Fabricante de peças e componentes detecta com antecedência possíveis falhas e reduz tempo de desenvolvimento com programa que simula a conformação de aços laminados e forjados.
Agregar ao processo softwares de ponta e novas tecnologias com o foco no desenvolvimento de projetos agrícolas de alto desempenho têm sido cada vez mais um dos objetivos da Tuzzi, empresa desenvolvedora e fabricante de peças e componentes para o setor.
Para César Bonacini, gerente comercial da Tuzzi, a estratégia de incorporar softwares inovadores auxilia no desenvolvimento de produtos de alta qualidade, o que acrescenta confiabilidade à marca. O mais recente chegou à empresa para atender às unidades de laminação e forjaria da Tuzzi e é reconhecido como um dos mais avançados na área na detecção prévia de falhas ou dobras. “Ele simula a conformação do material, reduzindo tempo de desenvolvimento, custo, desgaste de ferramental e, ainda, aumenta a produtividade”, argumentou.
Hoje, contar com esse tipo de ferramenta tornou-se imprescindível para a competitividade de uma empresa, na opinião de Bonacini. Por isso, outros dois softwares também passaram a integrar os processos da Tuzzi. Um, de manufatura assistida por computador, tem como função otimizar os processos de usinagem auxiliando nos projetos e processos da empresa. O outro faz um estudo virtual de carregamentos (força) e, testa por meio de cálculos teóricos, a resistência dos componentes, permitindo um ganho significativo de tempo no desenvolvimento desses projetos. “Além disso, melhora o produto antes mesmo da criação do protótipo e dos testes físicos realizados no nosso Centro Tecnológico Tuzzi, o CTT”, acrescentou.
Com a aquisição de novos softwares, Bonacini fala das vantagens para o mercado. “A empresa procura repassar os benefícios desse aporte no desenvolvimento compartilhado dos projetos, levando ao mercado o que há de mais moderno em soluções integradas”, afirmou. O novo cenário trouxe um aumento na confiabilidade da marca e uma redução de tempo e custos dos projetos, o que tem contribuído para a Tuzzi ser cada vez mais reconhecida como parceira ideal no desenvolvimento de novos produtos.
Assim como a criação do Centro Tecnológico, esses investimentos estão entre os objetivos da empresa de estar entre os melhores fornecedores mundiais de peças agrícolas. Segundo Bonacini, a Tuzzi já ultrapassou a linha de ser apenas uma fabricante e vem atuando como uma parceira no processo de engenharia com todo o suporte no desenvolvimento, criação dos protótipos e validação por meio do CTT. “A principal vantagem para o mercado agrícola interno é que hoje ele pode contar com uma empresa nacional com a mesma capacidade de desenvolvimento de centros internacionais reconhecidos por suas tecnologias em países da Europa ou Estados Unidos”, finalizou. www.tuzzi.com.br