Home / Noticias / Como a nutrição de precisão pode contribuir na produção de carne de frango de qualidade

Como a nutrição de precisão pode contribuir na produção de carne de frango de qualidade

Alimentação balanceada, com consumo de nutrientes de qualidade é essencial na manutenção da qualidade de vida de qualquer ser humano. Afinal, somos o que comemos, então por que na criação de animais isso seria diferente? Pensando nisso, é certo afirmar que o investimento em nutrição de precisão na criação de carne de frango é uma boa maneira de aprimorar a qualidade do produto.

 

A nutrição de precisão é um método que aplica os nutrientes necessários na ração animal de acordo com cada fase do seu desenvolvimento. De acordo com o diretor da Quimtia Brasil, Anderson Andrade da Veiga, o processo traz benefícios para o produtor, como a redução de desperdício e a garantia do desenvolvimento do potencial genético das aves. “Com a nutrição, as aves crescem e ganham, diminuindo o tempo para o abate e ainda se tornam mais saudáveis para o consumo”, salienta.

 

A criação de aves com qualidade superior pode ser um grande diferencial na venda para outros países, por exemplo. Visto que existe grande concorrência no ramo, a nutrição de precisão pode ser um dos fatores de distinção no mercado brasileiro, que é um dos que mais exportam este produto. De acordo com dados do relatório anual da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), o Brasil foi o país que mais exportou carne de frango em 2018, vendendo 4.101 mil toneladas do produto. Dentro desse cenário, o artigo mais vendido foi a ave de corte, seguido do frango inteiro.

 

A ração faz parte de uma tríade que contribui para a qualidade do frango, que também é composta pelo ambiente adequado e pela boa saúde do intestino das aves. Sabendo disso, o retorno econômico alcançado com o equilíbrio nutricional pode ser plenamente aproveitado pelo produtor. Porém, é preciso se atentar a alguns cuidados antes de dar início a esse processo.

 

Segundo o diretor regional, para que essa estratégia seja realizada da melhor forma possível é necessário dispor de um nutricionista experiente em alimentação de animais monogástricos e pelo acompanhamento de campo para avaliação dos resultados. “A participação de um especialista nessa área é muito importante para a criação de uma dieta equilibrada para o animal. Afinal, ele sabe quais nutrientes são necessários para cada fase da criação do frango, resultando em uma aplicação certeira dos recursos da empresa”, explica.

 

Quimtia Brasil

A Quimtia Brasil é especializada na produção de insumos direcionados para o setor de nutrição animal. Com mais de 40 anos de atuação, a empresa possui um amplo portfólio de produtos, serviços e conhecimentos em diversos mercados na América Latina (Brasil, Argentina, Peru e Colômbia) e na Ásia (China). Possui duas fábricas de produção: uma de premix e outra de rações para animais de laboratório entre outros. Além de dois centros de distribuição com a mais completa infraestrutura logística. Para garantir a qualidade de seus produtos e satisfação dos clientes, conta com laboratório de análises bromatológicas junto ao processo de produção e oferece ainda um gama de serviços adicionais: assistência técnica no campo, os serviços de nutrição personalizada e as análises de matérias primas, entre outros.

 

Check Also

A importância do Brasil na produção de soja

Brasil deve colher um recorde de 153,8 milhões de toneladas de soja na safra 2022/23.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.