Home / Destaque / A nova plantadeira de precisão Fendt MOMENTUM apresenta novos recursos

A nova plantadeira de precisão Fendt MOMENTUM apresenta novos recursos

As mudanças climáticas causam alterações nas janelas de plantio, que estão cada vez mais curtas e demandando mais tecnologias de precisão. A plantadeira de ultraprecisão MOMENTUM com opção de fertilizante líquido já foi testada e aprovada pelos clientes da Fendt na América do Norte, Brasil e Europa Oriental, durante o Fendt MOMENTUM Crop Tour. O kit extra para colza e o tanque de granulado expandem a gama de aplicações e o impacto da plantadeira nos campos.

 

Singulação ainda mais precisa

A partir de julho deste ano, o mercado do Leste Europeu poderá encomendar um kit especial de plantio de colza com a MOMENTUM. Isto aumenta a variedade atual de culturas, incluindo milho, soja e girassóis, e significa que a Fendt MOMENTUM pode plantar sementes ainda menores.

 

Nova unidade de plantio

As linhas de plantio possuem diferentes tubos para transportar sementes variadas com precisão do tanque até a lavoura. Substituir os tubos das linhas de plantio nunca foi tão rápido e fácil do que com os novos sulcador e suspensão dos discos. Isso significa ainda menos tempo de máquina parada enquanto a semente é trocada.

Há ainda a opção de um tanque para microgranulados ou inseticida, que pode ser instalado além de cada unidade de plantio, com a vantagem de aplicação de fertilizante de pré-emergência durante o plantio.

 

Sempre na trilha certa, mesmo sem orientação de faixa

As sombras das árvores ou da topografia podem interromper o sinal de GPS, mas o marcador de linhas opcional da Fendt MOMENTUM supera este problema. Os campos são processados de forma eficiente, mesmo se o sinal de GPS estiver fraco, e as faixas passam por uma transição suave. O marcador de linhas pode até ser usado para supervisionar o trabalho nas cabeceiras.

 

Proteção ambiental e maior rendimento no campo

É fundamental que as culturas tenham uma emergência estável para maximizar o seu potencial de rendimento. E, para isso, a profundidade de plantio e o controle automático de plantio desempenham um papel decisivo. Com o controle automático de plantio DeltaForce, a Fendt MOMENTUM garante que a semente seja plantada de maneira uniforme e na profundidade certa. A unidade de singulação de alta precisão vSet atinge uma precisão de 99,5%, mesmo em altas velocidades de plantio. A semente é sempre plantada com precisão.

Na estação de plantio de 2020, parte do Fendt MOMENTUM Crop Tour na Ucrânia, a AGCO conduziu um teste de um ano em campos de milho. Os resultados mostraram que a máquina apresentou um aumento no rendimento graças à sua combinação de precisão e soluções inteligentes. O controle automático de plantio DeltaForce trouxe um aumento significativo no rendimento de 1,7t/h e 1,3 t/ha, respectivamente, em comparação com o controle fixo.

Outro fator que contribui para um rendimento uniforme foi a redução da compactação do solo. O Load Logic gerencia o peso de forma totalmente automática, evitando, assim, a compactação do solo por meio do ajuste hidráulico de distribuição do peso. O sistema usa sensores para registrar o peso em cada eixo, e o peso é ajustado hidraulicamente. Também adapta a pressão interna dos pneus às cargas do veículo de forma automática. Isso reduz a compactação do solo, o que significa que as plantas emergem de maneira mais uniforme e, por sua vez, a aumenta a produtividade.

Nos Estados Unidos, como parte do Fendt MOMENTUM Crop Tour de 2020, a AGCO conduziu teste de campo para mostrar como a compactação do solo afeta a altura de crescimento do milho. Os lotes de terreno estavam localizados nos estados norte-americanos de Illinois, Minnesota, Ohio e Dakota do Sul. No teste, as plantas de milho atingiram uma altura média de 182 cm, ou 189 cm, quando o plantio de precisão foi acionado com pressão de pneu de 1 bar. Essa altura é pelo menos 10 cm maior do que quando o plantio de precisão foi acionado com uma pressão de pneu de 3,8 bar. Ao reduzir a compactação do solo durante o plantio, a equipe conseguiu aumentar significativamente a biomassa e o rendimento.

 

No mercado brasileiro, a plantadeira de precisão está disponível nos modelos Fendt MOMENTUM 30 e Fendt MOMENTUM 40, com 30 e 40 linhas respectivamente. Na América do Norte, a Fendt MOMENTUM está disponível com 16, 24, 32, 36 ou 48 linhas. No mercado do Leste Europeu, a Fendt MOMENTUM 16 e a Fendt MOMENTUM 24 podem ser encomendadas com 16 e 24 linhas, respectivamente.

 

Check Also

Prêmio Machine of the Year Brasil®2024/25 retorna com força total

O aguardado Prêmio Machine of the Year Brasil® está de volta em 2024, destacando tecnicamente …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.