Home / Destaque / Valtra celebra 60 anos da chegada da marca ao Brasil

Valtra celebra 60 anos da chegada da marca ao Brasil

De origem finlandesa, montadora de máquinas agrícolas se instalou no país em 1960 e participou das principais evoluções do agronegócio brasileiro

 

Especialista na concepção e fabricação de máquinas e implementos agrícolas, a Valtra completa 60 anos de Brasil em 2020. A marca, então chamada de Valmet do Brasil, deu início às suas atividades oficialmente nos primeiros meses de 1960, depois de um período de abertura comercial entre os governos de Brasil e Finlândia, país de origem da Valmet.

 

“Celebrar 60 anos da Valtra no Brasil é celebrar o progresso da agricultura brasileira, cuja história se mistura com a da marca. Foi a primeira montadora de máquinas agrícolas a se instalar no país e, ao longo destes 60 anos, tem mantido a sua vocação de marca inovadora. Não foram poucas as vezes em que a Valtra redefiniu o mercado de máquinas no país nessas seis décadas”, exalta Luis Felli, presidente AGCO América do Sul.

 

A companhia fez parte da chegada da indústria automotiva ao Brasil, impulsionada pelo lema desenvolvimentista do então presidente Juscelino Kubistchek, que queria que o país avançasse “50 anos em 5”. Ao longo dos anos, a Valtra foi pioneira no desenvolvimento de máquinas agrícolas pensadas especialmente para o cultivo em solo brasileiro, preservando design e robustez escandinavos.

 

Foi da Valtra o primeiro trator estreito, desenvolvido para combater uma crise de pragas nas lavouras brasileiras de café nos anos 60. Durante muitos anos, o maior e mais potente trator do Brasil foi o Valmet 138-4. No início dos anos 70, época em que o país passou por uma crise energética, a Valtra desenvolveu o primeiro e mais eficiente trator com motor de ignição a diesel e torque a álcool. Nos anos 90, o primeiro trator com cabine e ar-condicionado também foi desenvolvido pela Valtra.

 

Mais recentemente, seguindo seu DNA inovador, a Valtra renovou 100% do seu portfólio de máquinas, adicionando alta tecnologia, conectividade e inteligência aos tratores, colheitadeiras, pulverizadores e implementos da marca. Em 2017, foi mais uma vez pioneira, ao fabricar o Valtra Série T CVT, o primeiro com câmbio CVT do país. O marco mais recente foi o lançamento da plantadora dobrável Momentum, o primeiro projeto global da Valtra totalmente desenvolvido no Brasil.

 

“Temos a responsabilidade, mas também o prazer de levar adiante o legado da Valtra. Estamos na era da agricultura de decisão, baseada em dados, conectividade e alta tecnologia, e a Valtra está pronta para qualquer desafio nesse sentido. Celebramos o passado glorioso da marca olhando para o futuro, com a certeza de que nossos produtos continuarão fundamentais para a agricultura brasileira”, finaliza Luis Felli.

 

Tradição e inovação são marcas da Valtra no mercado de cana

 

Além dos diversos momentos nos últimos 60 anos em que redefiniu o mercado de máquinas agrícolas no Brasil, a Valtra criou uma forte ligação com o mercado de cana. Desde a criação das primeiras linhas de tratores semipesados e pesados da marca, o setor sucroalcooleiro passou a preferir os equipamentos Valtra. Tal relação se fortaleceu com o lançamento da série de tratores BH geração I,I e permanece até hoje. O trator BH 194 HiTech é hoje o mais vendido da marca no Brasil, muito graças aos produtores de cana.

 

Além dele, a Valtra oferece soluções completas e customizáveis para o cultivo de cana, como a colhedora BE 1035e, disponível também na versão mudas. Outro destaque do portfólio de soluções da marca para cana é o novo pulverizador BS3330H. Dono da melhor barra de pulverização do mercado, o equipamento, na sua versão de 24 metros, é o único do mercado homologado para trabalhar em meia-barra, função imprescindível para o cultivo de cana em áreas de meiosi.

 

Check Also

New Holland lança no Show Rural Coopavel nova linha de plantadeiras leves e semeadeiras

Marca também apresenta na feira, que vai de 5 a 9 de fevereiro, em Cascavel …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.