempenho de colheita inigualável em todas as condições, com a máxima qualidade dos frutos. A Braud 11.90X Multi é equipada com o renomado sistema de vibração SDC, que permite colher praticamente todos os frutos, ao mesmo tempo que preserva as árvores para a produção do ano seguinte”, explica Kerbauy.

O sistema de recolhimento equipado com cestos 3XL garante perdas mínimas. Com reservatório de 5 mil litros, a Braud 11.90X Multi oferece excelente autonomia. “É a melhor solução da sua categoria para oliveiras e amendoeiras”, pontua Kerbauy.

Produtividade e colheita com o máximo cuidado

Com a Braud 11.90X Multi agora a colheita leva menos tempo do que nunca. A máquina pode ser configurada em tempo mínimo para trabalhar em diferentes cultivos com eficiência máxima. Além disso, a cabine é projetada para proporcionar o maior conforto e segurança para o operador. A Braud 11.90X Multi também apresenta um design inovador para minimizar custos e facilitar a preparação da máquina. Já o novo motor eletrônico Common Rail da FPT Industrial, de 183cv, oferece maior potência e eficiência no consumo de combustível.

O sistema SDC da Braud é considerado o melhor sistema de colheita. Testado e aprovado em vinhedos e depois em oliveiras, este sistema é também perfeito para amendoeiras e oliveiras. Todas as hastes do agitador de palha são independentes e estão articuladas na parte traseira num suporte flexível. A fixação permite um controle perfeito da ação do agitador de palha com a máxima flexibilidade para garantir uma colheita suave. Com sua entrada progressiva, a área central de agitação é eficaz e a área divergente progressiva, na parte traseira, tornam a agitação eficiente, respeitando a folhagem.

O sistema de agitação mais eficiente

O sistema de agitação pode ser equipado com até 42 agitadores SDC para uma colheita eficiente e com grande respeito pela folhagem: todas as partes em contato com a folhagem formam uma linha curva contínua, sem ângulos. A altura total de agitação de 2.100 mm permite desprender as azeitonas e as amêndoas até o topo da árvore, obtendo-se um recorde de 99,9% de azeitonas e amêndoas desprendidas da árvore.

Uma das prioridades de design da New Holland Braud é o respeito pelas azeitonas e amêndoas. O comprovado sistema de coleta com norias de cesto de poliuretano garante respeito absoluto pelas árvores e seus frutos sem perda de produto. Todas as novas Braud 11.90X Multi oferecem capacidade adicional com 3,1 m de comprimento da área de recolhimento e cestos de tamanho 3XL. O próprio cesto recolhe a fruta e a transporta até ao topo da colhedora para obter frutos da mais alta qualidade sem causar maceração. Além disso, a roda motriz responsável pelo movimento dá confiabilidade e continuidade ao sistema para ajudar a coletar mais produtos dia após dia.

Check Also

New Holland amplia portfólio de soluções com drone de pulverização e pulverizador de barra frontal

Como uma solução complementar ao seu portfólio de pulverização, a New Holland fará durante a …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.