São novidades exclusivas em tratores de baixa e média potência
Acompanhar todas as atividades executadas pelo trator à distância, sem necessidade de ir a campo e ainda ter um sistema eletrônico de proteção do motor, que evita prejuízos, são funcionalidades que se tornam muito úteis no gerenciamento da frota da propriedade rural. Vislumbrando esta demanda que está crescendo e para atender a um segmento de mercado que não tinha acesso a estas tecnologias, a LS Tractor, fabricante sul-coreana de tratores, apresenta na AgroBrasília 2017, que acontece entre os dias 16 a 20 de maio, no Distrito Federal, um novo produto, o LS Tech.
Novidade entre tratores de baixa e média potência, o LS Tech é um conjunto de tecnologias que oferece ao produtor sistemas de controle da produtividade e das condições mecânicas do trator. Uma das novidades é a Telemetria que chegou para proporcionar ao administrador da propriedade toda uma gama de informações referente ao funcionamento de uma determinada máquina agrícola. Com ela é possível saber quantas horas o trator trabalhou em um dia, qual foi a produtividade, o consumo de combustível e se já está na hora de fazer alguma manutenção preventiva. A transmissão destas informações é feita via sinal de celular diretamente para o escritório da propriedade rural, onde serão processados os dados e feitos os relatórios.
Já o Protetor Eletrônico de Motor, por sua vez, avisa quando a temperatura do motor se eleva a níveis críticos ou quando a pressão de óleo diminui perigosamente, impedindo, assim, que ocorram graves danos ao motor. Em casos drásticos, detém a marcha do motor, emite um sinal sonoro e encaminha uma mensagem eletrônica ao proprietário. O sistema de proteção eletrônica do motor age em caso de falhas na bomba de água, correia do ventilador, bomba de óleo, radiador, entre outros componentes. Assim consegue aumentar a vida útil do motor e reduzir o custo de manutenção, melhorando o resultado final.
“Estas são tecnologias geralmente encontradas somente em tratores de maior potência, e detectamos que são ferramentas importantes para produtores de todos os tamanhos, por isto investimos na busca de oferecer estas soluções aos clientes do nosso segmento de mercado, os médios e pequenos produtores”, afirma o gerente de marketing de produto, Astor Kilpp. Já nas plantadoras, novidade lançada este ano pela empresa, está sendo implantado, na versão elétrica, o sistema de Precision Planting que são controladores de plantio a taxas variáveis. Esta aplicação passa a estar disponível no computador da plantadora, e é quem coordena a distribuição da semente e do fertilizante de acordo com as definições do técnico da fazenda. Com este sistema ele também vai fazer o registro do que foi efetivamente plantado na área.
Segundo ele o LS Tech vai oferecer todo o tipo de produto e serviço voltado à eletrônica embarcada, de forma a aprimorar a experiência do cliente/produtor na condução do seu equipamento agrícola com fins de ampliar cada vez mais, a produtividade dos produtos LS. “A LS já é conhecida como a que possui o DNA da tecnologia embarcada, diferenciais de mercado que detém, agora estamos ampliando o portfólio de produtos e serviços neste segmento, para oferecer ao produtor, um trator cada vez mais moderno e atualizado em termos de tecnologias”, finaliza Kilpp