Home / Noticias / Nakata inicia comemorações de seus 70 anos de trajetória no Brasil

Nakata inicia comemorações de seus 70 anos de trajetória no Brasil

Empresa prepara várias ações ao longo do ano para celebrar a data especial e as conquistas que marcaram a história de sucesso no setor de autopeças

 

A Nakata, fabricante de autopeças líder em componentes para o mercado de reposição, vai completar 70 anos e inicia as celebrações que acontecerão ao longo do ano para comemorar a trajetória de sucesso da marca e a sua conquista de posição de destaque no mercado.

 

A jornada, ao longo destas sete décadas, que levou a marca a se destacar com participação expressiva no mercado, tem pilares baseados em parceria com os clientes, presença e consistência na reposição. Todas as conquistas alcançadas foram fruto da somatória de diversos fatores, como gestão focada no cliente, relacionamento sólido com clientes e fornecedores e comprometimento de todas as pessoas que se dedicaram para que esses objetivos fossem atingidos e que tornassem a marca reconhecida por oferecer boas experiências e soluções completas ao mercado. 

 

Segundo o diretor geral da Nakata, Marcelo Tonon, a empresa chega aos 70 anos de atuação pronta para continuar a construção do futuro, com os mesmos ideais e compromissos que a trouxeram até aqui. “O maior patrimônio conquistado é a capacidade de se transformar e estar permanentemente alinhada com as necessidades do mercado de reposição, além de antecipar tendências e superar expectativas. O trabalho construído por pessoas que fazem e fizeram parte da Nakata foi essencial para consolidá-la como empresa confiável, próxima e comprometida”, destaca.

 

Ao longo do ano, a empresa, que vive um momento de novo ciclo de crescimento com a implantação da nova planta integrada ao centro de distribuição no Complexo Nakata, em Extrema – MG, que representa aumento significativo de capacidade de produção e processos automatizados e tecnologia da Randon Tech Solutions – RTS Industry, programa uma série de ações para celebrar com clientes os seus 70 anos de história. “O que foi construído até aqui nos conduz a um futuro promissor para as próximas décadas. A Nakata sempre foi uma marca icônica, com uma forma singular de atuação junto ao mercado de reposição e com o engajamento dos seus colaboradores para tornar a vida de clientes mais fácil. Esse comp rometimento é reconhecido pelos agentes do mercado quando a marca é a primeira ou segunda opção de compra, de acordo com pesquisas”, ressalta Tonon.

 

“A Nakata veio somar forças junto à Fras-le, consolidando portfólio e pacote de serviços singulares ao mercado de reposição brasileiro. Com nossas marcas e produtos, disponibilizamos para o aplicador a solução completa desde o sistema de direção ao sistema de freio”, revela Anderson Pontalti, diretor superintendente da Fras-le que adquiriu a Nakata em 2019.

 

Para Tonon, a Nakata, como unidade de negócios do Grupo Fras-le, acumula ganhos expressivos com acesso às novas tecnologias e inovação, bem como passa a fazer parte de um amplo plano estratégico, visando não somente a reposição, mas outros mercados. Reunindo a linha de produtos da Nakata a outras marcas reconhecidas como Fras-le, Fremax e Controil, o grupo se torna um powerhouse para o aftermarket e também um polo exportador. “Hoje a Nakata é parte de um dos mais importantes grupos e possui um dos maiores portfólios no aftermarket, sendo uma das três maiores do setor. Chegar aos 70 anos com toda essa vitalidade mostra como a marca possui capacidade de transformação para acompanhar a evolução do mercado e continuar a sua trajetória de sucesso rumo aos próximos 70, 140 e porque não dizer 210 anos, o que é motivo de muita satisfação”, destaca.

 

E, por ser uma data tão especial, estão programadas várias ações, entre elas, projeto de comunicação que retrata a trajetória de sucesso da marca contextualizada com os fatos marcantes do aftermarket no Brasil em sete décadas e será compartilhado com todos os elos da cadeia, além de eventos de relacionamentos para comemorar junto a clientes e fornecedores.  

 

Um pouco de história – A Nakata iniciou sua trajetória no setor automotivo com a produção de tucho de válvulas motor. Na década de 70, passou a produzir amortecedor mola a gás e amortecedor de suspensão. Também foi pioneira no desenvolvimento e lançamento do amortecedor HG no Brasil em 1984. A linha de produtos foi avançando e, atualmente, possui amplo portfólio de componentes para as linhas de suspensão, transmissão, direção, freios e motor voltado a veículos leves, pesados e motocicletas. São mais de 4.300 itens e novos produtos são apresentados ao mercado o tempo todo para garantir cobertura à frota circulante.   

 

Fatos marcantes

1952 – Nasce a Nakata no bairro de Jabaquara, em São Paulo-SP. Fundada por família de imigrantes com sobrenome Nakata quando o parque da indústria automobilística começava a se formar

1957 – Início da produção de tucho de válvula motor

1967 – É inaugurada a planta de Diadema

1984 – Lançamento do 1º Amortecedor Pressurizado no Brasil

1997 – Empresa norte-americana adquire a Nakata

2000 – Certificação ISO 14001

2004 – Nakata passa a fazer parte da Affinia (Cypress Group)

2015 – Grupo Autopartners adquire Nakata e nasce a Nakata Automotiva

2020 – Conclusão da aquisição da Nakata pela Grupo Fras-le, pertencente às Empresas Randon

2021 – É inaugurado o Complexo Nakata que integra nova planta com padrão de excelência aplicada nas unidades fabris das Empresas Randon ao redor do mundo e o centro de distribuição em Extrema-MG, com capacidade para mais que dobrar a produção

  

Sobre a Nakata Automotiva – Há 70 anos, a Nakata Automotiva, fabricante de autopeças para o mercado de reposição para veículos leves, pesados e motocicletas, recentemente adquirida pela Fras-le, líder global em materiais de fricção e componentes para sistemas de freios, pertencente às Empresas Randon, vem construindo sua história de sucesso no Brasil, com liderança em componentes de suspensão e amplo portfólio em direção, transmissão, freios e motopeças. Com pioneirismo, qualidade e compromisso com o mercado, a Nakata Automotiva se tornou reconhecida no aftermarket pela alta performance de seus produtos e elevado padrão de serviços.

 

A empresa atende o mercado nacional e exportação. Fazendo parte da Fras-le que fornece materiais de fricção originais para 95% das montadoras de veículos pesados e semipesados, além de ser líder no mercado de reposição e comercializar seus produtos em 120 países, a Nakata fortalece ainda mais a sua presença no mercado.

 

Check Also

A importância do Brasil na produção de soja

Brasil deve colher um recorde de 153,8 milhões de toneladas de soja na safra 2022/23.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.