Home / Destaque / Brasil terá a maior feira florestal dinâmica do mundo em 2018

Brasil terá a maior feira florestal dinâmica do mundo em 2018

Mais de 220 expositores estão confirmados na Expoforest 2018. A quarta edição da feira acontecerá em abril, em uma área de 200 hectares com árvores de eucalipto, na região de Ribeirão Preto (SP)

 

O mercado florestal brasileiro é um dos poucos que não servem como termômetro para a economia do país. Na contramão da resseção econômica e escândalos políticos, o setor exportou no ano passado mais de US$ 7,7 bilhões, apenas com celulose, papel e painéis de madeira. A marca significa um crescimento de 11% em relação a 2016.

Com condições edafoclimáticas excelentes o Brasil desponta no cenário internacional de produção florestal. Isto porque duas espécies exóticas – pinus e eucalipto – se adaptaram muito bem no país. A área territorial do Brasil é de 8.516.000 km² (ou 2,104 bilhões de acres). De acordo com a Ibá (Indústria Brasileira de Árvores), principal entidade representativa do setor no país, apenas 7,84 milhões de hectares (ou 19,373 milhões de acres) estão ocupados com florestas plantadas. Isto corresponde a 0,92% de todo o território. As espécies de pinus e eucalipto representam a grande maioria das árvores plantadas, mais de 90%. As coníferas (pinus) estão em 20% das áreas plantadas. As folhosas (eucalipto) em 71%.

O rápido crescimento das espécies de pinus e eucalipto em terras brasileiras é o principal fator que motiva o cultivo, pesquisa e investimentos nestas espécies. Em 2016, o Brasil liderou o ranking global de produtividade florestal, com uma média de 35,7 m³/ha ao ano para os plantios de eucalipto; e 30,5 m³/ha ao ano nos plantios de pinus, de acordo com as informações reportadas pelas principais empresas do setor. Em média o ciclo produtivo do eucalipto é de 7 anos e do pinus, 15.

Expoforest

Para apresentar este promissor mercado a investidores do mundo todo, mostrar o que a silvicultura brasileira tem de melhor e atrair as novidades dos principais países produtores de madeira, foi criada a Expoforest – Feira Florestal Brasileira. A quarta edição da maior feira florestal dinâmica do mundo em 2018, acontecerá entre os dias 11 e 13 de abril, em Santa Rita do Passa Quatro, na região de Ribeirão Preto (Estado de São Paulo). O evento será realizado em uma área da International Paper, de 200 hectares com plantações de eucalipto clonal.

Realizada a cada quatro anos, a Expoforest está no calendário global dos principais eventos setoriais do mundo. “Acreditamos que a realização da Expoforest 2018 será novamente uma oportunidade para reunir toda a cadeia produtiva da madeira e mostrar a força do setor florestal para o Brasil e o mundo”, comenta Jorge R. Malinovski, diretor geral da empresa organizadora, que leva seu nome.

No momento 226 empresas já estão confirmadas na feira e apresentarão lançamentos, tecnologias e tendências para toda a cadeia produtiva da madeira. De acordo com a Malinovski, mais de 30 mil visitantes do Brasil e países com histórico florestal são esperados nos três dias do evento.

A Expoforest faz parte do FDF (Forestry Demo Fairs), um conselho que atesta qualidade e segurança das maiores feiras florestais dinâmicas do mundo. Fazem parte deste seleto grupo as feiras da Asturforesta (Espanha), EKO-LAS (Polônia), Elmia Wood (Suécia), Euroforest (França), FinnMETKO (Finlândia) e KWF-Tagung (Alemanha).

As inscrições para a Expoforest já estão abertas e podem ser feitas pelo site: www.expoforest.com.br

 

O evento:

A Expoforest é uma feira florestal dinâmica que na edição de 2014 contou com 208 empresas apresentando máquinas, equipamentos e tecnologias utilizadas na produção de madeira proveniente de florestas plantadas. No total, 25.107 visitantes do segmento florestal do Brasil e de outros 27 países passaram pela feira. Mais de US$ 48 milhões foram fechados em negociações comerciais. A organização da Expoforest é da Malinovski.

 

Serviço:

Expoforest 2018

Data: de 11 a 13 de abril de 2018

Local: Santa Rita do Passa Quatro – Região de Ribeirão Preto (SP)

Telefone: +55 (41) 3049-7888 / (41) 9 9924-3993

E-mail: expoforest@malinovski.com.br

www.expoforest.com.br  

 

Check Also

New Holland é reconhecida com dois prêmios da Sociedade Americana de Engenheiros Agrícolas e Biológicos

A Sociedade Americana de Engenheiros Agrícolas e Biológicos (ASABE, na sigla em inglês) selecionou os …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.