Home / Destaque / Valtra lança inovações tecnológicas em plantio e pulverizador para a Expodireto Cotrijal 2019

Valtra lança inovações tecnológicas em plantio e pulverizador para a Expodireto Cotrijal 2019

Modelo BS2517H oferece maior versatilidade e agilidade; plantadeiras HiTech passam a oferecer tecnologia Precision Planting de fábrica

 

A Valtra, referência global em fabricação de máquinas agrícolas, promoverá na Expodireto Cotrijal 2019 o lançamento da terceira geração da série de tratores fruteiros da marca, a A3F versão plataformada, e apresentará o vDrive como item de fábrica de suas plantadoras. A feira agrícola acontece de 11 a 15 de março em Não-Me-Toque (RS). A Valtra trará ainda o novo pulverizador BS3330H para o Rio Grande do Sul pela primeira vez, bem como algumas séries já consagradas de tratores e colheitadeiras.

“É com grande satisfação que trazemos essas novidades sob medida para o agricultor do Rio Grande do Sul na Expodireto deste ano. A série A3F será destaque no segmento de tratores estreitos, ideais para pequenas e médias propriedades, e a facilidade de optar pelo vDrive nas plantadoras Valtra será um ponto-chave para o aumento de produtividade nas lavouras da região”, comenta Júnior Rodrigues, gerente de vendas da Valtra.

Série A3F

A série de tratores fruteiros A3F conta com motor AGCO Power Eletrônico, homologado de acordo com lei de controle de emissões (MAR-1), e quatro modelos com diferentes faixas de potência: o A63F (69cv), A73F (79cv), A83F (89cv) e o mais potente trator do segmento, o A93F, de 99cv. Todos os modelos da série possuem coluna de direção regulável com ajustes de altura, que proporcionam mais conforto e melhor ergonomia ao operador.

 

As quatro opções de transmissão, três opções de velocidade de TDP e duas opções de vazão de bombasfazem da A3F da Valtra a série de tratores leves mais versátil do mercado(Crédito/foto: Divulgação Valtra)

 

O sistema de acionamento hidráulico da embreagem da TDP traz para os agricultores suavidade na liberação da embreagem, evitando trancos e, consequentemente, aumentando a vida útil do disco da embreagem. As quatro opções de transmissão, três opções de velocidade de TDP e duas opções de vazão de bombas fazem da A3F a série de tratores leves mais versátil do mercado. Além disso, o novo painel de instrumentos do A3F mostra informações instantâneas para o operador, como consumo de combustível, área trabalhada, distancia percorrida e diagnostico do motor.

“Os tratores da série A3F oferecem plataforma totalmente plana e alavancas laterais, que aumentam o conforto e facilidade na operação”, comenta Winston Quintas, supervisor de Marketing do Produto Tratores da AGCO.

 

vDrive

O vDrive é um motor elétrico que substitui toda a parte de transmissão mecânica do implemento. Plantadoras com a transmissão mecânica exigem manutenção e lubrificação constantes, o que aumenta os custos de plantio e impacta o tempo de trabalho do agricultor. Conectado ao novo monitor 20/20, o sistema controla o plantio linha por linha e garante espaçamento e distribuição de sementes conforme o definido no mapa de fertilidade do solo. O vDrive oferece o maior nível de singulação (99,6%) disponível no mercado, reduzindo de modo significante a competição entre as plantas.

O motor também permite o desligamento em tempo real linha a linha, evitando sobreposição de sementes em linhas já trabalhadas. Outro ponto fundamental é a compensação em curvas. A função faz com que a distribuição de sementes em curvas seja feita de maneira igualitária, ao contrário do que acontece com sistemas de transmissão mecânica, em que a parte de dentro da curva recebe mais sementes, enquanto a de fora fica com uma semeadura desigual.

A tecnologia do vDrive torna o plantio mais simples e econômico e é oferecida, exclusivamente, como opcional de fábrica das plantadoras HiTech e Frontier CFS. Na nova plantadora Momentum, o vDrive será item de série.

Pulverizador BS3330H

O BS3330H traz um novo conceito de barra de pulverização, privilegiando a robustez e a estabilidade, para uma melhor distribuição e deposição de gotas. É o único equipamento do mercado homologado para trabalhar em meia barra, na opção de 24 metros, favorecendo cultivos com menor espaço de trânsito. A máquina tem versões exclusivas para cana e para grãos.

Outra das principais novidades é o exclusivo quadro com sistema pendular por roletes. Trata-se de um cilindro de dupla ação, que atua no pêndulo do quadro e faz com que a barra se mantenha estável, garantindo uma altura uniforme entre o leque de pulverização e o alvo a receber a aplicação.

A nova barra de pulverização também chega com evoluções que proporcionam mais proteção e durabilidade ao equipamento. A suspensão horizontal transfere a carga entre as barras e melhora a estabilidade da máquina, e o desarme multidirecional de três metros impede que possíveis impactos durante os trabalhos danifiquem a barra. Para evitar desperdícios, o BS3330H dispõe de válvulas eletropneumáticas ProStop, de ativação instantânea, com tempo de resposta de 0,8 segundos.

A novidade possui chassi flexível e baixo peso operacional, o que beneficia o trabalho em diversas condições de solo e topografia, e motor AGCO Power de 200 cv, que proporciona uma economia de 50% no consumo de combustível em relação aos demais concorrentes da categoria.

Outros destaques da Valtra na Expodireto Cotrijal 2019:

Tratores BH HiTech

A linha de tratores BH HiTech estará presente na Expodireto Cotrijal 2019, com modelos de 145 cv a 195 cv e transmissão automática PowerShift. O grande destaque da linha BH HiTech é a transmissão HiTech3 (HiTech “three”) PowerShift, com troca automática dentro dos grupos. São 18 velocidades para frente e 18 para trás. Os produtos se somam à quarta geração da Linha BH, lançada em 2017 e que hoje conta com duas opções de motorização.

A transmissão Powershift pode ser operada manualmente com trocas de velocidade por botões ou por um dos dois modos de programação automática, que altera a velocidade conforme a rotação pré-definida. Outro atributo de destaque da máquina é o reversor eletro-hidráulico Power Shuttle, que permite que as direções de condução sejam alteradas usando uma alavanca, sem necessidade de acionamento da embreagem. A transição é feita sempre de forma suave, rápida e com proteção, permitindo que o sentido da máquina seja revertido somente em velocidade abaixo de 2 km/h.

A Linha BH HiTech é composta pelos modelos BH144 HiTech (145 cv), BH154 HiTech (159 cv) e BH184 HiTech (180 cv) com motores de quatro cilindros e os modelos BH174 HiTech (179 cv) e BH194 HiTech (195 cv) com motores de seis cilindros. Os modelos da linha contam ainda com o recurso do N Auto, que desacopla o PowerShift todas as vezes que o pedal do freio é acionado, ou caso a rotação do motor fique menor que 1.020 rpm, acoplando novamente  em velocidades a partir de 1.020 rpm, ou quando o operador tirar o pé do freio.

 

Família A4

A Valtra também traz à feira os modelos da premiada família A Geração 4. Os tratores da série A4s têm de 75 cv e 95 cv e chassi compacto, ideal para pequenas e médias propriedades ou operações que demandam potências menores. Já os modelos A94 e A104, da Série A4, são indicados para a média potência, oferecendo 95 cv e 105 cv, respectivamente.

Disponíveis nas versões cabinado e plataformado, os tratores desta família possuem uma robusta transmissão mecânica 12+12 ou 24+24, com o melhor escalonamento de marchas do mercado, e reversor eletro-hidráulico PowerShuttle, que proporciona ganhos de agilidade durante as manobras, além do ajuste da sensibilidade de arrancada, conforme o tipo de operação.

 

A família A4 também possui o sistema HiShift, que permite ao operador trocar de marcha pelo simples acionamento de um botão na alavanca de câmbio, sem a necessidade de usar o pedal da embreagem, proporcionando mais suavidade no acoplamento e facilidade na operação. Outra novidade que aumenta a versatilidade das máquinas é o redutor Super Creeper, que possibilita operações em velocidade mínima de 0,15 km/h.

A melhor ergonomia da classe, aliada a um baixo nível de ruído (75 dB), garante uma experiência confortável em quaisquer situações. A estrutura da cabine é estreita na parte da frente para facilitar a direção em áreas de galpões e permitir uma excelente visibilidade nas operações. Como opcionais, o produtor tem duas vazões hidráulicas, de 57 ou 98 l/min, além de várias opções de configuração das válvulas de controle remoto.

Além do diferencial com a transmissão automática HiTech4, os modelos A4 HiTech estão preparados para receber as facilidades do Fuse Technologies, como o piloto-automático Auto-Guide® 3000 e controle de telemetria por meio do AgCommand™.

Colheitadeiras Série 800

Os modelos axiais BC6800 e BC8800 possuem motores eletrônicos com tecnologia SCR, adequados à legislação ambiental MAR-1. O sistema de processamento axial ainda possui o maior rotor do mercado, côncavos com suspensão e maiores áreas de trilha e separação, o que gera maior capacidade de colheita para todos os tipos de cultura.

As máquinas axiais da linha 800 possuem o exclusivo sistema de arrefecimento V-Flow, que elimina a necessidade de manutenção diária, e a maior velocidade de descarga do mundo, que chega a 150 L/s nas classes 7 e 8. Com esses benefícios, as colheitadeiras da série 800 garantem economia de combustível e menor tempo com a máquina parada. Na Expodireto Cotrijal 2019, a Valtra terá em seu estande os modelos BC6800, com plataforma de milho 15 linhas, e o BC8800, com plataforma de soja de 45 ft Draper.

 

 

Valtra traz inédita plantadora dobrável e inteligente 

Momentum tem tecnologia Precision Planting® 100% embarcada, apenas 3,6 metros de largura quando fechada e deve revolucionar o plantio em grandes propriedades; equipamento é o primeiro projeto global da AGCO desenvolvido no Brasil

 

Referência global em fabricação de máquinas agrícolas, a Valtra promove na Expodireto Cotrijal 2019, em Não-Me-Toque (RS), entre 11 e 15 de março, o pré-lançamento da plantadora Momentum, primeiro projeto global da AGCO, detentora da marca, concebido e produzido no Brasil. O lançamento oficial ocorrerá durante a Agrishow 2019, de 29 de abril a 3 de maio, em Ribeirão Preto (SP).

 

Altamente inovadora, a Momentum é dobrável, ficando com apenas 3,6 metros de largura quando fechada, o que facilita o transporte em estradas e faz dela a plantadora de melhor mobilidade do mercado. Além disso, o equipamento possui tecnologia 100% Precision Planting®, com dosador de sementes Vset2, sistema de controle de linhas vDrive e monitor 2020 Seedsense Geração 3. A Momentum chega com versões de 24, 30 e 40 linhas no espaçamento de 45cm. A caixa de sementes da Momentum também é uma das maiores do mercado, com capacidade para 5.130 litros de sementes.

 

Momentum chega para ser um dos equipamentos de plantio mais versáteis do mercado(Crédito/foto: Divulgação Valtra)

 

Graças à facilidade no transporte a na manutenção, a Momentum vai proporcionar ao agricultor a chance de aproveitar melhor as curtas janelas de plantio. O implemento conta com apenas um ponto de lubrificação em toda a plantadora, sendo que todas as demais buchas da máquina são “Infinity”, de alta resistência e autolubrificantes. Os rolamentos são blindados. Mais indicada para grandes propriedades, a Momentum pode ser transportada em caminhões prancha apenas com a remoção de dois rodados e duas linhas do suporte central, ficando com apenas 3 metros de largura, o que exclui a necessidade do uso de batedores.

 

“A Valtra é mundialmente reconhecida como uma das marcas mais inovadoras no ramo de tratores. No que se refere à Momentum não é diferente. É um produto que deve transformar positivamente a relação dos produtores rurais com o tempo da janela de plantio nas suas culturas por meio das soluções tecnológicas embarcadas nele”, diz Douglas Vincensi, gerente de Marketing de Tratores, Implementos de Plantio & Fenação da AGCO.

 

Outros destaques da Momentum são o subchassi Smart Frame, que traz o novo sistema de autonivelamento independente das três seções de linhas de plantio, fazendo com que a máquina mantenha todas as linhas em contato com o solo e depositando sementes na profundidade correta, mesmo em bases largas e curvas de nível. O rodado duplo em tandem diminui a compactação do solo e os esforços aplicados ao chassi durante o transporte entre uma lavoura e outra. As larguras de trabalho são de 10,2m, 13,5m e 18m, nas versões de 24, 30 e 40 linhas, respectivamente. O índice de singulação (percentual de sementes falhas e duplas) da nova plantadora chega a 99,6% no milho, mesmo em velocidades superiores a 10 km/h de plantio.

 

A tecnologia Precision Planting® se integra com o sistema de telemetria dos equipamentos Valtra. O monitor 20/20 Geração 3 vai permitir que o agricultor faça o monitoramento de dados da Momentum em tempo real, acompanhando informações linha a linha, como população, singulação e espaçamento de sementes. Isso habilita o produtor a tomar as melhores decisões em tempo real durante a atividade do plantio. Além disso, o monitor 20/20 Geração 3 foi desenvolvido desde o início para ser totalmente integrado com o software FieldView. Isso permite que a Momentum faça uso de taxa variável de sementes com a integração dos componentes: 20/20 Ger3, vDrive e FieldView.

Check Also

New Holland é reconhecida com dois prêmios da Sociedade Americana de Engenheiros Agrícolas e Biológicos

A Sociedade Americana de Engenheiros Agrícolas e Biológicos (ASABE, na sigla em inglês) selecionou os …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.