Home / Destaque / YANMAR apresenta novo trator Solis 105 no Show Rural Coopavel 2024

YANMAR apresenta novo trator Solis 105 no Show Rural Coopavel 2024

Além da novidade, a marca reúne em seu estande diferentes equipamentos para atender por completo as necessidades do agricultor brasileiro

A YANMAR – multinacional japonesa fabricante de maquinário compacto para os setores agrícola e de construção civil, grupos geradores e de motores a diesel e marítimos -, apresenta o novo trator Solis 105 para os produtores paranaenses durante o Show Rural Coopavel, que acontece de 5 a 9 de fevereiro, em Cascavel (PR).

O YANMAR Solis 105 passa agora a ser o trator de maior potência no portfólio da marca no Brasil. Equipado com um motor 4105 e transmissão ITAT 12×12, ambos da Sonalika, o trator oferece 105 cavalos de potência e é ideal para uma variedade de tarefas agrícolas, que vão desde o plantio até a colheita.

“Sabemos que o momento atual é desafiador para o setor de máquinas e equipamentos, mas temos boas expectativas com a chegada do Solis 105. O trator é uma excelente opção para os produtores rurais que buscam um equipamento de alta qualidade e produtividade, e estamos confiantes com mais um equipamento em nosso portfólio”, conta Fernando Figueiredo, gerente Comercial Agrícola da YANMAR South America.

Entre os principais diferenciais do modelo, a fabricante destaca o levante hidráulico MITA, que é capaz de erguer até 3.500kg na rótula. Além disso, ele também se diferencia pelo sistema de braços inferiores, reguladores e estabilizadores, que é de engate rápido, e facilita o acoplamento de implementos. Por ser equipado com dois cilindros auxiliares, garante, ainda, mais desempenho ao equipamento.

“O novo YANMAR Solis 105 é confortável para dirigir e vem equipado com uma variedade de recursos que contribuem para a produtividade e segurança do operador. É possível, por exemplo, ajustar a altura do volante da direção, o que proporciona uma postura mais ergonômica e confortável. E com os faróis dianteiros tipo projetor e as luzes traseiras e de trabalho em LED, ter mais visibilidade nas operações noturnas”, enfatiza Figueiredo.

Além da apresentação do novo modelo, a YANMAR reunirá em seu estande um portfólio completo de equipamentos para atender por completo as necessidades dos agricultores.

Na mesma família de tratores Solis, a YANMAR expõe modelos com potências de 26, 60, 80 e 90 cavalos. Eleito o trator do ano de 2019/2020, o trator Solis 26 possui 24 cv de potência e sua versatilidade permite atuar nas mais distintas aplicações, onde se faz necessário um trator estreito e baixo. Na agricultura, pode ser utilizado, por exemplo, em operações de manutenção, como pulverização de culturas adensadas anuais, como as de tomate e vagem, e também perenes, como café, uva, pêssego e caqui; bem como operação em estufas, onde o espaço é reduzido; instalações agropecuárias, como aviários e currais, também podem se beneficiar do equipamento.

O trator Solis 60, por sua vez, possui 60 cv de potência e forte desempenho na preparação de solo, devido principalmente, à grande distância entre eixos, que aumenta a tração e diminui a possibilidade de empinamento, favorecendo operações como aração e subsolagem. O equipamento conta ainda com  embreagem dupla de dois estágios, que favorece o trabalho com roçadeiras e ensiladeiras, onde é possível parar o movimento do trator sem interromper o movimento da tomada de potência.

Já o trator Solis 80 com 80 cv de potência é projetado para atender as mais distintas necessidades no campo. Completo, o equipamento se destaca pelo alto desempenho na preparação de solo, diretamente relacionado à disposição dos eixos, que aumenta a aderência dos pneus e diminui a possibilidade de empinamento, também favorecendo operações como aração e subsolagem. Outro diferencial competitivo do modelo está no motor quatro cilindros turbo com intercooler, que possibilita maior desempenho e menor emissão de fumaça; direção hidrostática, que assegura uma operação mais rápida e confortável, e o sistemaautolift, que funciona como uma memória de posicionamento da altura do implemento.

Destinado, principalmente à fruticultura e à cafeicultura, o trator Solis 90, com 90 cv de potência, atende especialmente culturas perenes e adensadas que necessitam de máquinas compactas e versáteis. Apesar do pequeno porte, o modelo possui um motor turbo de grande desempenho com alto torque mesmo em baixas rotações, que garante uma operação mais eficiente, principalmente em implementos que necessitam de alta potência na TDP, como o triturador e o turbo atomizador. O modelo ainda se destaca pela opção de segunda velocidade – TDP Econômica, que proporciona maior rendimento e economia de combustível. Os equipamentos também estão disponíveis na TDP Proporcional, sendo possível realizar a inversão da rotação do eixo TDP em marcha ré. A máquina possui sistema hidráulico com capacidade para 2.500 Kg, além de duas válvulas de controle remoto de linha.

Na linha de equipamentos 100% produzidos pela YANMAR, a marca expõe o trator YM347. Ideal para trabalhar em culturas que demandam um equipamento estreito, como café, hortaliças e fruticultura, o modelo é econômico e eficiente, além de confortável para o operador. Com 47.6 cv de potência e motor YANMAR 4TNV88 – um dos mais eficientes do mercado -, possui uma transmissão exclusiva com tecnologia YANMAR. O modelo também se sobressai pela baixa compactação no solo.

A colheitadeira de grãos YH 880, que atende pequenas e médias propriedades, será outra máquina em destaque. Alcançando áreas consideradas de difícil acesso para grandes equipamentos, como as de recortes, que os produtores aproveitam para o plantio, e também locais úmidos, ela é a única do mercado a ser projetada sob esteira de borracha, o que diminui consideravelmente a compactação de solo. Apesar de compacta, possui rotor duplo que garante a qualidade da limpeza dos grãos, atingindo até 1% de impureza e sem significativas perdas, mesmo durante uma colheita de alta velocidade.

Como solução para o plantio, a YANMAR terá em seu estande a transplantadeira de mudas PH1, que tem como principal funcionalidade, substituir a mão-de-obra manual, proporcionando mais velocidade, além de uniformidade e menos perdas, durante o plantio de hortaliças. Equipada com motor 4 tempos, à gasolina, da Mitsubishi, com 3 cv de potência, possui sensores e atuadores gerenciados por uma bomba elétrica, que são capazes de manter a profundidade e acompanhar a inclinação do terreno durante o plantio.

Com o tanque de combustível de 2,4 litros, o produtor tem autonomia para até 7 horas de trabalho ininterrupto. Outra vantagem da máquina é a alta produtividade, já que com ela, o produtor consegue plantar até 20 mil mudas por dia, considerando um trabalho de 8 horas, o que significa dobrar o plantio no comparativo com o trabalho manual, que soma, em média, cerca de 10 mil mudas/dia. Outro diferencial competitivo da máquina é a qualidade, uma vez que o equipamento é capaz de preservar as principais características das mudas. Ao considerar também o índice de perda, a transplantadeira YANMAR PH1 atinge entre 6% a 8%, dependendo das condições do plantio, registrando uma diferença de quase metade da média do plantio manual, que atinge entre 10% a 15%.

Máquinas de construção civil como aliadas do produtor rural

Agregando ao portfólio de máquinas agrícolas, a YANMAR também concentrará em seu estande equipamentos do setor de construção civil que podem ser importantes aliados dos produtores rurais no dia a dia no campo.

Dos quatro modelos de miniescavadeiras presentes no estande da YANMAR, a SV08 possui características únicas, como ampla abertura do capô do motor e tampa lateral removível, que facilitam a manutenção do equipamento; lâminas retraídas de apenas 680 mm, que garantem mais facilidade na operação, permitindo trabalhar em espaços estreitos. O modelo conta com potência de 7.7 kW do motor e apenas uma tonelada  de peso operacional.

Já a ViO17 possui 1.740kg de peso operacional, motor 3 cilindros de 10.1kw de potência e conta com 2.200mm de profundidade de escavação. No mercado, o modelo se destaca pelo exclusivo sistema de abertura e fechamento de esteiras, que, por meio de um pistão, se movimenta em um único sentido. Desta forma, o sistema de ajuste se mantém limpo, evitando o acúmulo de terra e outros materiais dentro da estrutura. Isso permite que elas sejam abertas e fechadas com mais facilidade e eficiência, reduzindo os índices de problemas de funcionamento e de manutenção.

A ViO35, por sua vez, possui peso operacional de mais de 3.000 kg, motor YANMAR três cilindros modelo 3TNV88-ZSBV, de 27 cavalos de potência, e é a única da categoria a possuir engate rápido hidráulico, que facilita a utilização de implementos como rompedores, perfuratrizes, placas compactadoras, entre outras. O equipamento também possui a entrega do verdadeiro giro zero,  que permite realizar escavação lateral de valas bem próximas às paredes sem sair do alinhamento.

O modelo SV100 possui 54.7kw de potência no motor e 9.825kg de peso operacional. Dentre as principais características, o peso operacional possibilita mais facilidade durante o transporte da máquina, além de rendimento de trabalho similar às escavadeiras de 12 toneladas disponíveis no mercado, porém com características exclusivas das miniescavadeiras YANMAR, como deslocamento lateral da lança e lâmina frontal. A máquina ainda conta com dispositivo mecânico de inversão de comando operacional, ideal para diferentes perfis de operadores.

Outra máquina em exposição dentro do portfólio de construção civil da YANMAR é a minipá carregadeira YANMAR V3. Compacta, permite trabalhar em espaços reduzidos, ao mesmo tempo que entrega agilidade e força na operação. Com direção articulada, eixos traseiros oscilantes, que possibilitam tanto conforto como segurança operacional, a V3 também conta com nivelador automático que permite a colocação da caçamba uniformemente no chão com apenas um movimento da alavanca, que aumenta a produtividade durante o trabalho. Possui 18.2 KW de potência no motor e 2.920 kg de peso operacional.

Motores e grupos geradores também integram o portfólio da marca no Show Rural Coopavel

Pioneira na indústria de motores, a YANMAR expõe o motor à diesel 4TNV84T-DSA. Certificado pela Agência de Proteção ao Meio Ambiente (US EPA TIER 2 ), o modelo é considerado mundialmente como “amigo da natureza”. Com potência de 7,9 a 91 cv, a linha de motores TNV possui opções de 2, 3 e 4 cilindros. Refrigerado a água por radiador, reúne entre os diferenciais, baixos níveis de ruído, emissão de gases e de consumo de combustível. O modelo conta ainda com válvulas solenóide para a partida e parada do motor, sistema de segurança com sensor de temperatura e pressão do óleo lubrificante.

Na linha de grupos geradores, a YANMAR leva o modelo YBG40TE com potência de 40 KVA . Um modelo versátil que pode atender as necessidades de fazendas, construções, indústrias, comércios, residências e locadoras. O gerador está disponível nas versões Aberto ou Cabinado com isolamento acústico, com opções na configuração monofásicos, bifásicos ou trifásicos e com potências que variam de 10  KVA até 75 KVA e inclui opções com Painel de Monitoramento Simples ou com Quadro de Transferência Automática (QTA).

Check Also

New Holland Construction “entra em campo” com a Brasil Ladies Cup

A New Holland Construction mais uma vez reforça sua ligação com o esporte e “entra …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.