Home / Destaque / Innovation Day da CNH Industrial apresenta tendências

Innovation Day da CNH Industrial apresenta tendências

Em sua segunda edição, evento mostra como a inovação nos segmentos agrícolas, de construção, transporte e energia ajudam na melhoria da eficiência, produtividade e inclusão

Evento Innovation Day da CNH, em sua sede de Curitiba. 26/09/2019 Foto: Brunno Covello

Inovação voltada para a melhoria da experiência do cliente, criando valor nos processos, produtos e nas soluções que são entregues. Inovação em conformidade com os desafios de produção, consumo e modo de vida do futuro que geram boas práticas, competitividade, pioneirismo e valor agregado. Esse foi o foco da segunda edição do Innovation Day, promovido pela CNH Industrial nesta quinta-feira, 26 de setembro, na sua fábrica de Curitiba (PR).

O Innovation Day faz parte de uma série de ações desenvolvidas para estimular o interesse dos colaboradores por ações que os permitam colocar em prática sua criatividade, o que gera novas ideias e negócios, e expandir a “cultura” de inovação dentro da corporação. O evento envolve um público além dos colaboradores da CNH Industrial. Nesta segunda edição, o Innovation Day reuniu funcionários, acadêmicos, parceiros, fornecedores e jornalistas, que acompanharam as palestras e atrações.

Durante a ação, os líderes de inovação da companhia contaram como as novas tecnologias são desenvolvidas, conduzidas e aplicadas. Os engenheiros responsáveis por cada marca apresentaram as tendências para cada segmento, citando exemplos de produtos com tecnologias implementadas que melhoram a experiência do cliente, contribuem para a sustentabilidade e levam a inovação para o setor de energia, transporte, construção e agrícola.

“Penso inovação como uma jornada. É algo que deve ser construído diariamente. Queremos ter continuamente um ambiente de inovação onde a colaboração e a cooperação interna são mais importantes que a competição”, afirma Vilmar Fistarol, presidente da CNH Industrial para a América do Sul. “Estamos trabalhando com métodos, disciplina, benchmarking, treinamento e muito foco em um novo jeito de fazer negócios, um novo olhar para a atividade produtiva e empresarial”, completa.

Para o diretor de desenvolvimento de produto e engenharia agrícola da CNH Industrial para a América do Sul, Sergio Soares, o Innovation Day é uma oportunidade de compartilhar ideias, trabalhar de forma colaborativa e aberta. “Com foco em produtividade, eficiência e sustentabilidade, buscamos sempre estudar o cenário, entender as necessidades, identificar as tendências, assumir os riscos e relacionar com os clientes”, afirma.

Em todas as apresentações, a inovação foi relacionada à sustentabilidade. Para a CNH Industrial, inovação é uma ferramenta fundamental para o mundo e o futuro sustentável que almejamos. Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU pautam a nossa estratégia de negócio e direcionam nossos esforços e investimentos. A inovação, por sua vez, nos permite atualizar e reinventar processos, produtos e serviços, alinhados com os ODS, com as tendências de mercado e com a nossa constante busca pela melhoria da experiência do cliente.

Evento Innovation Day da CNH, em sua sede de Curitiba. 26/09/2019 Foto: Brunno Covello

Telma Cracco, vice-presidente de recursos humanos da CNH Industrial para a América do Sul, reforçou o compromisso da empresa de trabalhar nas demandas globais na visão da nova economia, que exige diversidade e troca entre todas as áreas, visando oferecer não somente produtos, mas, também, soluções para os clientes. “A CNH Industrial acredita que integrar novas tecnologias e ideias inovadoras criam um ambiente de transformação, e priorizar a diversidade e a inclusão é o estímulo para a criação de soluções disruptivas”, assegura.

“A inovação no segmento de construção se reflete na conectividade dos equipamentos, eficiência operacional e acessibilidade”, revelou Humberto Lopes, diretor de desenvolvimento de produto e engenharia para equipamentos de construção. Sempre de olho na melhoria da experiência do cliente, os equipamentos de construção da CNH Industrial recebem constantes investimentos para a oferta de máquinas mais produtivas, econômicas e sustentáveis. Nesse segmento, estamos representados no mercado pelas marcas CASE Construction Equipment e New Holland Construction.

O setor de transporte também apresentou novas tecnologias focadas na experiência do cliente e sustentabilidade. “Buscamos inovação no que diz respeito a novas soluções para o transporte de cargas e pessoas, tendo como pilares a digitalização, automação, oferta de novos serviços e propulsão alternativas tais como aquelas baseadas em biocombustíveis e eletrificação”, relatou Darwin Viegas, diretor de Desenvolvimento de Produto e Engenharia do Negócio de Transportes da CNH Industrial.

Já a IVECO, marca da empresa dedicada a produção de veículos comerciais (caminhões e ônibus), mostrou como trabalha a combinação de eficiência e simplicidade nas rodovias por meio de digitalização, automação e servitização. A marca também apresentou suas ações inovadoras de gerenciamento energético, apresentando veículos mais econômicos e veículos híbridos, sempre de olho no aumento da produtividade e competitividade para o cliente e na contribuição para a sustentabilidade.

A FPT Industrial, líder mundial em sistemas de powertrain, fabricando motores, eixos e transmissões para veículos e máquinas, além de geradores de energia, representa a CNH Industrial no segmento de motores. A marca apresentou a inovadora possibilidade de se usar o hidrogênio para produção de energia. “Ele pode ser produzido a partir de fontes de energia renováveis como a eólica e a solar. É inegável que o futuro desse segmento, com reflexo em todos os demais, se resume em eficiência energética, com alto rendimento e baixas emissões de gases poluentes”, apontou o diretor de desenvolvimento de produto e engenharia de motores e energia da CNH Industrial, Alexandre Xavier.

“A inovação no segmento agrícola se reflete na automação visando a autonomia das máquinas, conectividade dos equipamentos com possibilidade de monitoramento remoto, aplicação de agricultura de precisão e gestão de frota e foco em sustentabilidade e acessibilidade”, segundo Sergio Soares. As marcas agrícolas da CNH Industrial, Case IH e New Holland Agriculture, mostraram que as novas tecnologias desenvolvidas proporcionam mais autonomia aos clientes, possibilitando a tomada de decisões com base em análises de dados. Isso é reflexo de um trabalho que antecipa as necessidades dos clientes e foca na melhoria de suas experiências.

Muito além de produto

O Innovation Day também contou com a participação dos setores jurídico, de compras, manufatura e do Banco CNH Industrial, que apresentaram como a empresa se tornou uma das dez mais inovadoras do País: com propositividade dos colaboradores e engajamento das lideranças. “Usamos o que temos de melhor: as pessoas, a inteligência coletiva”, afirmou Reinaldo Rodrigues Silva, gerente de otimização de custo do produto da CNH Industrial. Os setores demonstraram como têm buscado, por meio de diversas iniciativas internas, o envolvimento dos funcionários, estimulando os próprios colaboradores a encontrarem oportunidades, desenvolverem novas ideias e gerarem resultados.

A inovação na CNH Industrial

Investimentos

Referência em inovação, no ano passado, a empresa investiu cerca de mais de US$ 100 milhões em Pesquisa e Desenvolvimento na América do Sul, sendo que o Brasil representa a maior parte. No mundo, o investimento global da CNH Industrial em Pesquisa e Desenvolvimento foi de US$ 1,1 bilhão em 2018.

Centros de Pesquisa e Desenvolvimento

No total, a CNH Industrial tem sete Centros de P&D na América Latina: Betim, Contagem, Curitiba, Sete Lagoas, Sorocaba e Piracicaba no Brasil; e um em Córdoba, na Argentina. No seu departamento de Engenharia, a empresa tem mais de 600 profissionais dedicados ao desenvolvimento de novos produtos.

Patentes

Somente no ano de 2018, a CNH Industrial depositou 63 novos pedidos de patentes no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), o equivalente a um aumento de mais de 30% em relação ao ano anterior. Esse resultado demonstra um crescimento consistente e sustentável, baseado em todas as ações de incremento da cultura de inovação.

Treinamentos para a inovação

Ao mesmo tempo em que lança máquinas altamente tecnológicas, a CNH Industrial capacita os operadores para que tenham conhecimento de todas as funções dos equipamentos e as tecnologias embarcadas. Em 2015, inauguramos o Centro de Treinamento e Tecnologia de Sorocaba com o objetivo de promover cursos para as áreas agrícolas e de construção e monitorar as operações dos equipamentos à distância.

Prêmio Valor Inovação Brasil

Em 2019, a CNH Industrial foi eleita, pelo segundo ano consecutivo, a mais inovadora do setor Automotivo e Veículos de Grande Porte, do Prêmio Valor Inovação Brasil 2019 e apareceu pela primeira vez entre as 10 mais inovadoras do País. A elaboração do ranking tem como base quatro pilares da cadeia de inovação: intenção de inovar, esforço para realizar a inovação, resultados obtidos e avaliação do mercado.

Check Also

New Holland lança no Show Rural Coopavel nova linha de plantadeiras leves e semeadeiras

Marca também apresenta na feira, que vai de 5 a 9 de fevereiro, em Cascavel …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.