Home / Noticias / Ferramenta digital impulsionará abastecimento e comércio intrarregional de alimentos na América Central, República Dominicana e México

Ferramenta digital impulsionará abastecimento e comércio intrarregional de alimentos na América Central, República Dominicana e México

 
Criada pelo IICA e União Europeia, será para uso dos ministros e secretários de Agricultura destes países.

Imagem do aplicativo que permitirá às autoridades agrícolas compartilhar e conhecer informação em tempo real sobre excedentes ou escassez de produtos nos países e, assim, fomentar o comércio intrarregional.

Os países da América Central, República Dominicana e México contam com uma nova ferramenta digital para o abastecimento de alimentos, com o que se busca fortalecer a segurança alimentar da região em meio à pandemia de Covid-19.

Trata-se do Sistema de Abastecimento Agroalimentar Regional para a Segurança Alimentar (SAAR), criado pelo Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e a União Europeia (UE) e cujo uso será exclusivo de ministros e secretários de Agricultura de Belize, Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá e República Dominicana.

O aplicativo permitirá às autoridades agrícolas compartilhar e conhecer informação em tempo real sobre excedentes ou escassez nos países de produtos como grãos básicos, frutas, hortaliças, carnes, lácteos e outros, e assim fomentar o comércio intrarregional e impulsionar o abastecimento e a disponibilidade de alimentos.

O sistema também está dotado de informação sobre mercados, requerimentos de importação, alertas de preços de referência, um chat para a comunicação fluida entre os ministros e secretários, entre outras facilidades.

A ferramenta foi apresentada pelo Diretor Geral do IICA, Manuel Otero, em uma reunião virtual com os ministros e secretários de agricultura das nações mencionadas. Faz parte da cooperação técnica que o Instituto desenvolve para minimizar, em seus países membros, os impactos da Covid-19 no setor agroalimentar.

Participaram do encontro o Ministro da Agricultura e Pecuária da Costa Rica, Renato Alvarado; o Secretário de Estado de Agricultura e Pecuária de Honduras, Mauricio Guevara; o Ministro da Agricultura e Pecuária da Nicarágua, Edward Centeno; o Vice-ministro de Desenvolvimento Econômico Rural encarregado de Despacho da Guatemala, Eduardo Mendoza; o Diretor da Oficina de Políticas e Planejamento Setorial de El Salvador, Enrique Parada; o Diretor Nacional de Agricultura do Panamá, Reinaldo Solís; e o CEO do Ministério da Agricultura de Belize, José Alpuche.

“Com o aplicativo estaremos nos contactando para termos comunicação entre nós, é um mecanismo que agiliza este processo e facilita a troca que requeremos para dar sustentabilidade à segurança alimentar de nossa região”, afirmou Centeno.

O Vice-ministro Mendoza, de Guatemala, acrescentou que o sistema “é de suma utilidade neste contexto de crise para apoiar nossos setores produtivos e poder manter os espaços comerciais”.

Na reunião virtual se mostrou também o app “Medidas de saúde e segurança para o setor agroalimentar ante a Covid-19”, disponível atualmente para dispositivos Android.

O aplicativo, desenvolvido também pelo IICA e pela UE no contexto do projeto AGRO-INNOVA, e com o aporte do Fab Lab do Instituto, é voltado aos produtores e trabalhadores agrícolas e objetiva prevenir o coronavírus por meio de boas práticas em temas de segurança e saúde para o manejo da produção agrícola e da inocuidade dos alimentos.

Sobre o IICA

É o organismo internacional especializado em agricultura do Sistema Interamericano. Sua missão é estimular, promover e apoiar os esforços de seus 34 Estados-membros para alcançar o desenvolvimento agrícola e o bem-estar rural, por meio da cooperação técnica internacional de excelência.

Check Also

A importância do Brasil na produção de soja

Brasil deve colher um recorde de 153,8 milhões de toneladas de soja na safra 2022/23.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.