Home / Noticias / Ferramenta digital impulsionará abastecimento e comércio intrarregional de alimentos na América Central, República Dominicana e México

Ferramenta digital impulsionará abastecimento e comércio intrarregional de alimentos na América Central, República Dominicana e México

 
Criada pelo IICA e União Europeia, será para uso dos ministros e secretários de Agricultura destes países.

Imagem do aplicativo que permitirá às autoridades agrícolas compartilhar e conhecer informação em tempo real sobre excedentes ou escassez de produtos nos países e, assim, fomentar o comércio intrarregional.

Os países da América Central, República Dominicana e México contam com uma nova ferramenta digital para o abastecimento de alimentos, com o que se busca fortalecer a segurança alimentar da região em meio à pandemia de Covid-19.

Trata-se do Sistema de Abastecimento Agroalimentar Regional para a Segurança Alimentar (SAAR), criado pelo Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e a União Europeia (UE) e cujo uso será exclusivo de ministros e secretários de Agricultura de Belize, Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá e República Dominicana.

O aplicativo permitirá às autoridades agrícolas compartilhar e conhecer informação em tempo real sobre excedentes ou escassez nos países de produtos como grãos básicos, frutas, hortaliças, carnes, lácteos e outros, e assim fomentar o comércio intrarregional e impulsionar o abastecimento e a disponibilidade de alimentos.

O sistema também está dotado de informação sobre mercados, requerimentos de importação, alertas de preços de referência, um chat para a comunicação fluida entre os ministros e secretários, entre outras facilidades.

A ferramenta foi apresentada pelo Diretor Geral do IICA, Manuel Otero, em uma reunião virtual com os ministros e secretários de agricultura das nações mencionadas. Faz parte da cooperação técnica que o Instituto desenvolve para minimizar, em seus países membros, os impactos da Covid-19 no setor agroalimentar.

Participaram do encontro o Ministro da Agricultura e Pecuária da Costa Rica, Renato Alvarado; o Secretário de Estado de Agricultura e Pecuária de Honduras, Mauricio Guevara; o Ministro da Agricultura e Pecuária da Nicarágua, Edward Centeno; o Vice-ministro de Desenvolvimento Econômico Rural encarregado de Despacho da Guatemala, Eduardo Mendoza; o Diretor da Oficina de Políticas e Planejamento Setorial de El Salvador, Enrique Parada; o Diretor Nacional de Agricultura do Panamá, Reinaldo Solís; e o CEO do Ministério da Agricultura de Belize, José Alpuche.

“Com o aplicativo estaremos nos contactando para termos comunicação entre nós, é um mecanismo que agiliza este processo e facilita a troca que requeremos para dar sustentabilidade à segurança alimentar de nossa região”, afirmou Centeno.

O Vice-ministro Mendoza, de Guatemala, acrescentou que o sistema “é de suma utilidade neste contexto de crise para apoiar nossos setores produtivos e poder manter os espaços comerciais”.

Na reunião virtual se mostrou também o app “Medidas de saúde e segurança para o setor agroalimentar ante a Covid-19”, disponível atualmente para dispositivos Android.

O aplicativo, desenvolvido também pelo IICA e pela UE no contexto do projeto AGRO-INNOVA, e com o aporte do Fab Lab do Instituto, é voltado aos produtores e trabalhadores agrícolas e objetiva prevenir o coronavírus por meio de boas práticas em temas de segurança e saúde para o manejo da produção agrícola e da inocuidade dos alimentos.

Sobre o IICA

É o organismo internacional especializado em agricultura do Sistema Interamericano. Sua missão é estimular, promover e apoiar os esforços de seus 34 Estados-membros para alcançar o desenvolvimento agrícola e o bem-estar rural, por meio da cooperação técnica internacional de excelência.

Check Also

CASE Construction Equipment inova processo de lançamento de produto no Brasil

Projetado no exterior, rolo compactador recebeu uma série de melhorias tendo como foco a experiência …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.