Home / Destaque / CURSOR 13 É O MOTOR A GÁS NATURAL MAIS POTENTE DAS ESTRADAS

CURSOR 13 É O MOTOR A GÁS NATURAL MAIS POTENTE DAS ESTRADAS

Propulsor seis cilindros de 460 cv de potência foi desenvolvido para aplicações de longa distância, entregando alta confiabilidade e menores custos operacionais

 

Economia com combustível chega a 20% no Brasil, em comparação à motorização movida a diesel, além de emitir menos ruído de funcionamento

 

 

 

Líder no segmento de gás natural, a FPT Industrial, marca da CNH Industrial, disponibiliza ao open market no Brasil o motor FPT Cursor 13 Gás Natural. Trata-se do mais potente propulsor seis cilindros 100% movido a gás natural comprimido, gás natural liquefeito e biometano.

 

Sucesso na Europa, o FPT Cursor 13 Gás Natural é o primeiro motor on-road especialmente desenvolvido para aplicações de longa distância, garantindo alta confiabilidade e menores custos de operação. A exclusiva tecnologia de combustão estequiométrica da FPT Industrial garante performance e rendimento para o transporte rodoviário de cargas e passageiros.

 

FPT Cursor 13 Gás Natural

 

 

Com 460 cv de potência e torque máximo de 2000 Nm a 1100 rpm, esta poderosa unidade de força proporciona uma economia de custos com combustível de até 20% no Brasil, em comparação à motorização equivalente a diesel, além de menor ruído de funcionamento.

 

Graças a um sistema de pós-tratamento por meio de um catalisador de três vias, compacto e sem necessidade de manutenção, a exclusiva tecnologia de combustão estequiométrica da FPT Industrial contribui para o que FPT Cursor 13 Gás Natural seja a solução mais adequada para montadoras de transporte de cargas e passageiros, proporcionando carga útil otimizada e melhor aproveitamento de espaço.

 

Desta forma é possível instalar tanques de combustível mais espaçosos nos veículos pesados, aumentando a autonomia nas estradas.

 

A FPT Industrial detém um amplo portfólio de motores a gás natural de 3 litros a 12,9 litros e potências de 136 cv (100 kW) a 460 cv (338 kW), que equipam, no mercado aberto, veículos comerciais, caminhões leves, médios e pesados, e ônibus em diferentes aplicações.

 

CUSTO COMPETITIVO, CONFIABILIDADE E EFICIÊNCIA

Os motores a gás têm custo total de propriedade competitivo, além de oferecer todas as vantagens dos motores a combustão tradicionais, inclusive a confiabilidade. A experiência da FPT Industrial em gás natural também abre caminho para uma indústria mais ecológica, já que o biometano é compatível com os motores e pode ser gerado a partir de fontes renováveis ou por meio da reciclagem de resíduos orgânicos, reduzindo as emissões de CO2 a quase zero.

 

“Estamos sempre a frente no desenvolvimento de powertrain associado a combustíveis alternativos. Com o FPT Cursor 13, trazemos ao mercado brasileiro um produto que carrega toda a tecnologia da marca em gás natural. Nosso trabalho tem como objetivo proporcionar máxima eficiência aliada aos menores custos operacionais, pensando em um futuro mais verde”, afirma o presidente da FPT Industrial para a América do Sul, Marco Rangel.

 

FICHA TÉCNICA

FPT Cursor 13 Gás Natural

 

Cilindrada: 12.9L

Potencia [cv]: 460 @ 1900 rpm

Torque [Nm]: 2000 @ 1100 rpm

Número de cilindros: 6

Número de válvulas por cilindro: 4

Aspiração: Turbocompressor

Injeção: Multiponto estequiométrica

Diâmetro X curso [mm]: 135 x 150

Dimensões C/L/A [mm]: 1.610/1.027/1.178

Combustível: Gás natural comprimido, gás natural liquefeito e biometano

Peso [Kg]: 1240

Check Also

New Holland lança no Show Rural Coopavel nova linha de plantadeiras leves e semeadeiras

Marca também apresenta na feira, que vai de 5 a 9 de fevereiro, em Cascavel …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.