Portaria publicada pelo Ministério da Fazenda no dia 01 de julho, no Diário Oficial da União, autoriza a tomada de créditos previstos no Plano Safra 2016/17
Com apoio da Frente Parlamentar da Indústria de Máquinas e Equipamentos (PFMAQ) e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), a ABIMAQ conseguiu obter, junto ao Ministério da Fazenda, a agilização da edição de portarias que autorizam a equalização de taxas de juros aplicadas sobre os programas de custeio e investimento previstos no Plano Safra, como MODERFROTA (Programa de Modernização da Frota de Tratores Agrícolas e Implementos Associados e Colheitadeiras), MODERINFRA (Programa de Incentivo à Irrigação e à Produção em Ambiente Protegido) e PRODECOOP (Programa de Desenvolvimento Cooperativo para Agregação de Valor à Produção Agropecuária), entre outros.
João Carlos Marchesan, presidente do Conselho de Administração da ABIMAQ, ressalta que foram decisivas as contribuições de Neri Geller e Wilson Vaz de Araújo, respectivamente, secretário de Política Agrícola e coordenador-geral de Crédito Rural do MAPA, enfatizando a importância da operacionalização imediata dos financiamentos de custeio e investimento previstos no Plano Safra.
O diretor de Assuntos Tributários, Relações Trabalhistas e Financiamentos, Hiroyuki Sato, explica que a entidade desenvolveu essa ação porque os investimentos na área rural são de natureza sazonal, ou seja, há um momento certo para compra de máquinas e implementos, assim como há para o plantio ou a colheita.
Para o presidente da FPMAQ, Jerônimo Goergen, a decisão era bastante aguardada pelos agricultores e fornecedores de maquinaria e insumos. “Sem essas portarias, não tem como operacionalizar os recursos. Agora, os produtores podem se dirigir aos bancos e acessar as linhas disponíveis que giram a engrenagem do agronegócio”, destaca.