Home / Destaque / AGCO investe no crescimento da agroindústria brasileira

AGCO investe no crescimento da agroindústria brasileira

Companhia investirá R$ 340 milhões para fabricação de novos modelos de plantadeira, ampliação da linha pesada de tratores e melhorar a sustentabilidade

A AGCO, fabricante e distribuidora mundial de máquinas agrícolas e tecnologia de agricultura de precisão, reforçou, durante evento em Brasília (DF), seu compromisso com o agronegócio brasileiro, a partir de investimentos de R$ 340 milhões em novas tecnologias e linhas de montagens em suas fábricas no país.

O anúncio foi feito pelo Chairman, Presidente e CEO da AGCO, Eric Hansotia; e pelo Gerente Geral AGCO e Vice-presidente Massey Ferguson América do Sul, Rodrigo Junqueira. “Os agricultores enfrentam hoje uma pressão significativa para produzir mais alimentos usando menos insumos. Estamos comprometidos em fornecer as tecnologias inovadoras de agricultura de precisão que eles precisam para aumentar a renda agrícola, minimizando os insumos e o impacto”, afirma Hansotia.

A companhia, que detém as marcas Fendt, Massey Ferguson, Precision Planting e Valtra, vai aumentar a capacidade de montagem de tratores de linha pesada na unidade Mogi das Cruzes (SP), ampliando sua área de 42.000m² para 57.000m² e criando um centro logístico inteligente para armazenamento de peças, com AGVs (sigla em inglês para Veículo Guiado Automaticamente) e robôs colaborativos. “É o primeiro passo para ter no futuro a fabricação nacional dos tratores Fendt Vario 900 e MF 8700 S Dyna-VT. Nosso objetivo é transformar a fábrica de Mogi das Cruzes em uma das mais tecnológicas do grupo no mundo”, explica Junqueira.

Na fábrica de Ibirubá (RS), os recursos serão utilizados para a fabricação dos novos modelos da plantadeira Momentum. Projeto 100% nacional, o implemento foi lançado em 2019 e revolucionou mercado de plantadeiras no Brasil, abrindo um novo segmento de máquinas transportáveis, de alto rendimento e que entregam um resultado altíssimo para o produtor.

Além da ampliação da área de 7.000m² para 20.000m², a unidade gaúcha receberá modificações para tornar o processo de fabricação mais sustentável. A iniciativa é pautada na estratégia de sustentabilidade AGCO, que busca oferecer soluções focadas no agricultor para alimentar nosso mundo de forma sustentável. Serão implantados sistema de reaproveitamento de água, painéis solares e novo processo de pintura, com menor emissão de voláteis orgânicos, melhor ergonomia para o colaborador, mais automação e ganho de 40% na capacidade de peças pintadas.

Zero Emissões

Durante o evento, a AGCO também informou que, a partir deste ano, suas operações no Brasil vão utilizar apenas energia de fontes renováveis. A iniciativa inclui as nove unidades da empresa no país, entre fábricas, centros de distribuição e escritórios, que consomem 42 mil MWh por ano.

Essa mudança contribuirá positivamente para as metas declaradas da AGCO de reduzir a intensidade das emissões de gases do efeito estufa em 20% e atingir 60% de energia renovável nas operações globais.

Potencial agrícola brasileiro

A agronegócio brasileiro alimenta cerca de 800 milhões de pessoas no mundo. Os agricultores brasileiros adotaram os avanços tecnológicos no campo para aumentar de forma sustentável a produção de alimentos, fibras e gado.

Atenta a esse potencial de crescimento agrícola brasileiro e modernização de frota, as marcas da AGCO renovaram, nos últimos cinco anos, o portfólio com lançamento de mais de 300 produtos para oferecer ao agricultor opções que se adequem às necessidades de suas propriedades. “Hoje, temos um extenso portfólio, desde produtos para agricultura familiar até propriedades de larga escala, com tecnologia de fácil operação para atender as necessidades de nossos agricultores”, destaca Junqueira.

A Fendt passou por ampliação da rede de concessionárias, hoje sediadas em Sorriso (MT); Balsas (MA); Campo Novo do Parecis (MT); Sidrolândia e Maracaju (MS); Rio Verde (GO) e Luis Eduardo Magalhães (BA); e com próximas inaugurações em Imperatriz (MA); Primavera do Leste, Querência e Nova Mutum (MT). O anúncio de expansão da rede contempla ainda as regiões Norte, com Tocantins e Pará, e projeção de avanço para o Sul, no Paraná e Rio Grande do Sul. Em 2023, a marca passará a atender a região Sudeste, em São Paulo e estenderá a atuação para a América do Sul, iniciando pelo Paraguai e Chile.

A Massey Ferguson, referência no mercado agrícola nacional, segue investindo na expansão da oferta de máquinas para atender aos diversos perfis de clientes e diferentes cultivos, contemplando combos perfeitos de trator com plantadeira, colheitadeiras, pulverizadores, linha completa de equipamentos para feno e forragem, bem como pacotes de tecnologia de precisão, para contribuir com o crescimento da agricultura brasileira de maneira competitiva e sustentável. Em 2022, a marca, confiável e sustentável, que é “Born to Farm”, comemora 175 anos de história.

A Valtra entregou mais de 22 mil produtos nos últimos três anos e cresceu 33% em todo o portfólio. A marca tem a característica ao longo dos 62 anos de Brasil de sempre estar próxima ao agricultor, desenvolvendo produtos inteligentes e soluções robustas, que geram cada vez mais resultados. Especialistas tratores, pulverizadores e plantadeiras, a marca avança na oferta de soluções em conectividade e busca triplicar as vendas até 2026, por meio do fortalecimento do portfólio e expansão para outros países da América do Sul.

Check Also

New Holland lança no Show Rural Coopavel nova linha de plantadeiras leves e semeadeiras

Marca também apresenta na feira, que vai de 5 a 9 de fevereiro, em Cascavel …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.