Home / Destaque / Na 20ª Expodireto Cotrijal, Bayer expõe pela primeira vez portfólio integrado para o manejo no campo

Na 20ª Expodireto Cotrijal, Bayer expõe pela primeira vez portfólio integrado para o manejo no campo

  • Inovação será a palavra de ordem no espaço Bayer
  • Fox® Xpro e Climate FieldView™ proporcionam experiências para os visitantes
  • Durante evento, será lançado novo app de Boas Práticas Agrícolas
  • Plataforma INTACTA 2 XTEND® ampliará a proteção da lavoura contra lagartas e plantas daninhas e ajudará a aumentar a produtividade do agricultor

Nas últimas safras, a área plantada de soja no Rio Grande do Sul vem crescendo e atingiu 5,9 milhões de hectares no ciclo 2018/2019, segundo levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Para ajudar o produtor a continuar elevando esse e outros índices de produtividade, a Bayer oferece soluções sob medida em sementes e biotecnologia, proteção de cultivos, tecnologias e serviços digitais, como as que serão apresentadas pela empresa durante a 20ª edição da Expodireto Cotrijal, entre os dias 11 e 15 de março de 2019.

De acordo com Cassiano Medeiros, gerente de Clientes da Bayer, para vencer os desafios da agricultura moderna, os produtores precisam ter acesso ao máximo de soluções e informações possíveis que os ajudem a lidar com questões climáticas, controle de doenças e, assim, tomar as melhores decisões de manejo. “O produtor gaúcho anseia por mais tecnologia e novidade para seus negócios. Com o final da safra de soja e o planejamento para a de inverno começando, estaremos à disposição para orientar produtores sobre a importância do manejo integrado como forma de prevenir possíveis prejuízos na lavoura”, afirma Medeiros.

Fatores como clima favorável e tecnificação das fazendas ajudaram agricultores a enfrentar este turbulento cenário nacional. O Rio Grande do Sul acredita tanto na agricultura que, segundo a Confederação Nacional de Agricultura (CNA), nos últimos quatro anos, houve crescimento médio de 600 mil hectares de áreas plantadas na metade sul do estado. “Eram áreas de pastagens que hoje estão sendo convertidas em campos de cultivos de grãos e cereais”, explica Medeiros.

Durante as atividades da feira, a Bayer apresentará de maneira diferenciada toda a inovação agregada ao fungicida Fox® Xpro para o tratamento de doenças da soja, por meio de uma experiência 360º, em áudio e vídeo, em um domo com projeções imersivas, em que o visitante conhecerá mais sobre como a tecnologia para o desenvolvimento do produto e o novo ingrediente ativo bixafen atuam em prol da sustentabilidade da lavoura.

Também no estande da Bayer, a Climate, braço de agricultura digital da empresa, apresentará os benefícios da plataforma Climate FieldView™, que coleta e processa automaticamente dados de campo de forma simples e integrada, gerando mapas e relatórios em tempo real – tudo acessível por celular, tablet ou computador.

Para que o produtor gaúcho veja como ela funciona na prática, a Climate preparou uma estrutura de projeção mapeada, que por meio de uma maquete em 3D de uma fazenda, mostra casos reais de uso. Outra forma de contato com a ferramenta será em uma mesa interativa. Nela será possível ver como a Climate FieldView™ auxilia o agricultor, gerando relatórios e provendo informações em diferentes momentos da safra – plantio, pulverização e colheita.

Atualmente, a Bayer possui, somente no Rio Grande do Sul, mais de 800 áreas que receberam aplicação do fungicida Fox® Xpro em parceria com os principais pesquisadores da área. “Na safra 2018/19 unimos este manejo com a experiência da Climate FieldView™ em 30 grandes propriedades da porção norte do estado. Como resultado desta sinergia, o produtor teve mais transparência na hora de analisar os resultados da fazenda. É a agricultura metro a metro, no detalhe”, aponta o gerente de Clientes da empresa.

Segundo o líder da Climate para a América do Sul, Mateus Barros, a Climate FieldView™ chegou ao Brasil para ajudar os agricultores a visualizar e analisar as informações que são geradas nas operações agrícolas e depois tomar decisões operacionais essenciais durante a safra. “O agricultor toma diversas decisões durante a safra que podem impactar seu resultado ao fim do ciclo. Com a plataforma Climate FieldView™, nós o ajudamos a tomar essas decisões e a corrigir problemas que podem afetar um ano inteiro de planejamento”, afirma Barros.

Lançada no Brasil em maio de 2017, a plataforma Climate FieldView™ integra informações de solo, plantio, monitoramento, pulverização e colheita em um só lugar e permite que o produtor gerencie suas operações com mais eficiência e maximize seu potencial de produtividade. Um ano após o lançamento, a ferramenta já foi adotada em 800 mil hectares no país.

Em um estande exclusivo, a Bayer apresentará a Plataforma INTACTA 2 XTEND® plantada em área experimental pela primeira vez na Expodireto Cotrijal. “Esta é a terceira geração de soja transgênica desenvolvida pela Bayer no Brasil. Na feira, os agricultores poderão ver com mais clareza os benefícios que a plataforma levará às suas lavouras, como maior proteção contra as principais lagartas da cultura, além de auxílio num controle mais amplo de plantas daninhas. Esta é uma nova fase no lançamento da Plataforma INTACTA 2 XTEND®, em que faremos testes com a soja em campo em mais de 300 áreas do país”, detalha Passos.

Além de ser tolerante ao herbicida glifosato, a INTACTA 2 XTEND® trará também uma nova ferramenta: o dicamba, que oferecerá um amplo controle de plantas daninhas de folhas largas, como a buva (muito presente no Rio Grande do Sul), caruru, corda-de-viola e picão-preto. E para garantir que a soja com essa biotecnologia se adapte às particularidades de clima e solo existentes no Brasil e aumente sua performance, a Bayer utilizou novos métodos de melhoramento genético para aumentar o alcance dos testes. A previsão é que a soja com tecnologia INTACTA 2 XTEND® seja lançada comercialmente em 2021.

OUTRAS TECNOLOGIAS QUE O PRODUTOR PODERÁ ENCONTRAR NO SHOWTEC 2019:

APLICATIVO DE BOAS PRÁTICAS AGRÍCOLAS

Fomentar boas práticas no campo vai além dos cuidados com a lavoura, é preciso também dedicar atenção especial à capacitação de trabalhadores rurais, que são responsáveis pelo plantio, aplicação de defensivos agrícolas e manejo da lavoura. A segurança no campo é fundamental para a sustentabilidade do agronegócio. Tendo em vista esse compromisso e a crescente digitalização das lavouras, a Bayer lança na Expodireto Cotrijal um aplicativo inédito sobre boas práticas agrícolas – didático, explicativo, inclusivo e interativo em realidade virtual e aumentada direcionado ao trabalho agrícola.

Adriana Ricci, gerente de Stewardship da Bayer, explica que a empresa precisa levar treinamento de modo rápido, inovador e acessível para o campo, mas que às vezes é difícil estar presente em todos os momentos do produtor na lavoura. “Trazermos algo digital é um modo ágil e eficaz de transmitir a mensagem de boas práticas. Ao ler uma informação na bula, pode haver um entendimento errado, mas com vídeos e linguagem prática, a assimilação e interpretação podem ser mais assertivas”.

O interessante neste sistema operacional, disponível para dispositivos com iOS e Android, é a capilaridade que ele possui de difundir as boas práticas do campo. Por meio da realidade aumentada, por exemplo, é possível acessar vídeos explicativos sobre a bula de defensivos da Bayer, pois seu real entendimento é extremamente importante para conseguir o melhor e mais seguro uso da solução. Outro ponto positivo do aplicativo são as capacitações disponíveis em realidade virtual sobre tecnologia de aplicação e regulagem de máquinas e uso de EPIs.

SEMENTES E TECNOLOGIAS

SOJA

INTACTA RR2 PRO®

A tecnologia para soja INTACTA RR2 PRO® foi desenvolvida pela Bayer após 11 anos de estudos e pesquisas no Brasil e se consolidou por oferecer diversos benefícios ao agricultor, como alto potencial produtivo e proteção contra as principais lagartas que atacam a cultura da soja no País (lagarta da soja, lagarta falsa medideira, lagarta da maçã, broca de axilas, entre outras), além de ser tolerante ao herbicida glifosato.

Desde que foi lançada no Brasil, na safra 2013/14, o número de produtores que aderiram à tecnologia saltou de 55 mil para mais de 170 mil no ciclo 2016/17. Atualmente, ela está disponível em mais de 250 variedades de soja, adaptadas às diferentes regiões do Brasil e oferecidas por diversas empresas.

Segundo o líder de Negócios de Soja da Bayer para o Brasil, Vinícius Faião, o crescimento da adoção da tecnologia reflete os benefícios que ela tem levado aos campos brasileiros. “A chegada da soja com tecnologia INTACTA RR2 PRO® foi um marco para o setor, principalmente quando pensamos em produtividade e proteção da lavoura. Porém, quando falamos em biotecnologia, não podemos esquecer da importância do uso de sementes certificadas, que garantem origem, genética apurada e oferecem mais segurança ao agricultor”, explica Faião.

Os sojicultores que utilizam a marca contam com um canal exclusivo de atendimento online, o DISQUE INTACTA (www.disqueintacta.com.br). O acesso ao portal é feito com login e senha e os usuários têm visibilidade de tudo o que precisam em um só lugar, como, volume de entrega disponível, transferências e acompanhamento de todas as requisições abertas por eles, entre elas, armazenamento de grãos na propriedade e volume de isenção adicional.

MONSOY

Com mais de 20 anos de história, a marca de sementes de soja da Bayer se tornou referência devido ao seu foco em inovação. Na safra 2017/2018, a Monsoy comemorou o terceiro ano na liderança da preferência dos sojicultores, com 29% de participação de mercado, segundo pesquisa realizada pela consultoria Kleffmann Group.

Durante a Expodireto Cotrijal 2019, os produtores gaúchos poderão ter mais informações sobre o portfólio da Monsoy para a região, como a M5838 IPRO, variedade reconhecida por seu potencial produtivo e resistência à fitóftora. Um de seus pontos fortes é a facilidade de manejo fitossanitário. A M5892 IPRO tem excelente arquitetura de plantas, apresenta resistência ao acamamento e é moderadamente resistente à nematoide de galha.

A marca também levará à feira a M5917 IPRO, que se destaca por sua precocidade e excelente arquitetura de plantas e foliar, além de sua estabilidade de produção. Já a M5947 IPRO tem ampla adaptação geográfica e excelente sanidade foliar. Outro destaque em produtividade para a região sul do Brasil é a M6410 IPRO, que apresenta alta estabilidade, excelente sanidade foliar e ampla adaptação geográfica.

Todas as variedades contêm a tecnologia INTACTA RR2 PRO®, que protege a planta contra o ataque das principais lagartas da cultura da soja, além de ser tolerante ao herbicida glifosato. E para ajudar nos cuidados dos benefícios proporcionados por esta biotecnologia, os produtores encontrarão também variedades específicas para o plantio de refúgio, importante técnica de Manejo Integrado de Pragas (MIP).

AGROESTE

No mercado há mais de 45 anos, a Agroeste está presente em todo o Brasil e se consolidou por oferecer um amplo portfólio de sementes de milho, soja e sorgo para os principais sistemas de produção do país. Durante a Expodireto Cotrijal 2019, os visitantes poderão conversar com uma equipe de especialistas para tirar dúvidas e saber mais sobre os produtos da marca.

Em seu portfólio de soja, a Agroeste levará dois destaques em produtividade à feira. A AS 3570 IPRO tem ciclo precoce e apresenta excelente visual de plantas e alto potencial e estabilidade produtiva, além de ser resistente ao acamamento, assim como a AS 3590 IPRO. Esta variedade destaca-se por seu alto potencial produtivo, aliado à resistência à fitóftora. Seu ciclo é precoce e a planta apresenta ótima sanidade foliar e excelente visual de plantas e é tolerante ao acamamento.

As duas variedades são excelentes opções para produtores que têm problemas de mofo branco (Sclerotina Sclerotiorum) devido à sua tolerância à doença. Além disso, elas contêm a tecnologia INTACTA RR2 PRO®, que protege a planta contra o ataque das principais lagartas da cultura da soja, além de ser tolerante ao herbicida glifosato.

MILHO

VT PRO3®

A tecnologia de semente de milho VT PRO3® está no mercado para auxiliar na preservação da produtividade da lavoura, trazendo benefícios da raiz à espiga. A tecnologia confere proteção contra as principais pragas da cultura e proporciona maior flexibilidade no manejo de plantas daninhas devido à sua tolerância ao herbicida glifosato.

Com três proteínas Bt, a tecnologia VT PRO3® oferece proteção contra as pragas aéreas que atacam as folhas, colmo e espiga do milho – como, as lagartas do cartucho, da espiga, elasmo e broca do colmo -, e protege a raiz do milho contra o ataque da larva-alfinete (Diabrotica spp.). Essa praga se desenvolve no solo e se alimenta das raízes da planta, diminuindo sua capacidade de absorção de água e nutrientes e, consequentemente, reduzindo o potencial produtivo da lavoura.

Para que a planta do milho com a tecnologia VT PRO3® possa expressar seu máximo potencial produtivo, recomenda-se o uso de técnicas de Manejo Integrado de Pragas (MIP), como monitoramento constante da área, uso de inseticidas, quando atingidos os níveis de dano, tratamento de sementes e, principalmente, plantio de áreas de refúgio estruturado.

DEKALB®

Com mais de 100 anos de experiência no desenvolvimento de híbridos de milho e sorgo, a DEKALB® busca entregar soluções que proporcionem excelentes resultados ao agricultor, em termos de potencial de produtividade, alta performance e liderança tecnológica. Desde a sua criação, a marca sempre esteve comprometida com o progresso e as possibilidades de inovação da agricultura.

A marca levará à Expodireto Cotrijal 2019 seu portfólio de milho para a safra de verão, todos com tecnologia VT PRO3®, a primeira que auxilia na proteção da raiz do milho contra ataques da Diabrotica speciosa (larva-alfinete) e na proteção até à espiga contra ataques de lagartas da parte aérea da planta, além de ser tolerante ao glifosato e proporcionar maior flexibilidade no manejo de plantas daninhas.

O portfólio da DEKALB® para a Expodireto Cotrijal 2019 inclui o lançamento DKB 345 PRO3®, híbrido de altíssimo teto produtivo em diferentes ambientes, com excelente uniformidade, arquitetura e conjunto de plantas, o que permite ótima resposta à população.

A marca levará também o DKB 230 PRO3®, que se destaca ser por um híbrido de ciclo precoce, o que possibilita a antecipação da colheita, além de permitir o plantio de safrinha de soja/feijão, com alto potencial produtivo e bom enraizamento. Já o DKB 240 PRO3® tem ciclo superprcoce, associado a uma boa estabilidade produtiva, com boa resposta à densidade de plantas.

Para os produtores que plantam milho para silagem, a DEKALB® levará híbidos com alto potencial produtivo, como o precoce DKB 290 PRO3®, de excelente perfil bromatológico, com alta digestibilidade da fração fibrosa (FDN) e do amído (grãos). Sua alta capacidade de produção de biomassa, associada à alta qualidade bromatológica conferem uma boa conversão alimentar e produtividade de leite. Outra opção é o DKB 177 PRO3®, híbrido com excelente relação custo/benefício para produção de alto volume, com boa qualidade bromatológica.

Pensando na importância da adoção do refúgio estruturado para preservar os benefícios da tecnologia Bt, a DEKALB® levará à feira híbridos RefúgioMax®, marca de sementes ideais e exclusivas para o plantio de refúgio de milho. Para esta cultura, a recomendação é que 10% da área plantada seja com refúgio (milho não-Bt), a uma distância máxima de 800 metros das áreas com milho Bt.

O 2300 RR2 tem ciclo hiperprecoce, o que possibilita a antecipação da colheita, e ótima sanidade de grãos. Este híbrido é recomendado para os plantios de verão no sul do Brasil. Já o 3700 RR2 tem ótima amplitude de plantio, boa resposta ao uso de tecnologia e o conjunto excelente coloração, sanidade, textura e peso de mil grãos. O híbrido tem elevado potencial produtivo para plantio em época de abertura e normal.

AGROESTE™

Além das variedades de soja, a Agroeste levará à Expodireto Cotrijal 2019 seu portfólio de milho para a safra de verão, incluindo o lançamento AS 1730 PRO3®, que associa alto potencial produtivo com superprecocidade na colheita, amplitude de plantio, bom porte de plantas e dry down (perda de umidade após a maturidade fisiológica) rápido. Outro destaque da marca é o AS 1757 PRO3®, com altíssimo potencial produtivo em todos os ambientes de produção, elevado peso de mil grãos e sanidade foliar equilibrada para Mancha Branca e Cercóspora.

Os produtores gaúchos poderão conhecer também o superprecoce, com bom porte de plantas, AS 1555 PRO3®, indicado para plantio de abertura e normal, além do AS 1666 PRO3®. Este híbrido tem ciclo superprecoce, com altíssimo potencial produtivo, alto peso de mil grãos e alta resposta à tecnologia. Já o AS 1677 PRO3® apresenta ciclo hiperprecoce, com alta performance e estabilidade produtiva, permitindo safrinha de soja ou feijão no sul do país, além de ter boa sanidade para as principais doenças foliares. A marca também levará à feira seu portfólio de silagem de alta qualidade bromatológica, com os híbridos de dupla aptidão AS 1666 PRO3®, AS 1757 PRO3® e AS 1730 PRO3®.

Todos os híbridos contêm a tecnologia VT PRO3®, a primeira que auxilia na proteção da raiz do milho contra ataques da Diabrotica speciosa (larva-alfinete) e na proteção até à espiga contra ataques de lagartas aéreas, além de ser tolerante ao glifosato e proporcionar maior flexibilidade no manejo de plantas daninhas.

SEMENTES AGROCERES®

Com mais de 70 anos de história, a Sementes Agroceres® oferece aos produtores de diversas partes do Brasil um portfólio de híbridos de milho e sorgo de médio e alto investimento, com grande amplitude de plantio, estabilidade, sanidade e resultados comprovados.

A marca levará à Expodireto Cotrijal seu portfólio de híbridos de milho para grãos e silagem posicionados para a safra de verão. O prococe AG 8780 PRO3® destaca-se por seu alto potencial produtivo, associado à uma ampla estabilidade produtiva, além da sanidade foliar e amplitude de plantio. O milho tem também dupla aptidão para silagem, assim como o AG 8690 PRO3®, híbrido de excelente custo-benefício, que equilibra qualidade nutricional com produção de volume e adaptação para silagem em ambientes subtropicais (sul do Brasil) em plantios de abertura. Já o AG 9025 PRO3® apresenta superprecocidade aliado ao alto potencial produtivo com estabilidade em todos os ambientes, excelente peso de mil grãos e alta resposta ao uso de tecnologia.

Todos os híbridos contêm a tecnologia VT PRO3®, a primeira que auxilia na proteção da raiz do milho contra ataques da Diabrotica speciosa (larva-alfinete) e na proteção até à espiga contra ataques de lagartas aéreas, além de ser tolerante ao glifosato e proporcionar maior flexibilidade no manejo de plantas daninhas.

REFUGIOMAX®

A Bayer também levará ao evento híbridos RefúgioMax®, primeira marca de sementes ideais e exclusivas para o plantio de refúgio de milho. Lançada em 2016, ela reforça a importância da adoção de refúgio para preservar os benefícios da tecnologia Bt, prática estimulada pela Bayer desde o lançamento desta biotecnologia. Para a cultura do milho, a recomendação é que 10% da área plantada seja com refúgio (milho não-Bt), a uma distância máxima de 800 metros das áreas com milho Bt.

A marca oferece cinco híbridos de milho não-Bt de alto potencial produtivo, destinados a diferentes regiões do Brasil, para safra verão e safrinha, que proporcionam grande amplitude de plantio, visando a longevidade das tecnologias Bt e sustentabilidade da atividade agrícola.

PROTEÇÃO DE CULTIVOS

ROUNDUP®

O herbicida Roundup® está há mais de 40 anos no mercado e se tornou uma ferramenta fundamental para os produtores no controle de plantas daninhas. A família Roundup® conta com cinco produtos, registrados em mais de 120 países, que combinam surfactantes diferenciados e diferentes sais de glifosato, garantindo maior confiabilidade dos resultados no campo.

SISTEMA ROUNDUP READY PLUS™

Além das novidades apresentadas pela Bayer, os produtores que estiverem na feira poderão saber mais sobre a importância de identificar e manejar as principais pragas que causam danos às lavouras de milho e soja. No estande da empresa, os produtores poderão conhecer estratégias de manejo e como estas, em sinergia com as tecnologias, podem contribuir para conseguir melhores resultados no campo.

Neste contexto, a Bayer levará ao evento informações sobre o Sistema Roundup Ready Plus de manejo, com recomendações de práticas agronômicas para o manejo de pragas, embasadas pelas Boas Práticas Agronômicas e conceitos do Manejo Integrado de Pragas (MIP) para preservar a produtividade das lavouras. Além disso, os visitantes poderão esclarecer dúvidas quanto à prática de refúgio estruturado e entender como a correta adoção e manejo das áreas podem preservar os benefícios proporcionados pela tecnologia Bt, encontrada nas sojas com tecnologia INTACTA 2 XTEND® e INTACTA RR2 PRO®. As Boas Práticas Agrícolas abrangem ainda a dessecação antecipada, o monitoramento de pragas na área, rotação de culturas e, caso necessário, a associação com outras táticas de controle.

BIOLÓGICOS

A Bayer oferece ao produtor soluções biológicas que podem auxiliá-lo no campo e beneficiar o cultivo de diversas maneiras, entre elas, ao melhorar a disponibilidade e absorção de nitrogênio, promovendo o crescimento da lavoura e aumentando seu potencial de produtividade, sempre utilizando tecnologia de bactérias de alta eficiência.

Durante Expodireto Cotrijal 2019, a Bayer apresentará, pela primeira vez, seu novo inoculante para tratamento industrial biológico de soja, o CTS 500®. A nova formulação do produto garante 60 dias de pré-tratamento, com maior concentração de bactérias associada à sobrevida da semente do mercado. Além disso, o produto tem compatibilidade com os principais químicos do mercado, o que facilita e otimiza sua aplicação e reduz custos operacionais na fazenda. O CTS 500® estará disponível comercialmente a partir da safra 2019/2020, mas os produtores que estiverem no evento poderão conhecê-lo e saber mais sobre os seus benefícios no estande da Bayer.

FIDELIDADE NO CAMPO

A plataforma do programa de pontos da Rede AgroServices oferece uma gama de serviços para facilitar o trabalho no campo. Dentro da realidade gaúcha, é possível identificar produtores de todos os tamanhos, até mesmo porque é simples acumular (todos acumulam um ponto por real em compras). Outra facilidade é que a plataforma permite que eles transfiram pontos entre si para efetuar resgates coletivos, e este é mais um benefício para pequenos agricultores.

Cassiano Medeiros comenta que os gaúchos se mostram muito engajados no programa, com mais de 1,5 bilhão de pontos resgatados no estado. “No último ano, vimos mais maturidade no uso do programa pelos produtores gaúchos, cada vez mais preocupados em investir os pontos em serviços para a gestão da propriedade e para auxiliar na parte técnica”.

HOTEL DE ABELHAS

Ao longo dos cinco dias da Expodireto Cotrijal, três hotéis de abelhas estarão expostos com o objetivo de informar aos presentes a funcionalidade dessas estruturas alocadas no entorno das lavouras, cuja finalidade é preservar as espécies de abelhas brasileiras. Os insetos polinizadores são responsáveis pela produção de muitas plantas que impactam diretamente na produção de alimentos. A maioria das espécies de abelhas tem hábito solitário, pois procuram ou escavam pequenos espaços em estruturas naturais para fazerem os ninhos. Esses hotéis são espaços ideais para que possam fazer de morada. Um dos espaços estará no estande da Bayer e os outros dois espalhados pelos jardins do parque de exposição.

PALESTRAS NO ESTANDE

Para completar a programação, os visitantes poderão assistir às seguintes palestras no estande da Bayer:

Nome: Sucessão e Governança – O futuro começa agora.
Data: 12 e 13 de março às 16h.
Palestrantes: Sifras e Safras.

Nome: As doenças da Soja e seu controle na safra 2019.
Data: 12/03 às 14h30 e 15h30; 13/03 às 14h30 e 15h30; e 14/03 às 14h30.
Palestrante: Carlos Forcelini, doutor em Fitopatologia e professor da Universidade de Passo Fundo.

Nome: Desafios e perspectivas no controle químico de doenças da soja.
Data: 12/03 às 9h30 e 11h; 13/03 às 9h30 e 11h; e 14/03 às 9h30 e 11h.
Palestrante: Carolina Deuner, doutora em Fitopatologia e professor da Universidade de Passo Fundo.

Nome: Sistemas de Gestão para propriedades rurais.
Data: 11 e 14 de março às 15h30.
Palestrante: Grupo Agros.

Nome: Soluções Bayer para grãos e sementes armazenadas.
Data: 11 de março às 14h30.
Palestrante: Time de Saúde Ambiental da Bayer.

Nome: Robô de planejamento tributário e controle financeiros para produtores rurais.
Data: 15 de março às 9h30 e às 14h30.
Palestrante: Giandrei Basso – CEO and Partner – Essent Agro.

Todas as novidades e produtos podem ser vistos em uma área preparada especialmente para o evento, que disponibilizará aos visitantes um serviço completo de atendimento com a presença dos técnicos e especialistas para o esclarecimento de dúvidas. “Queremos mostrar nossa pluralidade, compartilhando com os clientes também a visão de como a empresa está focada em desenvolver inovação e sustentabilidade no campo”, finaliza Cassiano Medeiros.

Check Also

New Holland lança no Show Rural Coopavel nova linha de plantadeiras leves e semeadeiras

Marca também apresenta na feira, que vai de 5 a 9 de fevereiro, em Cascavel …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.