O executivo é formado em engenharia agronômica pela UNESP Botucatu, onde realizou mestrado em Agricultura de Precisão, com mapeamento de plantas daninhas e doutorado em Agricultura de Precisão, com uso de imagens para identificação de zonas de manejo na cultura do algodão, com trabalho realizado em Jackson, Tennesse, EUA. Antes de juntar-se à Bayer CropScience, atuou como gerente de Soluções Integradas para a América Latina em uma empresa fabricante de máquinas e equipamentos agrícolas.
Digital Farming é uma nova forma de contribuir com o produtor rural no Brasil. Por meio desta área, o agricultor terá suporte nas tomadas de decisão (alertas, recomendações, gestão de pragas, doenças e plantas daninhas), com uso de ferramentas digitais para controle mais eficiente das lavouras, visando maior produtividade e sustentabilidade do agronegócio.
Na posição, Salvador passou a ser responsável por liderar a implementação desta iniciativa no Brasil, ampliando a proposta de parcerias e colaboração em benefício dos agricultores brasileiros.
“Com o uso das ferramentas digitais, a otimização agronômica com foco na proteção de cultivos é possível e viável. O principal desafio está na análise de dados levando em consideração a variabilidade espacial das culturas, para geração de alertas e recomendações para aprimorar o controle de pragas, doenças e plantas daninhas. Isto é, facilitaremos o processo de tomada de decisão de nossos agricultores e passaremos a contribuir com a construção e entrega de soluções completas e inovadoras”, explica o executivo.