Home / Noticias / Resultados de pesquisas agrícolas no Tocantins serão apresentados no 2º Show Tecnológico Cerrado

Resultados de pesquisas agrícolas no Tocantins serão apresentados no 2º Show Tecnológico Cerrado

Realizado pela Frísia e Fundação ABC, evento acontecerá dia 3 de fevereiro e será aberto a cooperados, produtores rurais, estudantes e profissionais do segmento

Frísia conta com 110 cooperados em 20 municípios de atuação no Estado

Campo Demonstrativo Experimental em Paraíso do Tocantins completa dois anos de trabalho

DCIM100MEDIADJI_0030.JPG

Já são seis safras que a Frísia está presente no Tocantins, quando em 2016 inaugurou o seu entreposto no município de Paraíso do Tocantins. E a evolução da produção agrícola da região poderá ser conferida no 2º Show Tecnológico Cerrado, que acontecerá no dia 3 de fevereiro, no Campo Demonstrativo Experimental, anexo ao entreposto. O evento é uma realização da cooperativa com a Fundação ABC, uma das principais instituições de pesquisa agropecuária do Brasil.

De acordo com o gerente de Negócios Agrícolas da Frísia, Marcelo Cavazotti, a estimativa é de um público de 500 pessoas e acontecerá em um ambiente aberto, seguindo todos os protocolos de segurança do Ministério da Saúde (detalhes abaixo). “O Show Tecnológico Cerrado será um evento técnico em que recebemos os nossos cooperados, mas ainda outros agricultores, profissionais do segmento e estudantes. Também vamos tratar de assuntos relacionados à pecuária de corte, um setor muito forte na região”.

Atualmente, a cooperativa conta com 110 cooperados de 20 municípios de atuação no Tocantins. “Por ser uma região nova em agro, há demanda em todas as áreas, mas o maior desafio está em solo, muito solo virgem. Por isso, é fundamental pesquisa e investimento para a busca do potencial produtivo da planta. Temos focado em estudo em genética e adaptabilidade, assim sabemos a variedade certa, na hora certa e no lugar certo”.

Todos os coordenadores de pesquisa da Fundação ABC marcarão presença no evento. Cinco deles apresentarão resultados de trabalhos em estações pelo campo preparado para o evento, sendo eles: Senio José Prestes (manejo de doenças), Hélio Antônio Joris (seleção de genótipos de soja para a região do Tocantins), Gabriel Barth (Solos e Nutrição de Plantas) e uma dobradinha entre Richard Paglia de Mello e Elderson Ruthes, que apresentam a estratégia para o manejo da cigarrinha do milho. Já no auditório do evento, um dos palestrantes será Cláudio Kapp Junior, economista rural da Fundação ABC, que vai falar sobre gestão da propriedade e como a plataforma sigmaABC pode ajudar nisso.

Campo Demonstrativo Experimental

Há dois anos, no 1º Show Tecnológico Cerrado, a Frísia e a Fundação ABC inauguraram o Campo Demonstrativo Experimental, uma área de 14 hectares com faixas de soja, milho e sorgo e ensaios de longa duração de gesso e calcário. Nesse curto tempo, o local – no entreposto da Frísia – se tornou um ambiente de pesquisa para a produção agrícola da região, geradora de informação ao produtor e assistência técnica.

Já foram testados 57 tipos de produtos, entre herbicidas pré-emergentes, fungicidas para o controle das principais doenças e inoculantes para a cultura da soja. O campo é o endereço de dois ensaios de longa duração: um de comparativo de diferentes sistemas de produção e outro de avaliação de genótipos de gramíneas perenes para pastejo. Vale destacar também os ensaios de avaliação de genótipos, sendo que, só nesta safra, são testados 106 de soja, 50 de milho e 20 de sorgo.

“O objetivo é atender o produtor rural, apresentando os trabalhos e os resultados obtidos no campo experimental, mas também em outras regiões do Estado que tem atuação da Frísia”, explica Erica Lima, coordenadora do entreposto em Paraíso do Tocantins.

Lima conta ainda que a segunda edição do Show Tecnológico Cerrado terá a participação das empresas parceiras da cooperativa, com um pátio de máquinas dos expositores e estandes com serviços como escritório de planejamento, de corretagem, de instituições financeiras, entre outros. “Vamos levar informação ao produtor rural e ao cooperado, e fomentar os melhores resultados, tanto na produtividade de soja, fertilidade de solo, quanto mecanização agrícola e mercado agropecuário”, destaca.

Evolução

O cooperado Rafael Staniszewski tem propriedade no município de Pium, localizada na região centro-oeste do Tocantins, e planta 700 hectares de soja e 350 de milho. “É uma oportunidade única de conhecermos novas tecnologias e trocar experiências do que vem dando certo. O evento só vem a somar, e muito, para nós, ainda mais em uma região de fronteira agrícola onde tudo é novo e dinâmico. É uma grande oportunidade”, afirma o cooperado.

Marcelo Cavazotti conta que é a sexta safra realizada no Tocantins desde que a Frísia se instalou no Estado. “Esse histórico produtivo já mostra sinais claros de evolução do agro na região, com visível uniformidade nos talhões nas áreas que estão produzindo mais tempo”.

Como média dos cooperados da Frísia, a produtividade inicial de soja, em áreas recém-abertas, é entre 45 a 50 sacas. Já em áreas com maior histórico, ultrapassa-se 70 sacas por hectare. Com milho, na safrinha, vai de 70 a 100 sacas.

Serviço
2º Show Tecnológico Cerrado
Data:
3 de fevereiro (quinta-feira)
Horário: 8h às 18h
Local: Entreposto de Grãos da Frísia Cooperativa Agroindustrial
Rodovia TO 080, Km 45
Fazenda Santa Maria
Paraíso do Tocantins (TO)

Check Also

A importância do Brasil na produção de soja

Brasil deve colher um recorde de 153,8 milhões de toneladas de soja na safra 2022/23.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.