Home / Destaque / Pesquisadores da FCAV/UNESP de Jaboticabal lançam aplicativo para estimar perdas na colheita mecanizada do amendoim

Pesquisadores da FCAV/UNESP de Jaboticabal lançam aplicativo para estimar perdas na colheita mecanizada do amendoim

 

Aplicativo é resultante de trabalhos desenvolvidos por um Grupo de Pesquisa do Programa de Pós-graduação em Agronomia (Produção Vegetal)

 

 

Foi lançado no dia 22 de fevereiro, na Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias da UNESP de Jaboticabal (SP) o Sistema de Avaliação de Perdas na Colheita do Amendoim – SAPECA. Fruto dos trabalhos desenvolvidos por pesquisadores do Programa de Pós-graduação em Agronomia (Produção Vegetal), pertencentes ao Laboratório de Máquinas e Mecanização Agrícola – LAMMA, da FCAV/UNESP, o SAPECA é um aplicativo para estimar perdas na colheita mecanizada do amendoim.

 

Tendo como objetivo possibilitar aos produtores o monitoramento das perdas na colheita mecanizada de amendoim, o APP representa o esforço de anos de trabalhos dos pesquisadores do LAMMA, avaliando as perdas na colheita de amendoim em diferentes variedades e condições de cultivo. O desenvolvimento do aplicativo foi apresentado no XIV Encontro da Cultura do Amendoim, em agosto/2017, onde foi premiado como o melhor trabalho publicado no evento. Posteriormente, ainda no ano de 2017 foram inseridos dados de uma variedade cultivada nos EUA, onde em breve o APP será disponibilizado.

HB4116

De acordo com Rouverson Pereira da Silva, professor da FCAV/UNESP, que desenvolveu o APP em parceria com o doutorando Adão Felipe dos Santos e com o professor Cristiano Zerbato, a iniciativa surgiu da necessidade de fornecer aos produtores uma maneira rápida e eficaz de monitorar colheita de amendoim, buscando reduzir as perdas no arranquio e no recolhimento.

O professor destaca ainda a importância da difusão de tecnologia, apresentando os resultados de pesquisas realizadas pelas Universidades de maneira acessível ao produtor. “Esperamos com este aplicativo, poder contribuir para a melhoria da eficiência da colheita. No entanto, temos a certeza de que um bom APP aquele que está em constante aperfeiçoamento e por isso continuaremos nossas pesquisas no sentido de sempre aumentar a funcionalidade do SAPECA”.

Para o doutorando Adão Felipe, “o monitoramento das perdas é muito importante para que os produtores possam maximizar os seus lucros, e neste sentido, o SAPECA é uma ferramenta que visa facilitar o acompanhamento das perdas de uma forma simples”.

O SAPECA está disponível gratuitamente para download na Play Store em sua versão para Android. De acordo com o Prof. Cristiano Zerbato, na próxima safra o aplicativo será lançado também em uma versão para iOS. O professor agradece aos parceiros da Tecnologia de Informação, Murilo Panosso e à equipe do UNIPAM coordenada pelo Prof. José Corrêa Viana.

Mais informações podem ser obtidas pelo email: diretoria@lamma.com.br ou pelos telefones (16) 3209-7283/7627.

Check Also

New Holland lança no Show Rural Coopavel nova linha de plantadeiras leves e semeadeiras

Marca também apresenta na feira, que vai de 5 a 9 de fevereiro, em Cascavel …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.