Home / Noticias / IVECO faz história na IAA 2018 e apresenta linha completa de veículos movidos a combustíveis alternativos

IVECO faz história na IAA 2018 e apresenta linha completa de veículos movidos a combustíveis alternativos

 Estande da marca tem 18 produtos com soluções sustentáveis, que vão de ônibus elétricos até caminhões movidos a Gás Natural Veicular

A IVECO está fazendo história na 67ª edição da IAA Commercial Vehicles, evento internacional mais importante da indústria de veículos comerciais, que acontece em Hannover, Alemanha, até o dia 27 de setembro. A montadora apresenta sua oferta comercial completa de veículos de tração alternativa, elétrica e Gás Natural Veicular (GNV), em um estande 100% livre de diesel, criando uma “área de baixa emissão”. Destaque ainda para uma mesa redonda intitulada “A transição energética em direção a um futuro sustentável” e oficinas, em colaboração com especialistas da indústria, clientes e parceiros técnicos, para discutir a transição energética. 

Pierre Lahutte, presidente mundial da IVECO, comentou durante uma conferência de impressa, realizada hoje, que a IVECO é a primeira fabricante na história da IAA a apresentar um estande sem nenhum motor a diesel. “A indústria do transporte está mudando à medida que a pressão em relação aos motores a Diesel e a transição energética ganham força. Nossa exposição mostra que a oferta de veículos movidos a eletricidade e GNV está disponível atualmente e oferece uma alternativa viável, em todas as missões do transporte de cargas e transporte de passageiros.” 

O executivo destaca ainda que o gás natural oferece a possibilidade de uma transição contínua para o biometano e energia renovável, alcançando zero emissões e abrindo as portas para um conceito de energia circular que pode chegar a emissões negativas. 

A IVECO chama a atenção para a considerável vantagem ambiental do gás natural, que é capaz de proporcionar reduções drásticas nas maiores emissões poluentes: redução de 90% para NO2, 99% para material particulado e 10% para CO2 com o gás natural, que chega até 95% com biometano. Esse tipo de combustível pode gerar uma economia circular baseada na geração de energia a partir de resíduos orgânicos ou da agricultura. 

Os visitantes do estande da IVECO terão a oportunidade de ver que a economia circular já é uma realidade, com os exemplos da cidade de Lille, na França, que conta com uma frota de ônibus IVECO movidos a GNV, e abastecidos com biometano gerado a partir do resíduo municipal; o projeto liderado pela Pot au Pin, Air Liquide e Carrefour, com base no biometano oriundo de resíduos agrícolas; e o lançamento da Biokraft da maior planta geradora de biogás do mundo, na Noruega. 

Por meio de sua presença na Feira, a IVECO espera promover o uso de tecnologias sustentáveis. Além da exibição dos veículos, e dos diversos eventos promovidos, a marca reservou uma área educacional no estande para painéis e vídeos informativos sobre quatro temas principais: “Gás e biogás — a solução para transporte sustentável hoje e amanhã”, “Nossa contribuição para a redução de CO2”; “Soluções sustentáveis para gerenciamento de frota”, em colaboração com o parceiro tecnológico Michelin; e “TCO, eficiência e produtividade”. 

Portfólio IVECO E IVECO BUS – IAA 2018

Os 18 produtos em exposição mostrarão as soluções sustentáveis da IVECO e da IVECO BUS, desde o frete de longa distância até a mobilidade urbana das pessoas, que compõem uma oferta completa. 

A IVECO apresentará cinco versões do Daily Hi-Matic Natural Power, o primeiro veículo movido a GNV com uma caixa de câmbio automática de oito velocidades, da indústria de veículos comerciais leves. O modelo demonstra a ampla variedade de missões que essa família de veículos pode atender, liberando as empresas de transporte das restrições mais rígidas das regulamentações de emissões e ruídos. 

Dois Eurocargos, o “Caminhão que a cidade gosta” e o dono do título “Truck of the Year 2016”, em versão movida a GNV, estarão no estande. Os produtos já estão em conformidade com os padrões de emissões EURO VI Step D, com um ano de antecedência. Com suas baixas emissões e operação silenciosa, os caminhões Eurocargo NP podem entrar em áreas de tráfego restrito nos centros das cidades, uma vantagem fundamental em missões multipontos e municipais. 

A IVECO mostrará, para missões des longas distâncias, um Stralis NP 400 rígido de 26 toneladas com carroceria refrigerada, apresentando pela primeira vez uma tecnologia Carrier Supra GNV para alimentar o grupo de resfriamento. Esse caminhão representa o primeiro da indústria com os dois motores a diesel do veículo refrigerado substituídos por motores a gás natural estequiométricos de última geração. Ele oferece, do mesmo modo, emissões ultrabaixas de NO2 e material particulado, baixa emissão de CO2 e funcionamento silencioso, ideal para abastecer os supermercados do centro da cidade à noite. A instalação inclui três tanques de GNV com autonomia de 1 mil km. 

Os veículos expostos incluirão versões articuladas e rígidas, e o exclusivo Stralis X-Way Natural Power será equipado com um misturador de concreto elétrico. Entre eles, o mais recente lançamento, o Stralis NP 460: eleito o Caminhão de Baixa Emissão de Carbono do Ano, no Reino Unido, é a única linha completa de caminhões pesados a gás natural com transmissão automatizada de última geração desenvolvida para cumprir todas as missões. 

A IVECO BUS optou por reduzir a bateria a bordo do veículo ao mínimo com sua tecnologia de carregamento em movimento destacada no novo Crealis elétrico. Esse ônibus combina cabos elétricos suspensos com uma pequena bateria de bordo. Isso significa que uma nova rota de ônibus elétricos pode ser implantada mesmo que haja trechos sem cabos suspensos, reduzindo consideravelmente a complexidade e os custos, sem perda de tempo para recarga. A tecnologia de carregamento em movimento do Crealis recebeu o prêmio de inovação do Paris Salon du Transport Public 2018 por essa novidade. 

Destaque também para o minibus elétrico Daily, de emissão zero, que oferece a solução perfeita para o transporte de pessoas no tráfego intenso dos centros das cidades. O Daily Electric faz parte da linha Daily Blue Power, campeã do título “International Van of the Year 2018”. 

Para o transporte público, a marca exibirá o Crossway Low Entry Natural Power, ganhador do título “Sustainable Bus of the Year 2018”. Esse veículo apresenta um design exclusivo, com os tanques de gás natural integrados no espaço do teto, tem autonomia de até 600 km e proporciona o alto desempenho e as baixas emissões do motor Cursor 9 Natural Power. 

IVECO 

IVECO, uma companhia da CNH Industrial, projeta, fabrica e comercializa uma completa gama de veículos comerciais leves, médios e pesados, caminhões fora-de-estrada, ônibus urbanos e intermunicipais, bem como veículos especiais para aplicações como combate a incêndios, missões off-road, defesa e proteção civil. A IVECO emprega mais de 26 mil pessoas em todo o mundo. A empresa gerencia centros de produção em 11 países distribuídos pela Europa, Ásia, África, Oceania e América Latina, onde fabrica veículos com as mais avançadas tecnologias. Um total de 5 mil pontos de vendas e postos de serviços em mais de 160 países garantem o suporte técnico onde quer que um veículo IVECO esteja em operação. 

Check Also

A importância do Brasil na produção de soja

Brasil deve colher um recorde de 153,8 milhões de toneladas de soja na safra 2022/23.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.