Home / Destaque / Mulheres no comando: operadoras de máquinas da Case IH impulsionam o agronegócio

Mulheres no comando: operadoras de máquinas da Case IH impulsionam o agronegócio

Público feminino se destaca nos treinamentos da Case IH

A presença feminina na agricultura mundial cresce a cada dia. Mulheres de várias idades e de todos os cantos do país estão ocupando diversas posições nos campos brasileiros. Entre essas funções, podemos destacar a profissão de operadora de máquinas agrícolas. Os treinamentos de capacitação profissional da Case IH proporcionam oportunidades para mais mulheres estarem aptas a trabalharem com os equipamentos da marca da CNH Industrial. 

Eduardo Penha, diretor de Marketing Comercial da Case IH, ressalta que a Case IH conta com uma equipe de consultores técnicos (agrônomos e engenheiros) espalhados pelo Brasil para capacitar operadoras e operadores. “Esse time conta com profissionais especializados em diferentes culturas e máquinas e tem como principal objetivo estar perto do cliente para oferecer consultoria técnica customizada para cada produtor”, comenta.

Para Tayana Anieri, coordenadora de Marketing da Case IH, os treinamentos são também oportunidades de desenvolvimento profissional. “Homens e mulheres, de todas as idades, saem aptos a operarem máquinas depois dos cursos. Para nós, da Case IH, é uma satisfação ofertar essa possibilidade a muitas pessoas de todas as regiões do Brasil”, afirma. 

Moradora de Primavera do Leste (MT), Marli Schuster Machado, 59 anos, é formada em técnica de segurança e tornou-se operadora de máquinas há três anos, após receber treinamentos em campo do time da Case IH. Nesse período, ela trabalhou nas colheitas de milho e soja na fazenda Carolina. Nos últimos dois anos, Marli atuou com a colheitadeira de grãos Axial-Flow Série 230 modelo 7230 e, atualmente, ela opera a colheitadeira Axial-Flow Série 250 Automation AFS Harvest Command modelo 8250. 

 “Com treinamentos não é difícil aprender.  Já estou com 59 anos e não sou mais uma menina. É minha paixão trabalhar com máquinas. Eu achava que gostava da minha profissão de técnica de segurança, mas eu amo muito mais trabalhar com máquinas. Me sinto mais mulher”, comenta Marli. “Trabalhei na roça e em outros lugares com trabalho braçal. Agora sinto a diferença de trabalhar com máquinas. É outra qualidade de vida”, complementa.

Na Granja Ribeiro, em Santo Antônio da Patrulha (RS), quem toma conta da colheita é a estudante de engenharia agrônoma Alessandra Ribeiro, que recentemente adquiriu uma colheitadeira de grãos Axial-Flow Série 150 modelo 6150. “Tenho um elo muito forte com a agricultura, passando de geração em geração. Meu avô paterno deu origem à Granja Ribeiro, e hoje tenho o maior orgulho de dizer que trabalho e faço parte desse time. Gostamos de trazer a tecnologia para a lavoura, além de conforto e maquinários modernos, com certeza a Case IH abrange todas as nossas necessidades com êxito”, afirma.

A estudante Julia Daniela Oliveira Barbosa, 14 anos, mora em Aramina (SP) e sonha em trabalhar com agricultura, operando colhedoras de cana da Case IH. A família dela tem quatro colhedoras da marca que trabalham em quatro usinas da região. “Eu sempre acompanho meu pai nas colheitas. Entro na cabine com ele, desde pequena. E foi assim que meu interesse por agricultura surgiu. Minhas amigas acham diferente e me apoiam. Eu pretendo cursar agronomia e operar as colhedoras da Case IH. A 8800 é o meu xodó. Eu a amo!”, conta.

Case IH Academy

Além dos consultores de campo, a marca tem outro projeto voltado à capacitação: o Case IH Academy. Pensado inicialmente em ser um treinamento presencial, o projeto foi readaptado durante a pandemia da Covid-19. Agora no formato virtual, para evitar aglomerações e garantir a segurança sanitária dos colaboradores e clientes, o Case IH Academy é customizado para a necessidade dos clientes. Os treinamentos com foco em manutenção, operação, agricultura de precisão e técnicos já capacitaram centenas de produtores e operadores. 

Sobre a Case IH

A Case IH coloca a tecnologia ao alcance do homem do campo, oferecendo um sistema completo de produtos e serviços capazes de preparar o produtor rural para os desafios do seu dia a dia. Entre as soluções oferecidas pela marca, estão as colheitadeiras de grãos, colhedoras de cana e café, além de tratores com uma ampla faixa de potências, pulverizadores auto propelidos e plantadeiras. Produtos que fazem da marca a melhor opção do plantio à colheita. A Case IH é uma marca da CNH industrial. Mais informações podem ser encontradas no site caseih.com.br.

Check Also

New Holland lança no Show Rural Coopavel nova linha de plantadeiras leves e semeadeiras

Marca também apresenta na feira, que vai de 5 a 9 de fevereiro, em Cascavel …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.