Com certeza D. Alysson Paulinelli foi um visionário.
Paulinelli foi ministro da Agricultura e foi o fundador da Embrapa nos anos 70 e agora e entre os indicados do premio Nobel da Paz para 2021.
A Embrapa, foi, neste pais, a ferramenta que o agricultor brasileiro precisava em seu pioneirismo. Os resultados que estamos vendo no pais hoje, são diretamente relacionados ao pioneirismo do agricultor brasileiro e a tecnologia trazida pela criação da Embrapa.
Nos anos 70 o Brasil produzia por volta de 30 ml. de toneladas de grãos. Depois com o pioneirismo e os valores dos agricultores brasileiros e suas novas técnicas de no-till, chegamos a uma produção de mais de 80 m.de toneladas nos anos 90.
Nessa época, o Paulinelli fomentava já a necessidade de se incrementar o plantio do milho, na sua produção e produtividade. O milho tem duas safras no Brasil. Em 2008 chegamos a 160 ml. de toneladas da produção de grãos, no pais.
Nesse período dos anos 90 e 2000, as famílias de colonos que migraram do sul para o Centro Oeste, fizeram diferença com sua produtividade e produção. A Embrapa foi muito importante nessa fase, assim como as maquinas e os adubos, que acompanharam a demanda e a evolução.
Para conhecer o real valor dessas famílias que migraram ao Centro Oeste, tem que se conhecer eles, pessoalmente. A Embrapa esteve ai, mas eles fizeram todo o resto. Hoje já não estão somente eles, mas sim os filhos e ate os netos, com os mesmos valores e muito mais ligados na tecnologia e ao mercado.
O agrobusiness e o sector que mais teve crescimento no Brasil nos últimos 40 anos.
Durante esse período, em especial ate a década de 2010, ficou esquecido. A grande mídia não falava desse negocio, assim como a politica não fazia parte dessa conversa.
Com certeza, isso foi muito bom para o setor que com o seu trabalho, e sem interferências, logrou as metas que conhecemos.
Hoje já não e assim. A grande mídia local e internacional continuamente fala e instrumentaliza noticias distorcidas com narrativas de interesses econômicos.
O grande desmatamento, no Brasil, acabou nos anos 60 e 70 no sul do pais e nos anos 90 no cerrado. Desde então, o agricultor esta respeitando cuidadosamente as reservas de lei, que são muito mais estrita que em outras partes do mundo.
O incremento das áreas plantadas foi conseguido com a redução da área da pecuária, hoje sempre mais intensiva.
A historia desse sucesso brasileiro e muito simples: o pais e abençoado com a terra, luz, agua e clima. Alem disso os colonos, agricultores e empreendedores brasileiros demonstraram ao mundo o que sabem fazer, mas o amigo Alysson Paulinelli foi o verdadeiro visionário desse sucesso.
Parabéns Paulinelli estamos todos torcendo para o seu reconhecimento.
Francesco Pallaro