Home / Destaque / Hexagon Agriculture desenvolve soluções para o Etanol 2G

Hexagon Agriculture desenvolve soluções para o Etanol 2G

Uma iniciativa que avança cada vez mais no Brasil, o aproveitamento industrial da palha da cana-de-açúcar, tanto para a cogeração de energia quanto para produção de álcool de matriz celulósica, insere-se como a mais estratégica opção para geração de receitas adicionais e incremento de margens econômicas para as agroindustrias sucroenergéticas.

Com potencial de aumentar a produção em aumentar a produção de uma mesma safra em até 30%, o etanol de segunda geração (2G) já é uma realidade cada vez mais presente no nosso dia-a-dia, e a Hexagon Agriculture está trabalhando continuamente na atualização das suas tecnologias para atender essa crescente demanda do setor.

No âmbito agrícola, o iCOL, nossa solução líder de mercado, determinará o nível ótimo de palha que será recolhida em função de variáveis como variedades, condições edafoclimáticas, produtividade, entre outras. Para o cultivo de cana-energia, o iCOL também determinará o ponto ótimo de colheita, considerando variáveis e restrições como ciclos multianuais, irrigação, produtividade etc. O manejo ideal de palha redunda em duas importantes contribuições econômicas: melhoria da produtividade agrícola das safras subsequentes e maior aproveitamento de matéria-prima outrora descartada.

Uma nova solução está em desenvolvimento para as atividades logísticas, que irá atuar no planejamento e controle otimizado daquelas relativas ao enleiramento, enfardamento e carregamento da palha no campo. Essa nova solução, integrada ao iFROTA, que é líder no planejamento e controle de transporte de cana, será responsável pela gestão da entrega da matéria-prima na usina.

As soluções considerarão ambientes complexos de produção em que uma unidade produtora de Etanol 2G poderá operar, de forma consorciada, com unidades tradicionais próprias ou parceiras. A otimização logística resulta na redução de custos operacionais e investimento em imobilizado.

Já o iPEC é uma solução da Hexagon Agriculture para atuar em atividades do âmbito industrial, onde será responsável pelo planejamento diário do processamento da matéria-prima, otimizando as decisões de mix entre geração de energia e produção de álcool, tanto em ambiente de planta 2G isolada como integrada a uma planta tradicional. A otimização do processamento resultará em maior eficiência industrial e aumento de receitas e margens.

Etanol-2G_im2

Investimento do BNDES

Conforme nota do Diário Oficial do Estado de São Paulo (18/Jun), a ESALQ-USP, a Raízen Energia S.A. e a Hexagon Agriculture | iLab Solutions Integram um consórcio de empresas, financiado pelo BNDES, com o objetivo de desenvolver soluções e processos de reaproveitamento da palha da cana-de-açúcar.

Ficará sob responsabilidade da Hexagon Agriculture o desenvolvimento de um conjunto de soluções para a otimização de todo o ciclo, desde o manejo optimizado da palha, passando pela logística de recolhimento, carregamento e transporte, até à decisão do mix de processamento, para fins energéticos e/ou de produção de etanol 2G.

Para mais informações entre em contato através do e-mail comercial@hexagonagriculture.com com o assunto “ETANOL 2G”.

Sobre a Hexagon Agriculture

Criada em 2015, a Hexagon Agriculture une a força de empresas pertencentes ao grupo Hexagon como Arvus e iLab, além da divisão de produtos da divisão de agricultura da Leica Geosystems. Para saber mais sobre as tecnologias da Hexagon Agriculture para planejamento, otimização, gerenciamento e automação de atividades do ramo agrícola, florestal e cana, visite www.hexagonagriculture.com.

Check Also

New Holland lança no Show Rural Coopavel nova linha de plantadeiras leves e semeadeiras

Marca também apresenta na feira, que vai de 5 a 9 de fevereiro, em Cascavel …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.