Home / Destaque / Simpósio SAE BRASIL de MÁQUINAS AGRÍCOLAS

Simpósio SAE BRASIL de MÁQUINAS AGRÍCOLAS

Simpósio será realizado na Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, no dia 4 de setembro

Em razão das safras recordes no Brasil, os produtores agrícolas têm elevado o índice de área semeada e investido em tecnologias para ganhos de produtividade. Este cenário norteará as discussões do 6º Simpósio SAE BRASIL de Máquinas Agrícolas, que debaterá as perspectivas de mercado e as inovações tecnológicas no Centro de Eventos da Fiergs – Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (avenida Assis Brasil, 8.787, Porto Alegre), no dia 4 de setembro.

De acordo com Roseane Campos, chairperson do encontro, o ano é positivo para o segmento de máquinas e implementos agrícolas em razão das safras recordes no Brasil. “Toda uma cadeia acaba sendo beneficiada com a demanda crescente de alimentos”, afirma. Para Roseane, os bons preços e a melhoria da renda têm possibilitado a produção de grãos alcançar patamares jamais atingidos.

A expectativa é maior inserção de tecnologia, que atenda às crescentes necessidades agroeconômicas, para elevar a produtividade no campo. “Neste ano, os planos de financiamento do governo foram lançados com atraso, já no segundo trimestre. Este atraso impactou na produção porque o segmento de máquinas agrícolas trabalha diretamente com planos de financiamento”, afirma.

Programação – Organizado em dois eixos, o encontro contará com lideranças da engenharia mundial e dos principais fabricantes de máquinas e implementos agrícolas. Um dos eixos debaterá o cenário agroeconômico a curto e longo prazo, além de avaliar as perspectivas de mercado sob a ótica dos fabricantes.

O ex-ministro da Agricultura, Marcus Vinícius Pratini de Moraes, ministrará a palestra “As Oportunidades do Agronegócio Nacional e Internacional para o Setor de Máquinas Agrícolas”. Já o consultor Carlos Cogo falará sobre “O Agronegócio Mundial e Brasileiro: Perfil Atual e Tendências de Longo Prazo”.

Centrado nos avanços da tecnologia de equipamentos, o outro eixo de discussão apresentará as tendências em certificações internacionais de tratores e as oportunidades para o setor agrícola brasileiro, além de abordar novidades em pulverização. “Vamos falar sobre a pulverização do futuro, as tendências tecnológicas e os desafios para lidar com as particularidades do Brasil, um país tropical que sempre apresenta umidade e calor”, afirma Roseane.

Exposição – Durante o simpósio, empresas comoBraslux, ESI, Schulz, Siemens, Spectris/ HBM, Tenneco, Timken e Tuzzitambém apresentarão suas principais tecnologias voltadas para o mercado de máquinas agrícolas.

A expectativa é que o Simpósio SAE BRASIL de Máquinas Agrícolas, que chega a sua sexta edição, atraia 450 visitantes, sendo o público alvo composto por engenheiros do segmento que buscam atualização e conhecimento sobre o atual cenário do setor.

“Os simpósios da SAE BRASIL representam oportunidades para atualização e discussão de temas técnicos conectados com as demandas de uma sociedade ávida por mais segurança, conforto e qualidade de vida”, aponta Ricardo Reimer, presidente da SAE BRASIL.

Frank Sowade, vice-presidente da SAE BRASIL, acrescenta que nestes encontros promovidos pela associação os engenheiros encontram informação privilegiada e atualizada, fornecida por fontes de alto nível técnico e larga experiência. “Esses encontros são oportunidades únicas para o tão necessário networking profissional”, diz Sowade.

Confira a programação completa:

4 de SETEMBRO

 8h40 – Solenidade de abertura

9h – “As oportunidades do Agronegócio Nacional e Internacional para o Setor de Máquinas Agrícolas”, com Marcus Vinícius Pratini de Moraes, membro do Conselho de Administração da JBS e membro do Conselho da Cosan.

9h50 – “O Agronegócio Mundial e Brasileiro: Perfil Atual e Tendências de Longo Prazo”, com Carlos Cogo, sócio diretor da Carlos Cogo Consultoria Agroeconômica.

11h15 – Debate mediado por Irineu Guarnier Filho, apresentador do Canal Rural.

PAINEL “PERSPECTIVAS DE MERCADO: A VISÃO DO FABRICANTE”

11h50 – Debate com Bernhard Leisler Kiep, vice-presidente de Marketing, Pós-Vendas, Gestão de Produtos e Desenvolvimento de Concessionárias para a América do Sul da AGCO do Brasil; Celso Schwengber, diretor comercial para a América Latina da John Deere; César Di Luca, diretor comercial Brasil da Case IH; Luiz Feijó, diretor comercial Brasil da New Holland Agrícola; e Silvio Rigoni, gerente de Vendas de Tratores da Agrale.

Mediação de Irineu Guarnier Filho, apresentador do Canal Rural.

PAINEL “CERTIFICAÇÃO EM MÁQUINAS AGRÍCOLAS: CENÁRIO INTERNACIONAL E OPORTUNIDADES PARA O BRASIL”

14h30 – Palestra “Segurança e Certificação de Componentes Agrícolas”, com George Hansen, presidente do Conselho de Normalização American Society of Agricultural and Biological Engineers (ASABE) – EUA.

14h55 – Palestra “Certificação de Tratores Agrícolas”, com José Fernando Schlosser, professor titular da Universidade Federal de Santa Maria.

15h20 – Debate com Eduardo Sousa, gerente de Produto – SA. Tratores da AGCO do Brasil; George Hansen, presidente do Conselho de Normalização American Society of Agricultural and Biological Engineers (ASABE); Hudson Prado, gerente de Engenharia do Produto da John Deere, Ila Maria Corrêa, pesquisadora científica do Instituto Agronômico, José Fernando Schlosser, professor titular da Universidade Federal de Santa Maria; Kléber Pereira Lanças, professor titular da Faculdade de Ciências Agronômicas, da UNESP Botucatu; e Otacílio Duarte, gerente de Engenharia para Desenvolvimento da Plataforma de Tratores para a América Latina da CNH Industrial.

Mediação de Arno Dallmeyer, sócio-fundador da Zumpi Comunicação e Mercado.

PAINEL “PULVERIZADOR DO FUTURO: TENDÊNCIAS E NOVAS TECNOLOGIAS”

17h05 – Palestra com Ulisses Antuniassi, professor titular do Departamento de Engenharia Rural, da Faculdade de Ciências Agronômicas, da UNESP Botucatu.

17h40 – Debate com Cristiano Okada Pontelli, gerente de Projetos da Jacto; Eduardo Amendola, gerente de Marketing de Produto – Pulverizadores e Implementos da AGCO do Brasil; Rafael Braga Lopes, gerente de Engenharia da John Deere; e Ulisses Antuniassi, professor titular do Departamento de Engenharia Rural, da Faculdade de Ciências Agronômicas, da UNESP Botucatu.

Mediação de Amilcar Centeno, sócio diretor da Centeno Consultoria Empresarial.

18h25 – Sessão de encerramento.

A SAE BRASIL (Sociedade de Engenheiros da Mobilidade) é uma associação sem fins lucrativos e que congrega pessoas físicas (engenheiros, técnicos e executivos) unidas pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.

A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 5 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.

A SAE BRASIL é filiada à SAE International, uma associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford e Orville Wright, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 5 mil normas geradas e mais de 85 mil sócios distribuídos por 93 países.

emailmkt_maq_agricolas_programa

 

Check Also

YANMAR apresenta novo trator Solis 105 no Show Rural Coopavel 2024

Além da novidade, a marca reúne em seu estande diferentes equipamentos para atender por completo …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.