Home / Destaque / Conheça os benefícios da plataforma Draper para a colheita

Conheça os benefícios da plataforma Draper para a colheita

Com o agronegócio cada vez mais tecnológico, torna-se fundamental o desenvolvimento de equipamentos capazes de oferecer produtividade e precisão em todas as etapas do trabalho no campo. As projeções da safra de grãos para 2019/2020 é das mais animadoras, o que coloca o Brasil em posição de destaque como país responsável por garantir o abastecimento de alimentos para cerca de 1,2 bilhão de pessoas em todo o mundo, em meio à crise da pandemia de Covid-19. Mesmo diante de um cenário econômico instável, o agronegócio brasileiro apresentou alta de 0,6% no PIB (Produto Interno Bruto) do 1º trimestre deste ano, impulsionado pela safra de soja, de acordo com os números divulgados em maio pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

 

Neste contexto, a Massey Ferguson, maior exportadora de máquinas agrícolas da América Latina e referência no mercado brasileiro há quase 60 anos, lançou a Plataforma Draper DynaFlex 9300, disponíveis em dimensões que vão de 25 a 45 pés. O produto é uma evolução das Plataformas Draper DynaFlex 9250 e 9255 e proporciona mais simplicidade na manutenção, flexibilidade no trabalho e design arrojado com nova blindagem.

 

A série de plataformas Draper apresenta uma capacidade superior de corte do produto e flexibilidade para copiar o solo, com redução das perdas no processo de corte de até 10%. Já no processo de recolhimento, a redução de perda é ainda maior, com uma taxa de 30% a 40%. O implemento foi criado especialmente para ser acoplado em todas as colheitadeiras axiais da Massey Ferguson e em um modelo de colheitadeira híbrida.

 

Com essas possibilidades à mão, o produtor rural tem ganho financeiro com um menor consumo de combustível e perdas no processo de corte. Estima-se, por exemplo, que o produtor de soja ou trigo possa economizar de R$ 5 mil a R$ 15 mil em um ano de operação em relação ao uso de plataformas convencionais.

 

Com isso, a Massey Ferguson amplia seu portfólio, com atendimento a todas as regiões do Brasil e diferentes tipos de propriedades e topografias. Além de garantir produtividade e praticidade, a plataforma ainda assegura a qualidade da colheita, pois ela permite uma regulagem personalizada a partir de cada característica de solo e cultura, o que faz com que os grãos sejam tratados com delicadeza.

 

Para que se tenha total proveito, porém, é importante que o equipamento esteja regulado conforme cada tipo de grão, com ajustes de velocidade que podem ser feitos tanto na colheitadeira quanto na plataforma. Uma simples configuração influencia diretamente no grão e no tempo de colheita, ou seja, na produtividade. Esses são elementos que precisam estar no horizonte de todo produtor que deseja aproveitar o período de alta na colheita.

 

(*) Marcos Werner é supervisor de produto da AGCO América do Sul, detentora da marca Massey Ferguson

Check Also

Fendt leva solução de plantio para evento na maior região produtora de grãos do Brasil

Show Safra, feira que ocorre em Lucas do Rio Verde / MT, é focada em …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.