Home / Destaque / AGCO/Fendt – Perspectivas positivas para 2021

AGCO/Fendt – Perspectivas positivas para 2021

Após um ano extraordinário em 2020, 2021 continuará sendo fortemente influenciado pela pandemia global de coronavírus, especialmente no que diz respeito ao fluxo de mercadorias e a situação das entregas. No entanto, os mercados alemão e internacional de equipamentos agrícolas estão apresentando um crescimento saudável, o que promete boas perspectivas para a Fendt.

 

Situação atual na Fendt

“Este já é o 17º mês da pandemia de coronavírus, e nenhum de nós poderia prever o que teríamos que suportar. A economia está fora dos eixos. A pandemia afetou a todos nós”, disse Christoph Gröblinghoff, Presidente do Conselho de Administração da AGCO/Fendt, ao descrever a difícil situação enfrentada pelas cadeias de abastecimento internacionais.

 

Até agora, a Fendt foi capaz de responder bem a estes desafios em constante mudança e compensou os dias de produção perdidos. “Estamos superando esta crise, graças às nossas boas relações com os fornecedores a montante e à alta capacidade de processo que temos em nossas unidades na Alemanha. A Fendt tem uma equipe forte por trás, liderada por nossos parceiros de vendas e funcionários da oficina, e estou muito orgulhoso do que conquistamos juntos”, enfatiza Gröblinghoff, antes de fazer uma ressalva: “Não vamos nos enganar, a situação ainda permanecerá bastante tensa pelo resto do ano”

 

O presidente da Fendt está especialmente satisfeito com o aumento das taxas de vacinação em todo o mundo e na própria empresa. A Fendt está atualmente vacinando nas unidades de Marktoberdorf, Asbach-Bäumenheim, Feucht e Wolfenbüttel. “Nossa equipe de gestão de saúde ocupacional está fazendo um progresso notável”, diz Gröblinghoff.

 

No geral, o Presidente do Conselho de Administração tem uma visão positiva da situação atual na Fendt e na agricultura. “O setor está saudável. Estamos muito gratos por isso. Em tempos tão adversos, os agricultores têm um papel ainda mais importante. São eles que colocam a comida na mesa.

 

CEMA Business Barometer mostra desenvolvimentos positivos

Após as quedas que vinha apresentando até abril de 2020, a indústria vem se recuperando continuamente até atingir a fase de pico de hoje.  “Podemos confirmar que nosso setor não é fundamentalmente afetado pela pandemia. Três quartos dos entrevistados consideram sua situação atual muito positiva e esperam que as vendas aumentem. E não é de se admirar, com os preços do produtor

 

E não é de admirar, com os índices de preços ao produtor para o trigo e a carne de porco mais altos do que nunca e os agricultores bem remunerados. Isto leva a um alto nível de disponibilidade para investimentos, o que resultará em um crescimento do mercado de cerca de 7% em toda a Europa.”

 

Fendt aumenta sua participação no mercado na Europa

“Com a demanda nos mercados de tratores da Europa crescendo exponencialmente, esperamos vender 188.000 tratores este ano”, estima Gröblinghoff. Isso traz o mercado de tratores quase de volta aos níveis de 2012, que foi um ano recorde. Para 2021, ele espera uma recuperação no mercado de tratores da Europa (excluindo a Turquia). “Asseguramos uma alta participação de mercado de 10,6% na Europa.” As vendas globais de tratores Fendt estão novamente em crescimento em relação ao ano anterior, com mais de 20.000 unidades previstas para serem produzidas.

 

Cerca de 6.300 funcionários Fendt

Em meados de 2021, a Fendt empregava cerca de 6.300 pessoas na Alemanha (Marktoberdorf, Asbach-Bäumenheim, Waldstetten, Feucht, Hohenmölsen e Wolfenbüttel). 300 profissionais a mais em comparação ao mesmo período do ano anterior. Mais de 4.000 pessoas trabalham apenas na sede em Marktoberdorf.

 

Pesquisa e desenvolvimento com foco em produtos digitais

“A nossa principal competência está na tecnologia inovadora. Empregamos aproximadamente 500 engenheiros que lidam tanto com o maquinário agrícola em si quanto com a digitalização”, afirma o CEO da Fendt.

 

Em abril de 2021, foi inaugurado o novo Centro de Desenvolvimento em Marktoberdorf, com 140 novas posições nas áreas de eletrônica, software e digitalização. “Esta equipe está trabalhando no futuro digital da agricultura.”

 

Crescimento global

Olhando para um passado recente, é possível ver que a Fendt teve um ano de muito êxito em 2020, apesar das circunstâncias. “Nosso sucesso também é altamente valorizado dentro do AGCO. O desenvolvimento global da marca é uma das iniciativas mais importantes do Grupo. Somos a marca em crescimento dentro do Grupo. Isso é possível porque oferecemos máquinas que são procuradas em todo o mundo, mas que também são procuradas em nossos mercados europeus. Ao fazer isso, estamos lançando a base para o futuro.”

 

A marca e os produtos Fendt estão com uma presença cada vez mais forte na América do Norte e Brasil, além de África do Sul, Austrália e Nova Zelândia. A Fendt está conquistando novos clientes no segmento de tratores de grande porte na América do Norte e no Brasil. A colheitadeira Fendt IDEAL e a semeadora de precisão Fendt MOMENTUM estão ganhando novos modelos.

 

“O feedback dos clientes no mercado norte-americano mostra um desempenho excepcional em termos de economia de combustível, qualidade de grãos e capacidade em comparação com a concorrência. A Fendt MOMENTUM também completou com sucesso sua primeira temporada de plantio na América do Norte”, relata Gröblinghoff. Neste ano, a colheitadeira foi lançada com sucesso na África do Sul.

 

Na Austrália e na Nova Zelândia, os novos pedidos de tratores aumentaram significativamente em 2020. Mas também há um crescimento positivo em torno das soluções de colheita verde, como as enfardadeiras de fardos cilíndricos Fendt, em que “nossas equipes alcançaram um aumento de 80% nos pedidos em comparação com o ano anterior.”.

 

FendtONE é a resposta para a superação dos desafios da agricultura

“FendtONE é a nossa resposta aos últimos desafios da agricultura”, diz Gröblinghoff. FendtONE permite que o operador tenha uma visão geral e conheça com precisão os números operacionais, por meio de relatórios simples e fáceis de compreender. “A coleta de dados digital e central será o pré-requisito básico para Farm2Fork; conformidade com as diretrizes do Green Deal e a rastreabilidade das cadeias de produção.

Essa é uma das nossas respostas para uma agricultura sustentável,  que deve se tornar mais transparente numa sociedade que deseja conhecer melhor a produção de alimentos.

Muitos consumidores desejam ter todos os fatos para que possam tomar decisões esclarecidas nas suas compras.

A agricultura sustentável é um fardo e uma oportunidade, porque existe um enorme potencial para maior lucratividade e eficiência”, explica o CEO da Fendt.

 

A transformação quase completa da agricultura

“Fazemos parte de uma grande revolução digital, desempenhando um papel significativo na formação deste movimento. Estamos cientes dessa responsabilidade, e nós a acolhemos”, diz Gröblinghoff sobre o projeto de tecnologia de acionamento alternativo em andamento. Como parceira do projeto Fraunhofer ISE, a marca está usando o Fendt e100 Vario para testar uma abordagem holística no uso de agrivoltaicos. O esquema piloto inclui levar a eletricidade gerada para operar o trator elétrico/movido a bateria usado no cultivo de frutas. A Fendt também é parceira do projeto conjunto “H2Agrar”, financiado pelo estado alemão da Baixa Saxônia, que visa desenvolver uma infraestrutura de hidrogênio com foco na agricultura.

 

Check Also

Prêmio Machine of the Year Brasil®2024/25 retorna com força total

O aguardado Prêmio Machine of the Year Brasil® está de volta em 2024, destacando tecnicamente …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.