Home / Noticias / Jacto amplia portfólio de pulverizadores automotrizes com lançamento do Uniport 2030

Jacto amplia portfólio de pulverizadores automotrizes com lançamento do Uniport 2030

Modelo atende demanda por máquinas de menor porte com tração nas 4 rodas. Pulverizador tem preço competitivo e desempenho superior comparado aos modelos semelhantes no mercado.

O modelo chega para atender uma demanda do mercado por equipamentos de menor porte, mas com tração nas quatro rodas.

“O Uniport 2030 vem completar o portfólio da Jacto em pulverização aliando tecnologia, robustez e competitividade. O destaque é que o modelo atende a necessidade por automotrizes de menor porte, porém com maior capacidade de tração que permita trabalhar em uma ampla variedade de terrenos”, explica Paulo Guirao, gerente de produtos da linha de pulverizadores automotrizes e adubadoras da Jacto.

O modelo possui capacidade para 2.000 litros, com opções de 24 e 30 metros de barra. O circuito de pulverização apresenta comando de 4 ou 8 vias, bomba de pulverização de 190 l/min, porta-bicos bijet e agitador mecânico. Os ramais sem solda, as conexões de aço inox e a bomba de pistões, permitem que a máquina aplique com pressões maiores e com precisão na dosagem. Quanto ao veículo, a suspensão é independente, com molas pneumáticas com controles de nivelamento, e amortecedores hidráulicos.

O vão livre de 1,60 metros aumenta a disponibilidade do Uniport 2030 em culturas de maior porte. O tanque de combustível de 275 litros faz com que este equipamento tenha a maior autonomia do mercado nesta categoria.

A máquina ainda conta com recursos opcionais importantes como pneus radiais que aumentam a capacidade de tração, diminuem a compactação do solo e são mais duráveis e bomba de abastecimento com capacidade de 500 l/min que reduz o tempo de enchimento do reservatório.

A transmissão hidrostática 4X4 do Uniport 2030, juntamente com um motor potente de 198 cv e baixo peso, possibilitam ao equipamento o diferencial de pulverizar em uma ampla variedade de terrenos e com inclinações de até 30%.

“Em testes comparativos em rampas da ordem de 30% e com inclinação lateral, o Uniport 2030 conseguiu subir em 2ª marcha, com 2.000 litros no reservatório. Um pulverizador semelhante concorrente, nas mesmas condições, não conseguiu executar a manobra em 1ª marcha e com 1.000 litros no reservatório. Em termos de precisão na aplicação, o Uniport 2030 apresentou um erro máximo de dosagem entre o desejado X real de 2,4%, já o modelo concorrente, nas mesmas condições de teste, apresentou erro de dosagem de 10,5%”, comenta Guirao.

Desempenho e redução de consumo de combustível – Outro importante recurso para o Uniport 2030 está sendo desenvolvido no Centro de Pesquisas e Desenvolvimento da Jacto, com previsão para liberação no produto ainda este ano. Trata-se de um controle automático que estabelece uma comunicação entre a transmissão e o motor diesel, permitindo controlar automaticamente a sua rotação. “Isso significa um desempenho ainda melhor da transmissão e redução no consumo de combustível” acrescente Guirao.

Agricultura de Precisão – Para um desempenho superior e controle da pulverização e das operações, o Uniport 2030 conta ainda com o pacote tecnológico Otmis para agricultura de precisão, com os modelos Omni 700 (de série) ou LB 1200 (opcional), que reúnem funções como barra de luzes (GPS), piloto automático hidráulico, controlador automático de seções, repetidor de operações para controle das barras de pulverização (apenas para o modelo Omni 700), correção de sinal TerraStar C (opcional no Omni 700) ou RTX/RTK (opcionais no LB 1200), Sensor de umidade e temperatura (opcional), aplicação em taxa variável (opcional), sensor para barras de 24 metros (opcional) e telemetria (opcional).

“Esses recursos associados ao equipamento proporcionam um controle de gestão de pulverização e operações bastante completo, com ganhos de qualidade e economia de recursos muito significativos para o produtor”, finaliza Guirao.

70 anos – A Jacto comemora 70 anos de sua fundação em 2018, reforçando sua vocação inovadora com grandes lançamentos que ampliam seu portfólio de produtos e serviços para adubação e pulverização. A empresa também expande sua atuação, com inauguração de uma fábrica na Argentina no primeiro trimestre do ano.

Pioneira no desenvolvimento da primeira colhedora de café produzida no mundo em 1979 e referência em tecnologias de pulverização, a Jacto celebra seus 70 anos fiel ao compromisso de buscar e servir continuamente as melhores soluções para o agricultor com base no conhecimento adquirido e compartilhado por seus especialistas.

“Ao longo desses 70 anos de história, a empresa apresentou diferentes produtos e tecnologias, visando atender às necessidades específicas dos agricultores das diferentes regiões onde atua. A busca por inovações está no DNA da empresa. Garantir ao agricultor o acesso às tecnologias que o torne cada vez mais competitivo e com possibilidade de otimizar sua produção é compromisso da Jacto”, comenta Fernando Gonçalves, Presidente da Jacto Agrícola.

Check Also

A importância do Brasil na produção de soja

Brasil deve colher um recorde de 153,8 milhões de toneladas de soja na safra 2022/23.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.