Home / Destaque / AGCO lidera iniciativa do Ministério da Agricultura para registro de tratores

AGCO lidera iniciativa do Ministério da Agricultura para registro de tratores

Em evento com presença da ministra Tereza Cristina, companhia fez entrega do equipamento número 001 do sistema ID Agro

Em evento realizado nesta sexta-feira (20) em Brasília, a AGCO – multinacional detentora das marcas de maquinários agrícolas Massey Ferguson, Valtra e Fendt – fez a entrega do trator de número RENAGRO 001 do Sistema ID Agro – Registro Oficial de Tratores e Máquinas Agrícolas. A cerimônia de lançamento do programa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) contou com a presença da ministra Tereza Cristina, do secretário executivo do Ministério da Justiça, Tercio Issami Tokano, de representantes do setor, da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e de executivos da companhia.

Antônio José Inda Filho, produtor de Minas Gerais com seu trator MF 6713, o primeiro equipamento a fazer parte do sistema ID Agro (foto/crédito: AGCO divulgação)

O primeiro equipamento a ser registrado no sistema ID-Agro é o trator Massey Ferguson MF 6713, comercializado pela concessionária SM Tratores. O RENAGRO 001 é do proprietário Antônio José Inda Filho, produtor de soja, milho e feijão no estado de Minas Gerais. “Certamente é um marco e uma iniciativa fantástica. Sei que foi um trabalho árduo para chegar até aqui e que trará uma segurança muito grande para nós produtores rurais”, definiu o agricultor.

 

O Sistema ID Agro estará ligado às autoridades policiais de cada Estado e vai contribuir para apoiar os direitos e segurança do agricultor. O registro de tratores agrícolas dará maior tranquilidade para produtores quando transitarem com suas máquinas em vias públicas, evitando problemas que hoje agricultores enfrentam devido à falta de registro oficial. Além disso, o ID Agro dará maior garantia fiscal de propriedade do bem, facilitando operações de rastreabilidade e fiscalização para coibir roubos e furtos, bem como poderá facilitar processos de financiamento. A facilidade de transporte de máquinas embarcadas e tendência de redução considerável do custo do seguro de máquinas agrícolas automotoras também fazem parte da variedade de resultados positivos.

 

“O ID Agro trará muitas vantagens ao produtor rural, como o aumento da comercialização de máquinas usadas, em função da certeza da legítima propriedade do equipamento, e consequentemente o estímulo à venda de máquinas novas. Isso significa aumento de produtividade, sem contar a proteção do produtor rural contra roubos”, declarou Ana Helena, diretora de Assuntos Governamentais da AGCO América do Sul.

 

Sem custo adicional para o produtor rural e de caráter facultativo, o registro no programa é responsabilidade do concessionário (representante autorizado) junto a fábrica responsável pela venda. A AGCO treinou colaboradores das mais de 200 concessionárias do Brasil para que pudessem orientar o agricultor na adesão ao ID Agro, quando adquirirem uma nova máquina. Fazem parte desse programa todos os equipamentos motorizados, como tratores, colheitadeiras, pulverizadores, entre outros.

 

Sobre a Legislação de trânsito para máquinas agrícolas:

 

Atendendo a Lei 13.154 de 2015, que torna obrigatória o registro de tratores agrícolas facultados a transitar em via pública, o desenvolvimento da Plataforma de Registro de Tratores e Máquinas Agrícolas, ID Agro, é liderado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), em convênio com o Instituto CNA e com colaboração da AGCO e outras montadoras máquinas agrícolas.

 

Não se trata de emplacamento dos tratores e nem registro para novas taxas ou impostos. A própria Lei 13.154 dispensa emplacamento e licenciamento de tratores agrícolas e também garante a gratuidade do registro. Após cadastro no sistema, o documento pode ser impresso, apresentado por meio do aplicativo ID Agro ou mesmo por QR-Code adesivado na máquina. Os novos equipamentos já poderão ser vendidos com essa opção e os usados serão cadastrados gradualmente.

 

Check Also

New Holland lança no Show Rural Coopavel nova linha de plantadeiras leves e semeadeiras

Marca também apresenta na feira, que vai de 5 a 9 de fevereiro, em Cascavel …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.