Home / Destaque / Soluções de plantio Trimble são destaques no Show Rural Coopavel 2018

Soluções de plantio Trimble são destaques no Show Rural Coopavel 2018

Espaçamento ideal, economia de insumos, aumento de produtividade e maior aproveitamento de área são alguns dos benefícios das soluções

A Trimble, fabricante mundial de tecnologias avançadas para agricultura de precisão, leva à Coopavel 2018, que acontece entre os dias 05 e 09 de fevereiro, em Cascavel (PR), soluções de plantio que potencializam a eficiência e reduzem os custos da operação agrícola.

A Receita do agronegócio paranaense deve crescer mais de 10% em 2018, segundo estimativa da Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar). Para Guillermo Perez-Iturbe, Diretor Comercial para a América Latina da divisão de Agricultura, a região apresenta muitas oportunidades.

“Temos acompanhado cada vez mais produtores da região aderindo a soluções tecnológicas e tendo bons resultados com elas, sem contar o aumento de interesse por informações para investimentos futuros. Durante o Show Rural Coopavel, vamos levar soluções de agricultura de precisão que atendem diversas necessidades e tamanhos de propriedades diferentes, além de abrir as portas para quem precisa entender como a tecnologia pode potencializar a eficiência em sua propriedade. Temos excelentes expectativas”, diz Perez-Iturbe.

 

Soluções de plantio Trimble

Todos os produtos e serviços da Trimble podem ser vistos no estande da empresa localizado na área L 13.2.

  • Controlador de Taxa Field-IQ

O controlador de Taxa Field-IQ promove a eficiência nos processos de plantio, adubação e pulverização, possibilitando economia de 10% nos gastos de insumos para estes fins. A solução permite controlar e ajustar a população de sementes e a taxa de fertilizantes de uma só vez, em taxa fixa e/ou variável, fazendo com que o plantio da cultura seja feito no local indicado e com a população ideal.  Para melhorar o aproveitamento de solo, a solução permite, ainda, carregar mapas de semeadura com informações de grande valia para o operador.

 

  • Monitoramento de sementes

A Trimble também oferece a ferramenta de monitoramento de sementes, que, além de contar com as funcionalidades básicas de alerta de falhas e população, grava a operação para visualizar na tela ou no escritório, possibilitando ajuste em campo antes da fase da colheita.

 

  • RTX e RTK

Após cinco anos no mercado, a solução deixou de ser uma alternativa de sinal de correção para se tornar uma realidade que revolucionou a agricultura de precisão mundial.

O sistema de correção Trimble RTX tem bases de referência espalhadas por todo o globo terrestre. Essas bases enviam informações para uma central, que as processa e faz uma correção com alta performance. Esses dados processados são enviados a um satélite geoestacionário, que retransmite as correções às máquinas agrícolas. Com essa tecnologia, o agricultor não precisa de alto investimento inicial em equipamentos. A correção é enviada diretamente para a antena do trator, via satélite. O CenterPoint RTX é mais estável e robusto nos momentos de cintilação em comparação a outras soluções do mercado.

RTX ou RTK?

A tecnologia Trimble RTX cresceu muito nos últimos anos, tornando-se a principal solução de correção para inúmeros agricultores em todo o Brasil, devido ao baixo custo de investimento inicial e à facilidade para operação. Mas, segundo Renato Brant, Gerente de Vendas da Trimble, “existem situações, como as que necessitam de alta precisão vertical, por exemplo, em que ainda é indicada a utilização do sistema RTK. A escolha pode variar de acordo com o tipo de operação agrícola”.

Soluções expostas

Além das soluções de plantio, a Trimble leva à feira tecnologias que ajudam no crescimento do negócio, diminuindo custos, aumentando a produtividade e, ao mesmo tempo, os lucros.

 

  • Linha de monitores Trimble

EZ-Guide® 250 – monitor mais acessível da marca, que oferece recursos de orientação manual e assistida. Ideal para agricultores que procuram funcionalidades básicas de agricultura de precisão para campos que exigem correções de baixa precisão.

Principais benefícios: orientação e mapeamento manual, compatibilidade com o sistema de direcionamento Trimble® EZ-Steer® e receptor integrado de GPS de alto desempenho. Também permite mapear as áreas e pontos de interesse.

CFX-750™ – É um monitor para orientação acessível e multifuncional que oferece as principais funcionalidades da agricultura de precisão. Fácil de usar, a solução aumenta a capacidade da operação e produtividade.

Principais benefícios: orientação e mapeamento manual, compatibilidade com o sistema de direcionamento Trimble, monitoramento de sementes, controle de aplicação de taxa fixa e/ou variável de até dois produtos, controle de seção automático, monitoramento de produtividade e troca de dados sem fio entre o escritório e o campo.

TMX-2050™ – Com ambiente Android, é um monitor fácil de usar, que apresenta uma tela de 12.1”, sensível ao toque e de alta resolução (HD), para atender necessidades agrícolas específicas, como por exemplo o manejo da água ou direcionamento do implemento.

Além disso, o monitor ainda conta com a tecnologia de manobra automática de cabeceira NextSwath™, que calcula e executa automaticamente o melhor trajeto para veículo e implemento durante a manobra de cabeceira, mantendo a uniformidade da área e evitando falhas do início ao fim da linha.

 

Principais benefícios: orientação e mapeamento automático, compatibilidade com o sistema de direcionamento Trimble, monitoramento de sementes, controle de aplicação de taxa fixa e/ou variável para multiprodutos, controle de seção automático, monitoramento de produtividade, troca de dados sem fio entre o escritório e o campo, Ambiente Android, compatibilidade com solução de Manejo da Água e com manobra automática de cabeceira NextSwath™.

  • WeedSeeker®

Sistema de pulverização seletiva que aplica defensivos agrícolas onde se encontram as plantas invasoras, identificadas por meio de sensores. Eficiente contra plantas daninhas resistentes, a economia de insumos pode chegar até 90%. A tecnologia ainda conta com a exclusiva aplicação verde sobre verde, que permite controlar as plantas daninhas mesmo sobre outras culturas já plantadas.

Além disso, como o volume de defensivos agrícolas aplicado é menor, o transporte de água e a quantidade de embalagens usados para o descarte diminuem, impactando diretamente na economia de tempo, logística e combustível em toda a operação.

 

  • Soluções de manejo de água

A solução de Manejo da Água da Trimble trabalha o uso racional e eficiente da água, promovendo uma economia de até 30% no uso da água na propriedade e aumentando a produtividade da lavoura. Isso se torna possível através de processos como Sistematização do solo, Drenagem e criação de curvas de nível (taipas).

As soluções Trimble para Manejo da Água, já são utilizadas pela Embrapa e trazem benefícios para multiculturas.

 

Sobre a Trimble

A Trimble desenvolve tecnologias para transformar e melhorar o modo como o mundo trabalha. Com a integração de dados de posicionamento, transmissão em tempo real e processamento de informações, a Trimble oferece a solução completa de ponta a ponta para ampliar a produtividade, segurança e sustentabilidade em projetos para indústrias e governos. Presente com seus produtos no país há mais de três décadas, a Trimble contribui com suas soluções para que o Brasil explore o máximo de seu potencial de desenvolvimento nas áreas de agricultura, construção civil pesada, transporte e logística, aplicações geoespaciais e construções verticais. Fundada em 1978, a Trimble está sediada em Sunnyvale, Califórnia. Para mais informações, visite:  www.trimble.com.br.

Sobre a Divisão Agrícola da Trimble

As soluções agrícolas da Trimble permitem aos clientes maximizar a eficiência e reduzir a utilização de insumos químicos e fertilizantes ao mesmo tempo que protegem os recursos naturais e o meio ambiente. As soluções de agricultura de precisão da Trimble cobrem todas as estações, culturas, terrenos e tamanhos de propriedade, e sua estratégia “agnóstica de marca” permite que os agricultores utilizem produtos da Trimble na maioria dos veículos de suas frotas, independentemente do fabricante. Por meio do Trimble AG Software os agricultores podem obter, compartilhar e gerenciar informações em tempo real em suas propriedades. Para otimizar o uso de água, a Trimble fornece soluções de água para irrigação, drenagem e sistematização. O portfólio Trimble inclui orientação e direção de veículos e implementos, bem como uma gama de opções de correção versátil. Outras soluções incluem um controle de aplicação para sementes, líquidos e fertilizantes; uma solução de colheita, além de software de gestão agrícola.

Check Also

New Holland é reconhecida com dois prêmios da Sociedade Americana de Engenheiros Agrícolas e Biológicos

A Sociedade Americana de Engenheiros Agrícolas e Biológicos (ASABE, na sigla em inglês) selecionou os …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.