Home / Noticias / 15ª edição da ExpoFrísia é aberta oficialmente

15ª edição da ExpoFrísia é aberta oficialmente

Feira acontece até o dia 14 de maio no Parque de Exposições Frísia, em Carambeí (PR); evento é referência em técnica, manejo e inovação da produção leiteira no Brasil.

A ExpoFrísia 2022 foi oficialmente aberta ontem (12) no Parque de Exposições Frísia, em Carambeí (PR). O evento teve a presença de autoridades políticas e da cadeia produtiva do Estado, além do Conselho de Administração, Superintendência e colaboradores da Frísia, realizadora da feira. A ExpoFrísia vai até o dia 14 de maio e reúne os mais expressivos produtores de leite e animais da raça holandesa.

O vice-presidente da Frísia Cooperativa Agroindustrial, Geraldo Slob, que representa o presidente Renato Greidanus, destaca que todos estão felizes por realizar, após dois anos, a ExpoFrísia, agradecendo criadores, expositores e público. “Esses dois anos de pandemia não impediram nossos produtores a continuarem investindo em melhorias no manejo, no melhoramento dos plantéis e muito mais. Como cooperativa, não medimos esforços para a sustentabilidade do produtor, gerando renda e empregos. Queremos que aproveitem ao máximo o nosso evento e façam da ExpoFrísia 2022 a sua casa”.

O vice-governador do Paraná, Darci Piana, também reforçou os empregos e os investimentos realizados. “Quem tem emprego gasta no comércio, que faz pedido para a indústria, que faz pedido para a compra da matéria-prima, formando o ciclo econômico que tanto a gente precisa nesse País”.

Secretário de Agricultura e Abastecimento do Paraná, Norberto Ortigara lembrou do período de pandemia e reforçou que os “dois anos não foram fáceis para ninguém”. “Continuamos trabalhando firme e demos conta do recado. Entregamos o que precisava ser entregue ao mercado e ao consumidor, e geramos oportunidades. Superada a fase mais aguda da Covid, construímos um ambiente cada vez mais favorável ao agronegócio, por isso aplaudimos qualquer iniciativa que tende a agregar valor”.

“Estamos na casa da cooperativa mais antiga do Paraná e uma das mais antigas do Brasil, com 97 anos. Para uma empresa chegar próxima aos 100 anos, não se faz a coisa de qualquer jeito, faz com planejamento e visão de longo prazo”, afirmou o superintendente do Sistema das Cooperativas do Paraná (Ocepar), Robson Mafioletti, que disse ser um orgulho o Estado ter essa cadeia produtiva de lácteos, referência tanto em quantidade quanto em qualidade.

A prefeita de Carambeí, Elisangela Pedroso, afirmou ser uma honra para Carambeí sediar a ExpoFrísia, que mostra as potencialidades da genética bovina, do manejo, dos produtos e técnicas. “Mas a maior riqueza é a interação e a troca de informações entre os produtores. A Frísia é um orgulho para a nossa cidade e para todos os carambienses”.

Também estiveram presentes no evento o vice-presidente da Frísia, Raphael Hoogerheide; os diretores-conselheiros da Frísia, Janus Katsman e Richard Franke Dijkstra; o presidente da Capal Cooperativa Agroindustrial, Erik Bosch; o presidente da Associação Paranaense de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa (APCBRH), João Guilherme Brenner; o presidente do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Wilson Bley Lipski; o diretor-presidente da Invest Paraná, Eduardo Bekin; o diretor-presidente do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR), Natalino de Souza; o diretor-presidente da Centrais de Abastecimento do Paraná (Ceasa), Eder Eduardo Bublitz; o diretor-presidente da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), Otamir Cesar Martins; o vice-prefeito de Carambeí, Jeverson Gomes da Silva; o presidente da Câmara de Carambeí, vereador Ratinho; e o prefeito de Tibagi, Artur Nolte.

Após a abertura, ocorreram palestras técnicas realizadas por especialistas da Fundação ABC e palestras sobre o mercado de lácteos ministradas por representantes do sistema de intercooperação Unium.

Com 41 empresas expositoras de soluções para os segmentos leiteiro e suinícola, o evento reúne mais de 200 animais, além de órgãos governamentais, instituições de pesquisa e financeiras.

A programação da ExpoFrísia começou ontem à tarde, com palestras técnicas para suinocultores e produtores de trigo. Hoje, a partir das 9h, ocorrem os julgamentos do gado jovem da raça Holandês Vermelho e Branco e do Holandês Preto e Branco, o Clube de Bezerras e o Clubinho. A ExpoFrísia conta com o patrocínio Diamante da Agener Lactotropin, Caixa Econômica Federal e do Governo Federal, além do patrocínio Prata da Tetra Pak.

Legenda: No microfone, vice-presidente Geraldo Slob. 

Confira

Sexta feira, 13/05
9h: Julgamento Gado Jovem – HVB
13h: Julgamento Gado Jovem – HPB
17h30 às 19h: Clube de Bezerras e Clubinho

Sábado, 14/05
9h: Copa dos Apresentadores
10h30: Julgamento Gado Adulto – HVB
14h: Julgamento Gado Adulto – HPB
17h: Julgamento final
18h: Encerramento

Serviço
15ª ExpoFrísia

Data: 12 a 14 de maio (quinta a sábado)
Horário: Quinta: 17h às 20h30
Sexta: 9h às 19h
Sábado: 9h às 18h
Local:       Parque de Exposições Frísia
Anexo ao Parque Histórico de Carambeí
Avenida dos Pioneiros, 4.050
Carambeí (PR)

Check Also

New Holland Construction oferece curso de operação de máquina de construção para mulheres

A New Holland Construction, marca da CNH Industrial, realizará de 22 a 26 de agosto, …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.