Home / Noticias / 15ª edição da ExpoFrísia é aberta oficialmente

15ª edição da ExpoFrísia é aberta oficialmente

Feira acontece até o dia 14 de maio no Parque de Exposições Frísia, em Carambeí (PR); evento é referência em técnica, manejo e inovação da produção leiteira no Brasil.

A ExpoFrísia 2022 foi oficialmente aberta ontem (12) no Parque de Exposições Frísia, em Carambeí (PR). O evento teve a presença de autoridades políticas e da cadeia produtiva do Estado, além do Conselho de Administração, Superintendência e colaboradores da Frísia, realizadora da feira. A ExpoFrísia vai até o dia 14 de maio e reúne os mais expressivos produtores de leite e animais da raça holandesa.

O vice-presidente da Frísia Cooperativa Agroindustrial, Geraldo Slob, que representa o presidente Renato Greidanus, destaca que todos estão felizes por realizar, após dois anos, a ExpoFrísia, agradecendo criadores, expositores e público. “Esses dois anos de pandemia não impediram nossos produtores a continuarem investindo em melhorias no manejo, no melhoramento dos plantéis e muito mais. Como cooperativa, não medimos esforços para a sustentabilidade do produtor, gerando renda e empregos. Queremos que aproveitem ao máximo o nosso evento e façam da ExpoFrísia 2022 a sua casa”.

O vice-governador do Paraná, Darci Piana, também reforçou os empregos e os investimentos realizados. “Quem tem emprego gasta no comércio, que faz pedido para a indústria, que faz pedido para a compra da matéria-prima, formando o ciclo econômico que tanto a gente precisa nesse País”.

Secretário de Agricultura e Abastecimento do Paraná, Norberto Ortigara lembrou do período de pandemia e reforçou que os “dois anos não foram fáceis para ninguém”. “Continuamos trabalhando firme e demos conta do recado. Entregamos o que precisava ser entregue ao mercado e ao consumidor, e geramos oportunidades. Superada a fase mais aguda da Covid, construímos um ambiente cada vez mais favorável ao agronegócio, por isso aplaudimos qualquer iniciativa que tende a agregar valor”.

“Estamos na casa da cooperativa mais antiga do Paraná e uma das mais antigas do Brasil, com 97 anos. Para uma empresa chegar próxima aos 100 anos, não se faz a coisa de qualquer jeito, faz com planejamento e visão de longo prazo”, afirmou o superintendente do Sistema das Cooperativas do Paraná (Ocepar), Robson Mafioletti, que disse ser um orgulho o Estado ter essa cadeia produtiva de lácteos, referência tanto em quantidade quanto em qualidade.

A prefeita de Carambeí, Elisangela Pedroso, afirmou ser uma honra para Carambeí sediar a ExpoFrísia, que mostra as potencialidades da genética bovina, do manejo, dos produtos e técnicas. “Mas a maior riqueza é a interação e a troca de informações entre os produtores. A Frísia é um orgulho para a nossa cidade e para todos os carambienses”.

Também estiveram presentes no evento o vice-presidente da Frísia, Raphael Hoogerheide; os diretores-conselheiros da Frísia, Janus Katsman e Richard Franke Dijkstra; o presidente da Capal Cooperativa Agroindustrial, Erik Bosch; o presidente da Associação Paranaense de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa (APCBRH), João Guilherme Brenner; o presidente do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Wilson Bley Lipski; o diretor-presidente da Invest Paraná, Eduardo Bekin; o diretor-presidente do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR), Natalino de Souza; o diretor-presidente da Centrais de Abastecimento do Paraná (Ceasa), Eder Eduardo Bublitz; o diretor-presidente da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), Otamir Cesar Martins; o vice-prefeito de Carambeí, Jeverson Gomes da Silva; o presidente da Câmara de Carambeí, vereador Ratinho; e o prefeito de Tibagi, Artur Nolte.

Após a abertura, ocorreram palestras técnicas realizadas por especialistas da Fundação ABC e palestras sobre o mercado de lácteos ministradas por representantes do sistema de intercooperação Unium.

Com 41 empresas expositoras de soluções para os segmentos leiteiro e suinícola, o evento reúne mais de 200 animais, além de órgãos governamentais, instituições de pesquisa e financeiras.

A programação da ExpoFrísia começou ontem à tarde, com palestras técnicas para suinocultores e produtores de trigo. Hoje, a partir das 9h, ocorrem os julgamentos do gado jovem da raça Holandês Vermelho e Branco e do Holandês Preto e Branco, o Clube de Bezerras e o Clubinho. A ExpoFrísia conta com o patrocínio Diamante da Agener Lactotropin, Caixa Econômica Federal e do Governo Federal, além do patrocínio Prata da Tetra Pak.

Legenda: No microfone, vice-presidente Geraldo Slob. 

Confira

Sexta feira, 13/05
9h: Julgamento Gado Jovem – HVB
13h: Julgamento Gado Jovem – HPB
17h30 às 19h: Clube de Bezerras e Clubinho

Sábado, 14/05
9h: Copa dos Apresentadores
10h30: Julgamento Gado Adulto – HVB
14h: Julgamento Gado Adulto – HPB
17h: Julgamento final
18h: Encerramento

Serviço
15ª ExpoFrísia

Data: 12 a 14 de maio (quinta a sábado)
Horário: Quinta: 17h às 20h30
Sexta: 9h às 19h
Sábado: 9h às 18h
Local:       Parque de Exposições Frísia
Anexo ao Parque Histórico de Carambeí
Avenida dos Pioneiros, 4.050
Carambeí (PR)

Check Also

A importância do Brasil na produção de soja

Brasil deve colher um recorde de 153,8 milhões de toneladas de soja na safra 2022/23.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.