Home / Destaque / Case IH firma parceria com Senai e Senar para capacitação profissional em Mato Grosso

Case IH firma parceria com Senai e Senar para capacitação profissional em Mato Grosso

Pensando em promover a capacitação profissional de jovens e adultos de Mato Grosso, a Case IH, marca da CNH Industrial, firmou uma parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) para oferecer cursos de capacitação profissional.

Nesta primeira etapa do projeto, serão oferecidas mais de 30 mil certificações em cursos e formações técnicas em operação e manutenção de máquinas como tratores, plantadeiras, pulverizadores e colheitadeiras. Também estarão disponíveis especializações em agricultura digital e programa de aprendizagem técnica para Jovem Aprendiz, em cinco cidades mato-grossenses: Rondonópolis, Sapezal, Água Boa, Lucas do Rio Verde e Barra do Bugres.

“A Case IH, como pioneira na fabricação de máquinas e soluções inovadoras, sabe que a agricultura digital é uma realidade no campo e que ter mão de obra preparada é fundamental para essas mudanças. Por isso, estamos investindo mais de R$ 36 milhões apenas na primeira etapa deste projeto que envolve entidades tão representativas para o país, como o Senai e o Senar”, afirma Christian Gonzalez, vice-presidente da Case IH para a América Latina.

Segundo a pesquisa Profissões Emergentes na Era Digital, de 2021, nos próximos dez anos, haverá mais de 500 mil oportunidades de emprego ligadas ao agronegócio. O objetivo do projeto é atender essa necessidade, aumentando a empregabilidade e diminuindo a escassez de mão de obra qualificada.

A primeira etapa do projeto de capacitação profissional, em parceria com o Senai e o Senar, no estado de Mato Grosso, terá duração de três anos. “Vamos expandir esse projeto para todo o país, preparando o mercado de trabalho para as evoluções que a agricultura digital traz e ainda vai trazer ao campo. Dessa forma, contribuindo para o desenvolvimento não só do setor agrícola, como de todo o Brasil, enfatiza Gonzalez.

Mato Grosso

O Mato Grosso é o maior produtor de soja do país, com uma área plantada estimada em 11,8 milhões de hectares, segundo o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA). Apenas nos seis primeiros meses de 2022, a área da agropecuária gerou mais de 11 mil novos empregos com carteira assinada no estado. “Além da alta produtividade, que é inegável, temos uma longa história com o Mato Grosso, já que a Case IH iniciou sua operação no país atendendo essa região. Esse foi um dos motivos que nos levou a começar as capacitações lá, comenta Eduardo Penha, diretor de Marketing e Comunicação da Case IH para a América Latina.

Senar

Os interessados em realizar a formação em Operação de Máquinas Agrícolas como tratores, plantadeiras, pulverizadores e colheitadeiras, podem procurar uma das unidades do Senar nas cidades de Sapezal, Rondonópolis e Água Boa. Ao todo serão mais de seis mil vagas abertas por ano, com cursos gratuitos de duração de três a cinco dias, e que trazem conhecimentos teóricos e práticos para a pilotagem das máquinas, uso de implementos e suas manutenções básicas.

“Estamos sempre atentos às inovações tecnológicas das máquinas e implementos agrícolas e em busca de novas formas de melhorar a qualificação profissional rural. Essa parceria é de extrema importância e veio para somar nossa missão no Senar-MT que é promover o desenvolvimento profissional e social para o meio rural com soluções educacionais inovadoras”, diz o presidente do Sistema Famato/Senar, Normando Corral.

Senai

Nas unidades do Senai nos municípios de Rondonópolis, Lucas do Rio Verde e Barra do Bugres serão ofertadas vagas para Jovem Aprendiz em nível técnico com duração de dois anos, além de formações de técnico em Manutenção de Máquinas Agrícolas, que pode variar de 320 a 800 horas, e formações técnicas em áreas como Agricultura de Precisão, Hidráulica e Eletricidade Aplicadas e Configurações de Piloto Automático. O Senai disponibilizará unidades móveis que vão oferecer os mesmos cursos em outras cidades do estado.

“Trabalhar pelo desenvolvimento da cadeia agroindustrial no estado é prioridade do Senai-MT. A formação de novos talentos e a atualização profissional viabilizam mais produtividade e competitividade para empresas inseridas no segmento, bem como mais oportunidades de trabalho digno às pessoas do nosso estado”, aponta o diretor regional do Senai MT, Carlos Braguini.

Aperfeiçoamento em Agricultura Digital

Sempre na liderança do desenvolvimento da agricultura digital, a Case IH também oferecerá suas soluções tecnológicas para cursos como o de agricultura de precisão e piloto automático. Equipamentos como simuladores, receptores e plataformas, estarão disponíveis nas Salas de Conectividades em cada uma das unidades parceiras do projeto.

 

Check Also

YANMAR apresenta novo trator Solis 105 no Show Rural Coopavel 2024

Além da novidade, a marca reúne em seu estande diferentes equipamentos para atender por completo …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.