Home / Noticias / John Deere lança documentário especial sobre vida no campo

John Deere lança documentário especial sobre vida no campo

No Dia do Agricultor (28), John Deere lança documentário especial sobre vida no campo

 

Obra mostra história de famílias que tiveram suas vidas transformadas por meio da Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF)

 

Em comemoração ao Dia do Agricultor (28/7), a John Deere, em parceria com a Embrapa e com o Ministério da Cultura, lança o documentário Vida no Campo. O trabalho retrata histórias de transformação de cinco famílias, de diferentes regiões do Brasil, que tiram seu sustento por meio da Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), sistema sustentável que permite ter lavoura, pecuária e plantio de floresta em uma mesma parcela de terra.

Selvino Ortiz, de Pirapó (RS), na região das Missões, é um dos personagens do documentário. Ortiz e sua família sofriam com o clima da região Missões Rio Grandenses, onde a cada três anos, cinco são de estiagem. Porém, o ILPF trouxe uma nova realidade, que amenizou os efeitos climáticos. “A renda triplicou e o custo não aumentou. Depois de absorver e botar em prática esses conhecimentos, nós conseguimos renovar nossas tecnologias”, afirma Marcos Ortiz, filho de Selvino. Mas a integração trouxe um benefício maior, permitiu que a família conseguisse permanecer junta, com condições financeiras para todos trabalharem na propriedade.

A família Reis, proprietária da Fazenda Água Limpa, no interior de Maravilhas, em Minas Gerais também conheceu os benefícios. Apesar das dificuldades financeiras, eles persistiram para aumentar sua produção de leite, feito que conseguiram por meio do ILPF, que trouxe mais árvores e sombra para os animais. “Estamos tirando 450 litros de leite por dia. Agora, dá pra gente comer, beber e pagar nossas contas”, afirma Dirceu Reis.

 

gado-florestaO ILPF também apresenta benefícios para a natureza, pois reduz as emissões de gases do efeito estufa e melhora a qualidade da terra. Além disso, o sistema barateia os custos de produção e propicia mais eficiência no uso da mão de obra e de energia.

A necessidade de alimentar uma população mundial crescente, que em breve chegará a mais de 9 bilhões de pessoas, coloca a integração de sistemas como uma das principais alternativas para aumento de produção e a redução de custos e riscos, algo que vem atraindo a atenção dos agropecuaristas em todo o território nacional.

“Este é o futuro da agricultura, com produção e a preservação caminhando juntas e de maneira sustentável”, explica Zuleica Modena, presidente da Fundação         John Deere. Ela lembrou ainda que o documentário Vida no Campo busca mostrar a vida de famílias agricultoras que investiram na integração de sistemas e tiveram resultados positivos.

“O documentário mostra bem como a Integração Lavoura-Pecuária-Floresta pode ser adaptada para qualquer latitude e longitude do País, sendo que a adoção foi fundamental na trajetória de vida das cinco famílias apresentadas no vídeo. É algo revolucionário tanto na produção e preservação ambiental quanto na questão social e humana”, completa Zuleica.

Vida no Campo é o quarto documentário fomentado pela John Deere. A companhia também desenvolveu, em parceria com a Embrapa, diversos vídeos sobre sustentabilidade. Entre eles: Terra e Sustentabilidade (youtu.be/kpMyc22IKWg), sobre sistemas agrícolas eficientes; Energia Verde e Amarela (youtu.be/_eINnk9HTSg), que trata dos diferentes processos de geração de energia sustentável; e Caminhos das Águas (youtu.be/bMeM9TByxxo), voltado para a valorização da matriz hídrica nacional.

Assista: Vida no Campo (youtu.be/iP3-p2an6ps)

Check Also

A importância do Brasil na produção de soja

Brasil deve colher um recorde de 153,8 milhões de toneladas de soja na safra 2022/23.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.