Home / Noticias / TIM anuncia parceria com SLC Agrícola de IoT em Fazendas

TIM anuncia parceria com SLC Agrícola de IoT em Fazendas

Iniciativa faz parte do Projeto “4G TIM no Campo” levando cobertura 4G para a Fazenda Panorama, Bahia, permitindo comunicação móvel entre máquinas e pessoas
A TIM anuncia a ativação de cobertura 4G na Fazenda Panorama, pertencente a SLC Agrícola, como mais um piloto do projeto “4G TIM no Campo”, na cidade de Correntina, na Bahia. A iniciativa utiliza tecnologia celular da Nokia e backhaul da BRFibra Telecomunicações, provendo comunicação por voz da equipe da fazenda, assim como a conexão das colheitadeiras, tratores e outras soluções de IoT (Internet das Coisas, no termo em inglês) com foco em agricultura de precisão e gestão de máquinas e ativos. O projeto considera a tecnologia móvel 4G na faixa de 700MHz para “iluminar” o campo, com o objetivo de aumentar a produtividade da companhia, assim como a qualidade de vida das pessoas na região.

“O objetivo da TIM ao criar o projeto “4G no Campo” é viabilizar a digitalização do Agronegócio brasileiro. A partir da conectividade, trazemos soluções inovadoras para o setor aumentar ainda mais sua produtividade através de infinitas possibilidades de automatização, controle e novas tecnologias de cultivo e manejo das culturas de soja, milho, algodão entre outras, tornando o conceito de Agricultura 4.0 uma realidade”, afirma Alexandre Dal Forno, Head de Produtos Corporativos & IoT na TIM Brasil, que vem liderando o projeto “4G TIM no Campo”.

Para esta iniciativa, a TIM forneceu todo o sistema de comunicação de dispositivos móveis e soluções de Internet das Coisas (IoT), com investimentos em infraestrutura de rede na região e cobertura 4G nas suas áreas de produção e industrial, além de contar com a parceria da BRFibra, da BRDigital – entregando serviços complementares ao cliente final – e a tecnologia certificada para o Agronegócio da Nokia. O projeto permitirá o controle e o acompanhamento em tempo real das colheitadeiras e dos tratores da fazenda, assegurando decisões rápidas, com redução de custos, melhor manejo das lavouras e maior velocidade no escoamento da produção. A Nokia tem aplicado sua tecnologia celular e conhecimento para tornar mais eficiente a conexão das máquinas, acelerando o processo de digitalização do Agronegócio.

Os resultados até o momento são surpreendentes. A rede 4G da TIM, suportada pela conectividade da BRFibra e serviços de dados da BRDigital, nos possibilita fazer videoconferências em alta velocidade e com qualidade diretamente das colheitadeiras onde antes não tínhamos qualquer tipo de sinal celular. A conexão das máquinas em tempo real e a comunicação da equipe deve trazer agilidade e maior produtividade aos nossos processos, em linha com o objetivo da SLC Agrícola de contribuir para o crescimento do Agronegócio brasileiro, através da inovação de novas tecnologias”, explica Angelo Castiglia, Diretor de TI do Grupo SLC.

Ao todo foi coberta uma área de 22 mil hectares, com a conexão imediata de 23 máquinas agrícolas e 10 coletores de dados O projeto faz parte da estratégia da TIM de levar conectividade 4G e soluções inovadoras para o Agronegócio brasileiro.

Esta é a segunda parceria do projeto “4G no Campo”, iniciado em Goianésia (GO) junto com a Jalles Machado, agroindústria referência no setor sucroenergético nacional, localidade onde também contamos com o backhaul da BRDigital.

Sobre a TIM

A TIM segue com sua missão de conectar e cuidar de cada um, para que todos possam fazer mais. Para isso, atua focada nos pilares estratégicos de oferta, infraestrutura, eficiência e experiência do cliente, com base em uma cultura interna de “accountability” e na mudança de processos e plataformas que permitam a transformação digital. A nova assinatura da marca – “A evolução não para” – reforça o compromisso da companhia com seu Plano de Investimentos e com o objetivo de se tornar a melhor operadora de telecomunicações do Brasil.

A empresa é, desde 2015, líder em cobertura 4G no País e referência como player de ultra banda larga móvel e fixa. É ainda a única empresa do setor de telecomunicações no Novo Mercado da B3, reconhecido como nível máximo de governança corporativa, além de ser a operadora de telecomunicações há mais tempo consecutivo no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE). Para mais informações, acesse www.tim.com.br.

Sobre a SLC Agrícola

A SLC Agrícola, fundada em 1977 pelo Grupo SLC, é uma empresa produtora de commodities agrícolas, focada na produção de algodão, soja e milho. Foi uma das primeiras empresas do setor a ter ações negociadas em Bolsa de Valores no mundo, tornando-se uma referência no seu segmento. São 16 Unidades de Produção estrategicamente localizadas em 6 estados brasileiros que totalizaram 404.479 hectares no ano-safra 2017/18 – sendo 230.164 de soja, 95.124 de algodão, 76.839 de milho e 2.352 de outras culturas, tais como trigo, milho 1ª safra, milho semente e cana-de-açúcar. Para mais informações, acesse www.slcagricola.com.br.

Check Also

A importância do Brasil na produção de soja

Brasil deve colher um recorde de 153,8 milhões de toneladas de soja na safra 2022/23.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.