Home / Destaque / New Holland apresenta na Expointer trator biometano e colheitadeira com inteligência artificial

New Holland apresenta na Expointer trator biometano e colheitadeira com inteligência artificial

 

Entre os destaques do estande da marca estão o primeiro trator do mundo movido a gás metano e a nova linha de colheitadeiras CR Intellisense, que permite ao operador escolher entre diferentes estratégias de colheita.

Após dois anos ausente por causa da pandemia de coronavírus, A New Holland Agriculture marca a sua participação na 45ª edição da Expointer, que ocorre de 27 de agosto a 4 de setembro no Parque Assis Brasil, em Esteio (RS). Trazendo muitas novidades e inovação, a marca da CNH Industrial apresentará durante a feira agropecuária gaúcha o primeiro trator movido a gás metano do mundo, lançado comercialmente no país este ano. Outra novidade é a linha de colheitadeiras CR Intellisense™, com tecnologia de inteligência artificial embarcada.

“Estamos muito felizes de poder retomar a participação presencial nas feiras agrícolas neste ano. E na Expointer não poderia ser diferente. Trouxemos o que há de melhor em tecnologia, agricultura digital, inovação e sustentabilidade para o campo, apresentando ao produtor rural a solução ideal, na medida do que ele necessita, independentemente do tamanho da operação”, afirma Rafael Miotto, vice-presidente da New Holland Agriculture para a América Latina.

T6 Methane Power

Uma das estrelas da Expointer 2022 é o primeiro trator do mundo movido a biometano. Ele inaugura um novo segmento de máquinas agrícolas, por sua inovação no uso de combustíveis alternativos e mais amigáveis ao meio ambiente, e que entregam a mesma eficiência energética e operacional de um trator convencional.

O T6.180 Methane Power pode utilizar o gás proveniente das operações de cana-de-açúcar ou dejetos de animais, por exemplo, como combustível, aproveitando o passivo ambiental e transformando-o em ativo ao gerar o seu próprio combustível e deixando de utilizar o óleo diesel, o que produz uma sensível redução nos custos operacionais.

O trator biometano fez sua estreia no Brasil na Expointer de 2016 e já entrou em testes naquele mesmo ano. Em 2019, uma segunda unidade chegou ao país para contribuir nos testes de campo. Recentemente, já como produto final, foi eleito Trator Sustentável do Ano 2022 durante a EIMA Internacional, feira mundial que expõe novidades em máquinas agrícolas, que ocorreu em outubro de 2021 em Bolonha, na Itália.

“Esse tipo de trator dá ao produtor rural ou à usina a possibilidade de utilizar o biogás gerado dentro da propriedade para abastecer o equipamento, aproveitando o chamado ciclo virtuoso da propriedade, que se torna cada vez mais autossuficiente do ponto de vista energético e ambientalmente correta. E como um extra ainda tem a redução dos seus custos operacionais e tranquilidade no gerenciamento das suas atividades, pois se torna autossuficiente em produção e uso de combustível, ficando livre de todas as incertezas do mercado de combustíveis fósseis”, afirma Cláudio Calaça Júnior, diretor de Marketing de Produto da New Holland Agriculture para a América Latina.

“Desde 2006, quando a New Holland lançou sua estratégia de Líder em Energia Limpa, seguida pelo lançamento em 2013 do primeiro protótipo de trator da série T6 movido a metano, a marca tem repetidamente enfatizado seu compromisso de cumprir suas metas ambientais e contribuir para a redução de CO2”, afirma Paulo Máximo, diretor de Marketing Comercial da New Holland Agriculture para a América Latina.

No caso do trator biometano, as reduções de emissões de material particulado são de mais de 90% e, de modo geral, alcançam até 80% se comparadas a um trator a diesel, mas mantendo o mesmo desempenho de um trator convencional similar.

Nova CR Intellisense

Outra novidade que a New Holland vai mostrar na Expointer é a linha de colheitadeiras CR Intellisense™, com tecnologia de inteligência artificial, que permite ao operador escolher entre diferentes estratégias de colheita conforme as condições da lavoura e o objetivo que se quer atingir. A inteligência artificial do Intellisense™, junto com a tomada de decisão do operador, é o sistema de colheita mais sofisticado disponível no mundo, e ao mesmo tempo é simples de operar.

O Intellisense™ apresenta um novo conceito de colheita, ainda mais precisa e perfeita, que ajuda a aumentar a eficiência das lavouras. Além disso, a nova CR traz de série uma cabine maior e mais confortável, iluminação com luzes de LED, telemetria embarcada e um novíssimo sistema de detecção de “pedras”, entre outras melhorias.

A tecnologia Intellisense™ é aplicada nas colheitadeiras produzidas pela New Holland na Europa desde 2018 e tornou-se um grande sucesso naquele continente pela facilidade de operação e precisão que traz embarcada. O sistema vem de fábrica embarcado nas novas máquinas CR 10.90 e CR 9.90, e está disponível como opcional nas CR 7.90 e CR 8.90.

“Além de todos os benefícios da inteligência artificial, as novas colheitadeiras CR também trazem uma nova cabine, maior, mais ampla, com novas forrações em tecido mais escuro, novos assentos de operador, novo refrigerador portátil, nova luz de LED portátil, novo conjunto ótico de LED como opcional, possibilidade de instalação de um display duplo, também opcional, tal como o ajuste da máscara frontal de dentro de cabines”, enumera Calaça.

A nova tecnologia da linha CR, premiada internacionalmente, realiza de maneira automática diversas regulagens da máquina, aumentando a eficiência e a produtividade em tempo real. “Essa tecnologia não vem para substituir o operador, mas sim para somar a experiência e percepção humana a rapidez nos ajustes e entendimento das transições de condição, formando um time imbatível na colheita. Com isso, é possível obter a capacidade máxima de colheita de acordo com a condição da lavoura”, pontua.

T5.110 S: versátil, compacto e potente

A New Holland também apresentará na 45ª Expointer o novo T5.110 S, trator de média potência que agora está disponível para os produtores brasileiros. “Esse trator é um sucesso de vendas nos países onde foi lançado. Ele vem para ampliar o nosso portfólio com base em diferencias como tecnologia, força, robustez, confiabilidade, conforto e simplicidade de operação, juntamente com características técnicas que permitem atender aos mais diversos tipos de implementos”, explica Calaça.

Segundo ele, o objetivo da marca é ampliar ainda mais a oferta de tratores de média potência no país. Em linhas gerais, o T5.110 S apresenta um melhor desempenho e eficiência de transmissão, hidráulica e tomada de força, tornando-se bastante competitivo num mercado voltado a pequenos e médios agricultores profissionais.

O T5.110 S agrega ainda destaques em sua configuração que o fazem um dos tratores mais completos e potentes da categoria, equipado com motor FPT S8000 TIER 3, de 4 cilindros e 111cv de potência nominal. Com uma transmissão denominada de Electro Command™, de 16×16, do tipo Semi Automática (Semi PowerShift), com 4 velocidades e 4 gamas, aliado com um sistema de reversor eletro-hidráulico, trocas de marchas suaves e o conforto de uma cabine espaçosa e silenciosa, é o trator perfeito para o agricultor que passa longas horas em operação no campo. As opções de tomada de força 540/540E/1000 e capacidade de levante de hidráulico de 5200 kg permitem trabalhos com diferentes tipos de implementos e condições de operação.               

Espaço de agricultura digital

Quem visitar o estande da New Holland na Expointer vai poder conferir de parto um espaço totalmente dedicado a soluções voltadas para a agricultura digital, onde é possível conhecer as mais modernas ferramentas de precisão e controle de dados. No Espaço de Agricultura Digital, os visitantes poderão ver o funcionamento da Central de Inteligência de Serviços (Control Room), destinado ao monitoramento a distância das máquinas agrícolas em campo, antecipando eventuais problemas que possam ocorrer nos equipamentos e fazer atualizações de softwares sem a necessidade de deslocamentos. A Central de Inteligência de Serviços suportará o cliente no dia a dia, otimizando a operação e reduzindo o tempo de máquina parada.

O espaço também irá apresentar soluções conectadas para a gestão da fazenda, juntamente com os portais de telemetria, suporte e treinamento da New Holland – o MYPLMCONNECT e o MYNEWHOLLAND, respectivamente. Essas ferramentas possibilitam ao produtor monitorar a frota, gerenciar os dados agronômicos, dar suporte às operações agrícolas e aprimorar a gestão da propriedade, com dados que podem ser acessados da própria máquina, do escritório ou da tela do smartphone.

Banco CNHI

Os visitantes da Expointer terão todo o suporte do Banco CNH Industrial na escolha das melhores soluções de financiamentos e seguros ao adquirir máquinas e implementos agrícolas, novos ou usados, e equipamentos de precisão, com opções de crédito diferenciados. Clientes e concessionários também poderão contar com o +Capital, aplicativo da instituição financeira que agiliza o processo de simulação e financiamento, proporcionando uma melhor experiência ao usuário; além da análise de crédito através da leitura rápida de QR Code, que estará disponível no estande da feira.

Check Also

New Holland lança no Show Rural Coopavel nova linha de plantadeiras leves e semeadeiras

Marca também apresenta na feira, que vai de 5 a 9 de fevereiro, em Cascavel …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.