Home / Destaque / Workshop de inovação do Centro de Ciências Agrárias

Workshop de inovação do Centro de Ciências Agrárias

Recentemente a UFC tomou duas ações concretas frente à necessidade de realizar a Inovação como uma de suas funções perante a sociedade.

A primeira ação se refere à aprovação no CONSUNI da Resolução que dispõe sobre a definição, geração e gestão de direitos relativos à Propriedade Intelectual e da Inovação Tecnológica no âmbito da Universidade Federal do Ceará. Esta resolução regulamentou e facilitou muito a ação dos atores da UFC para realizar parcerias com empresas privadas, ONGs e instituições públicas.

A segunda ação é uma parceria firmada com a COPPE/UFRJ, especificamente com o Parque Tecnológico da COPPE, para que o mesmo auxilie no planejamento e organização do Parque Tecnológico da UFC. O nosso parque será um vetor inerente de aproximação da UFC às empresas privadas/ONGs/Instituições Públicas que poderão tanto construir fisicamente centros de P&D nas dependências do Parque como poderão utilizar a estrutura já instalada da UFC na forma de parcerias com Laboratórios Associados ao Parque. Qualquer laboratório ou Grupo de Pesquisa da UFC pode se associar ao parque na forma de Laboratório Associado.

Perante a este novo contexto institucional da UFC o Centro de Ciências Agrárias pretende promover um Workshop de Inovação com o intuito de aproximar os Grupos de Pesquisa da UFC às Empresas/ONGs que atuam na área agrícola.

Este Workshop será realizado em dois dias (31/10/2017 e 01/11/2017). No primeiro dia pela manhã haverá a formalização do CCA/UFC nesta empreitada de inovação e logo em seguida palestras de fomentadores financeiros interessados em investir na inovação em projetos de parcerias CCA/Empresas-ONGs. No período da tarde as empresas apresentarão suas demandas tecnológicas e de negócios.

No segundo dia será realizado um Matchmaking que é uma metodologia de negócios aonde há a marcação de reuniões rápidas (30 minutos) juntando os atores representativos da inovação (empresas/CCA). A marcação das reuniões é realizada pelas empresas/ONGs que escolherão quais grupos desejam realizar parceria e vice-versa, os grupos também podem marcar reuniões com as empresas/ONGs que lhes interessem.

Para que haja uma melhor eficiência na determinação de “quem é quem” serão elaborados: um “Caderno de Grupos de Pesquisa do CCA” e um “Caderno de Empresas/ONGs”. Neste caderno haverá releases dos GPs e empresas/ONGs, cada release terá apenas uma página que deverá ter três elementos: 1- breve resumo do histórico (200 palavras); 2- as principais linhas de pesquisa/desafios tecnológicos e 3-as principais realizações alcançadas. Este caderno será entregue as empresas e aos GPs antecipadamente ao evento.

O objetivo ultimo do matchmaking é que no final das reuniões rápidas sejam elencadas sinergias entre os grupos e as empresas/ONGs e que haja interesse em realizar futuras conversações visando elaborar planos de negócios para serem submetidos aos fomentadores financeiros.

Check Also

YANMAR apresenta novo trator Solis 105 no Show Rural Coopavel 2024

Além da novidade, a marca reúne em seu estande diferentes equipamentos para atender por completo …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.