Home / Destaque / Confira 5 dicas para aumentar a vida útil do trator

Confira 5 dicas para aumentar a vida útil do trator

Especialista explica como atitudes diárias podem aumentar a disponibilidade da máquina para o trabalho

 

Devido às janelas de preparo de solo, plantio e colheita cada vez mais curtas, a disponibilidade do maquinário agrícola no campo é fundamental. “Um trator agrícola pode ter uma vida útil entre 10 e 15 mil horas de trabalho em média. No entanto, este tempo está diretamente ligado ao tipo de aplicação, cultura (cana, por exemplo, exige mais esforço de trabalho) e aos cuidados que o produto recebe”, explica Guilherme Gil, Gerente de Serviço América do Sul da AGCO para a Massey Ferguson.

 

Segundo Guilherme, os cuidados mais importantes são aqueles que você ou seu operador realizam periodicamente e devem estar em conformidade com o manual do operador. “As revisões incluem lubrificação, verificações e ajustes, além da adequação dos implementos e suas regulagens particulares para cada aplicação”, esclarece.

 

 Créditos: Divulgação Massey Ferguson
Cuidados periódicos podem aumentar a vida útil do trato

 

Portanto, o especialista escolheu cinco práticas nos cuidados com o trator que podem reduzir significativamente o risco de uma parada não programada nos períodos de alta demanda, impactando diretamente na disponibilidade, vida útil, performance e valor de revenda da máquina.

 

 

  1. Faça manutenção diária

Uma manutenção periódica, seja preventiva ou corretiva, influencia diretamente na prolongação da vida útil do equipamento. De acordo com Guilherme, os custos de manutenção periódica são pequenos em comparação com os custos de reparação decorrentes da falta de revisão.

 

Nesta dica, o especialista destaca:

  • Lubrificação de peças móveis: observar e seguir os prazos determinados no manual do operador para lubrificação dos componentes móveis. Recomenda-se utilizar os fluídos indicados pelo fabricante;
  • Fluído de arrefecimento: verificar se o fluído está no nível adequado e com os aditivos apropriados. Se a coloração do fluído está com aspecto de ferrugem, deve ser substituído;
  • Peças frágeis: ter cuidado especial no manuseio de peças que podem quebrar com mais facilidade;
  • Qualidade do combustível: eliminar água do sistema diariamente por meio do dreno dos filtros – substitui-los quando necessário –, ter atenção com o armazenamento do combustível tanto aos cuidados com a limpeza quanto ao prazo de validade;
  • Limpeza e armazenamento: lavar ou limpar o equipamento com frequência, evitando acúmulo de resíduos e oxidação. Ao lavar, deixe-o secar bem ou passe ar comprimido antes de guardá-lo, removendo o excesso de água principalmente em conectores de cabos elétricos. Nos períodos entressafra, guarde-o em local apropriado e protegido. Esses cuidados evitam oxidação.

 

  1. Opere o trator adequadamente

Assim como os carros, boas práticas no momento da operação do trator também influenciam na vida útil da máquina. Para isso, a capacitação do operador é importante para que, além de operar corretamente, o profissional consiga identificar quando algo está errado com o equipamento. Já os implementos devem ser adequados ao peso e ao tamanho do trator, além do tipo de cultivo. Os ajustes no trator envolvem o rodado, lastros, regulagens hidráulicas, marcha e rotações do motor adequadas.

 

  1. Use peças originais

As peças genuínas possuem as especificações ideais para cada máquina, são de maior qualidade, mais confiáveis e possuem a garantia de fábrica quando instaladas pela concessionária. Caso o produtor opte por peças genéricas, o especialista recomenda adquirir itens de qualidade e que não comprometam o desempenho do trator.

 

  1. Consulte a concessionária

Com a modernização de máquinas agrícolas, a tecnologia embarcada nestes equipamentos atualmente é similar ou até mesmo superior a muitos carros e caminhões. Por conta disso, Guilherme afirma que as concessionárias autorizadas possuem ferramentas especiais, peças originais, conhecimento e, constantemente, capacitam seus funcionários para que eles possam orientar o produtor em todo suporte necessário.

 

  1. Siga o manual do operador

Instruções como quando se deve fazer a manutenção preventiva e como operar a máquina corretamente estão contidas no manual do operador, que deve ser visto como uma ferramenta de apoio ao trabalho. A leitura do manual também pode ajudar o operador aumentar o desempenho e o rendimento da máquina e deve ser estimulada por técnicos e pelos próprios produtores rurais.

 

Check Also

Como ter um sistema de Energia Solar na sua casa

Muitas pessoas ainda acham que instalar placas de energia solar residencial para geração de energia …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *