Home / Noticias / BKT na linha de frente da fabricação sustentável de pneus

BKT na linha de frente da fabricação sustentável de pneus

A BKT celebrou um Contrato de Investigação e Desenvolvimento com a Kultevat, Inc.
visando o desenvolvimento de novos métodos de compostos e tecnologias de fabricação de pneus com base na borracha TKS como substituto para a borracha natural

Seregno (Itália), 23 de abril de 2018 – Balkrishna Industries Limited (BKT), um fabricante de pneus Off-Highway (fora-de-estradaI) líder sediado na Índia celebrou um Contrato de Investigação Conjunta com a Kultevat, Inc., uma empresa de biotecnologia dos EUA líder e especializada no cultivo e processamento do dente-de-leão TKS como uma alternativa renovável e sustentável à borracha natural. O objetivo do contrato é o desenvolvimento de novos métodos de compostos baseados na borracha TKS, para integração no processo de fabrico de pneus. Todos os estudos, análises, experiências e testes serão realizadas no recém-inaugurado e moderno Centro de Investigação e Desenvolvimento da BKT conhecido como “Suresh Poddar Innovation Hub” o qual se estende ao longo de uma área de 10 hectares no mais recente e maior local de produção da empresa em Bhuj, na Índia. O Centro de I&D foi oficialmente inaugurado no ano passado ao terem sido anunciados uma série de projetos ambiciosos relacionados com materiais sustentáveis, incluindo a procura de alternativas à borracha natural e sintética, bem como ao desenvolvimento de compostos de alto desempenho com nano materiais e nano compósitos. Este projeto de I&D de grande envergadura faz parte do compromisso da empresa para com a sustentabilidade e a inovação, encontrando-se totalmente em linha com os mais recentes requisitos da indústria e com as recomendações da Comissão Europeia relativas a matérias-primas críticas.

Recentemente, a BKT celebrou um Contrato de Investigação e Desenvolvimento com a Kultevat, Inc., uma empresa dos EUA cuja principal sede se encontra em St. Louis, no Missouri. A Kultevat, Inc. é especializada em tecnologia green e, em particular, na extração de borracha dente-de-leão de elevada qualidade do Taraxacum kok-saghyz (dente-de-leão russo) ou TKS, na versão abreviada, através de um processo amigo do ambiente. A empresa desenvolveu também métodos para estabilizar a borracha TKS. O Contrato qualifica-se como um “contrato de investigação conjunta” sob o Título 35 dos Códigos dos Estados Unidos relativos à lei de patentes. A BKT, que possui alguma experiência no desenvolvimento de métodos compostos relativos à borracha, pretende desenvolver métodos compostos que envolvam a borracha TKS de forma a que seja integrada como uma nova matéria-prima renovável e sustentável no processo de fabrico de pneus Off-Highway. O contrato envolve uma primeira fase de projeto com várias entregas de amostras em 2018, a fase 2 do projeto prevê o fornecimento de uma tonelada métrica de borracha TKS estabilizada à BKT até outubro de 2019.

A borracha TKS será enviada para o Centro de Investigação e Desenvolvimento da BKT em Bhuj. Na sequência de um Contrato com a Kultevat, a BKT irá iniciar uma série de estudos e experiências com a nova matéria-prima com base tanto no método científico como na tecnologia de materiais. A borracha de TKS irá gradualmente substituir ou reduzir o uso de borracha natural. Tendo obtido um conhecimento geral do comportamento físico-químico da nova matéria-prima e o desenvolvimento dos primeiros métodos de compostos, seguir-se-ão análises, testes e experiências mais específicos, para saber mais sobre os critérios de desempenho específicos tais como o comportamento quando exposta à sobrecarga mecânica; a resistência à fadiga; a resistência à tração; a durabilidade e a resiliência; a resistência ao corte, à fissuração e ao calor, etc. Várias fórmulas serão testadas para o desenvolvimento de compostos semiacabados com vista a obter o melhor desempenho do pneu para os requisitos específicos das aplicações mais variadas nos setores da agricultura, deslocação terrestre, portos e mineração, ATV e industrial. De acordo com os resultados, poderá ser necessário modificar os processos de produção e o equipamento existentes. Será um percurso longo mas desafiante de análise, conceção e realização de experiências adequadas, e definição dos critérios de desempenho baseados no conhecimento convencional antes de o primeiro protótipo de um pneu específico numa aplicação específica ser desenvolvido.

O Contrato entre a Kultevat e a BKT assume um significado enorme, se tivermos em consideração que se prevê que o consumo mundial de borracha natural seja de 17 milhões de toneladas em 2025. A procura mundial crescente, em especial na indústria de pneus, levará em breve à escassez desta matéria-prima. A Hevea brasiliensis consiste numa árvore nativa da América do Norte e, atualmente, é a única fonte comercial da borracha natural, sendo principalmente produzida na Ásia. O problema da Hervea é o seu tempo de espera longo, o que significa que as plantações devem ter pelo menos 6 a 8 anos antes de puderem ser colhidas pela primeira vez. Além disso, há falta de solo próprio para plantações na zona equatorial. Para atender à procura supracitada, serão necessários 8,5 milhões de hectares adicionais de plantações. Isto não poderá levar a outro desfecho que não ao seu esgotamento num período muito curto de tempo.

Tal como outros fabricantes de pneus, a BKT tem vindo a trabalhar em soluções de matérias-primas substituas, principalmente a guaiule e o dente-de-leão. A BKT optou por dente-de-leão devido ao seu mais elevado conteúdo em latex. Esta planta cresce anualmente inclusivamente em climas moderados. As suas raízes contêm cerca de 15% de latex, o qual pode ser usado como matéria-prima no fabrico de borracha. O dente-de-leão russo já foi usado durante outro período de escassez de borracha na Europa, após a Segunda Guerra Mundial, a sua utilização foi basicamente esquecida após a invenção da borracha sintética. Graças à biotecnologia avançada e a processos amigos do ambiente, a Kultevat é capaz de fornecer borracha TKS em grandes quantidades.

“A estratégia de comercialização da Kultevat requer que a empresa comercialize em mercados de borracha de especialidade desde o primeiro momento, enquanto a empresa continua a colaborar com a BKT no sentido de desenvolver produtos para os seus próprios fins,” Daniel R. Swiger, Diretor-Geral da Kultevat. “Envolvemos uma série de clientes e estamos atualmente a desenvolver TKS para processamento e borracha para fins do protótipo e de teste. Esperamos que as vendas comerciais da borracha tenham início em 2019.”

“A BKT esteve sempre empenhada na inovação, atribuindo os montantes regulares a Investigação e Desenvolvimento, uma vez que consideramos estes investimentos fundamentais para o sucesso ao competir num mercado mundial complexo com necessidades em rápida mudança” afirma Dilip Vaidya, Presidente e Diretor Tecnológico da BKT. – “O Contrato com a Kultevat para a borracha TKS é um grande passo em frente nas nossas atividades de I&D, em termos tanto de sustentabilidade como de inovação. Este projeto encontra-se totalmente em linha com os objetivos expressos na nossa Missão de I&D: Investigar e desenvolver tecnologias de materiais de ponta com vista a ultrapassar futuros desafios comerciais da BKT em termos de tecnologia do produto inovadora.”

Destacando a importância dada à procura de alternativas à borracha natural e, por conseguinte, ao projeto de investigação com a borracha TKS é o facto de que, em 2017, a Comissão Europeia colocou pela primeira vez a borracha natural na sua lista de materiai
“A BKT consiste num parceiro mundial ideal para a Kultevat, uma vez que são líderes na produção de investigação e venda de pneus fora-de-estrada. Tal irá melhorar a nossa capacidade de crescermos e de chegarmos à comercialização rapidamente.” Daniel R. Swiger, Diretor-Geral, Kultevat Inc.
s críticos para a UE. Por detrás do panorama que as matérias-primas são cruciais para a economia e que o acesso sem entraves a determinadas matérias-primas é uma preocupação crescente em todo o mundo, a Comissão Europeia emite e atualiza com regularidade uma lista de matérias-primas críticas. O objetivo da lista é criar consciencialização em termos de sustentabilidade dos materiais e potenciais riscos de fornecimento dos materiais e desenvolver ações de investigação e inovação através da implementação da “Agenda de 2030 em matéria de desenvolvimento sustentável e dos seus objetivos de desenvolvimento sustentável”.

Check Also

A importância do Brasil na produção de soja

Brasil deve colher um recorde de 153,8 milhões de toneladas de soja na safra 2022/23.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.