Home / Destaque / Especialista da Massey Ferguson explica a importância do vazio sanitário

Especialista da Massey Ferguson explica a importância do vazio sanitário

Período sem cultivo protege a lavoura de doenças e pragas e agricultor de prejuízos no negócio

 

Giancarlo Rocco – Especialista Massey Ferguson

O vazio sanitário de feijão e algodão teve início em setembro e segue em alguns estados até o final de outubro. A iniciativa ocorre no período entressafra, de 60 a 90 dias, no qual não é realizado nenhum cultivo em lavouras de soja, feijão e algodão. Durante o vazio, todas as plantas, inclusive as que restaram de safras anteriores, devem ser eliminadas por controle químico ou métodos físicos. Esta prática de manejo visa mitigar o desenvolvimento de doenças e pragas como ferrugem asiática, mosca branca e bicudo.

 

Atualmente, 11 estados e o Distrito Federal adotaram o vazio sanitário. Tendo em vista que a proliferação de moléstias tem grande potencial destrutivo às lavouras, esta determinação normativa estadual, além de proteger as plantações, protege o agricultor das consequências de uma lavoura doente como a perda de produtividade, de rentabilidade e maior custo de produção.

 

“O vazio sanitário define claramente a janela de plantio no Brasil. Esse período de intervalo na produção é, na verdade, uma proteção ao trabalho do agricultor, pois ele pode enfrentar grandes dificuldades caso a lavoura seja atacada por pragas”, explica Giancarlo Rocco, supervisor de Marketing de Produto – Plantio & Preparo de Solo da AGCO para Massey Ferguson.

 

Segundo Giancarlo, o aumento no custo de produção é um dos prejuízos se a lavoura for infestada, já que a necessidade de mais métodos de controle, como fungicidas, aumentam os custos de produção. Nos casos em que a doença toma conta da plantação, grandes perdas podem ocorrer e, consequentemente, queda na produtividade e na rentabilidade.

 

“Por ter a janela de plantio estreita devido ao manejo de pragas, o produtor rural deve estar muito bem preparado com suas máquinas para, assim que acabar o período de vazio sanitário, ele comece a plantar e utilize adequadamente a janela de plantio”, diz Giancarlo.

 

O crescimento da população e a escassez de mão de obra no campo faz com que, cada vez mais, seja necessária uma produção agrícola maior e com mais qualidade. Frente a esse cenário, o manejo correto da lavoura contribui com a sanidade vegetal e com uma agricultura sustentável.

Check Also

Fendt leva solução de plantio para evento na maior região produtora de grãos do Brasil

Show Safra, feira que ocorre em Lucas do Rio Verde / MT, é focada em …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.