Home / Destaque / Novo aplicativo para análise de dados já tem resultados consolidados no Brasil

Novo aplicativo para análise de dados já tem resultados consolidados no Brasil

Em apenas seis meses de atuação no País, Sima já monitora e analisa informações de mais de 400 mil hectares. A meta da empresa até 2021 é de atingir um volume de três milhões de hectares no território brasileiro

Cansados da dificuldade de coletar dados das lavouras, anotar em livros de campo e depois no fim do dia ter que ainda carregá-los em planilhas do Excel em casa ou escritório, três jovens engenheiros agrônomos perceberam que precisavam tornar esse processo mais ágil. Foi quando buscaram ajuda e se uniram a outros dois amigos estudantes de engenharia de sistemas que precisavam de um tópico para escrever uma tese. Foi assim que em 2013 surgiu a primeira versão da SIMA – Sistema Integrado de Monitoramento Agrícola.

De lá para cá a empresa não parou mais de crescer e foi aperfeiçoando suas ferramentas, expandindo para diversos países da América latina. Atualmente já está consolidada na Colômbia, México, Paraguai, Equador, Venezuela, Uruguai, Nicarágua e Bolívia. Hoje o aplicativo atingiu a expressiva marca de 50 mil downloads.

Embora ainda seja pouco conhecida no Brasil, com cerca de seis meses de atuação, a Sima já está presente em mais de 400 mil hectares distribuídos e monitorados em todo o País. Até o final do ano, a empresa já projeta cerca de 800 mil hectares ativos na plataforma, fruto de parcerias com grandes empresas.

Segundo Mauricio Varela, co-founder e country manager Brasil e América Latina da Sima, a meta de área da empresa para até próximo ano é de atingir um volume de três milhões de hectares em território nacional, o que os levaria a um número de oito milhões de hectares em toda América Latina. “Nesse primeiro momento a ideia não é apenas lucrar com o mercado brasileiro, o objetivo é encontrar clientes referência nas mais diversas regiões e reinvestir toda a receita em nossa estratégia tanto de marketing, atendimento e desenvolvimento de características específicas para o Brasil”, ressalta.

Para atingir a tão expressiva marca, a Sima está estruturando parcerias com os maiores produtores de grãos do Brasil e também grandes companhias e cooperativas do segmento agropecuário. E em breve anunciará os seus mais novos clientes. “O potencial do mercado aqui é enorme e os agricultores locais já estão mais acostumados à agricultura digital, além de termos desenvolvido modelos de negócios pensados nas redes de distribuição de insumos, cooperativas e indústrias”, diz o executivo.

A solução

A Sima é um aplicativo simples, completo e inteligente, que permite realizar o controle e monitoramento da lavoura de forma georreferenciada, dentro de uma gestão total de lançamento e análise de dados em campo, desde o plantio até a colheita, facilitando assim a comunicação. A solução funciona de forma muito simples. Basta o produtor baixar o aplicativo de forma gratuita (para teste) e fazer o cadastramento e pronto.

A partir daí entra a inteligência do aplicativo.  A ferramenta permite controle total da lavoura de forma remota por meio de um sistema integrado de monitoramento agrícola. Com a plataforma também pode-se tirar fotografias, gravar áudios ou fazer anotações de forma off-line. Tornandoigital e interativo o manejo fitossanitário. O sistema faz a análise de informações por meio de tabelas, gráficos e mapas interativos a assim é possível compartilhar relatórios. Isso porque todas as informações ficam armazenadas e disponíveis para consulta a qualquer hora e local.  

Novidades a caminho

Uma das últimas funcionalidades em que a Sima está desenvolvendo é a questão da estimativa de desempenho. Em conjunto com a Nasa Harvest, da Universidade americana de Maryland, eles estão trabalhando na previsão de rendimentos. Neste projeto, as imagens de satélite são fornecidas dos Estados Unidos e a validação de dados de campo é realizado pela Sima. O cruzamento desses dados pode obter um resultado mais preciso do que os satélites veem. Em breve a empresa fará o anúncio oficial da parceria.

Outra novidade que a empresa prepara é que seus profissionais estão tentando dar à ferramenta a capacidade de gerar alertas entre vizinhos, para explorar todo o conhecimento em um nível colaborativo bem como criar alertas de qualquer problema. “A cada dia estamos trabalhando para disponibilizar aos produtores e clientes a solução mais completa, intuitiva e inteligente do mercado”, finaliza Varela.

Sobre –  A SIMA é uma AgTech que surgiu em 2013 na Argentina com o objetivo de oferecer aos produtores uma plataforma simples, completa e inteligente para monitoramento, controle e análise de dados das lavouras. Hoje a empresa está presente em 8 países da América Latina e possui mais de 3 milhões de hectares monitorados. Mais informações em: www.sima.ag/pt.

Check Also

New Holland lança no Show Rural Coopavel nova linha de plantadeiras leves e semeadeiras

Marca também apresenta na feira, que vai de 5 a 9 de fevereiro, em Cascavel …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.