Home / Destaque / Bayer Florestal: Manejo de formigueiros resulta em melhor desempenho da cultura de eucalipto

Bayer Florestal: Manejo de formigueiros resulta em melhor desempenho da cultura de eucalipto

  • Sinônimo de praticidade, o novo aplicador do inseticida K-Othrine® 2P oferece mais conforto e economia ao produtor

O setor de árvores plantadas corresponde a 7,8 milhões de hectares no Brasil, e destes, 5,6 milhões de hectares são ocupados por plantios de eucalipto, segundo relatório do Instituto Brasileiro de Árvores. A floresta, quando atingida por formigueiros, pode apresentar grande perda de produtividade ao final do ciclo do eucalipto. Ao considerar a média de quatro formigueiros adultos por hectare, há um consumo estimado de quatro toneladas de folhas/ano, o que reflete diretamente na produção de madeira.

 

Para apoiar o produtor no manejo correto da cultura, a Bayer desenvolveu o K-Flex, novo aplicador do K-Othrine® 2P , em parceria com a empresa Catec. A ferramenta recém-lançada tem o formato de uma mochila, que comparada ao manejo convencional, oferece melhor ergonomia. O K-Flex também propicia homogeneidade na aplicação do inseticida, uma vez que esta é feita por pressão, sendo mais assertiva dentro dos canais do formigueiro, atingindo até 20 metros lineares de pulverização. Além disso, ele ainda funciona a bateria, com duração média de oito horas.

 

“Isso significa atingir as colônias com mais profundidade, garantindo o controle dos formigueiros e evitando perda de produtividade, sem prejudicar as folhas e o tronco do eucalipto. Desta forma, o K-Othrine® 2P pode ser usado em épocas chuvosas, pois é aplicado embaixo do solo, o que é uma vantagem em comparação a outras soluções do mercado. Assim, o produtor aproveita melhor o tempo para se dedicar a demais funções e deixa que o inseticida faça o trabalho de manejo”, explica André Souza, consultor de Florestas da Bayer.

 

De acordo com o Instituto Brasileiro de Árvores, o setor de árvores plantadas é responsável por 91% de toda a madeira produzida para fins industriais no Brasil, e o desempenho do eucalipto se concentra, principalmente, em Minas Gerais, São Paulo e no Mato Grosso do Sul. Nos últimos cinco anos, o crescimento da área de eucalipto foi de 2,8% ao ano e o Mato Grosso do Sul se destaca com o plantio de 450 mil hectares no mesmo período.

 

Da área total de árvores plantadas no Brasil, 34% pertence às empresas do segmento de celulose e papel. “Pela importância que este mercado representa ao País, a Bayer se preocupou em desenvolver na Estação Experimental de Paulínia um processo inovador que visa à eliminação das formigas inclusive nas épocas de chuva”, finaliza André.

 

Saiba mais em https://www.environmentalscience.bayer.com.br/

Check Also

New Holland é reconhecida com dois prêmios da Sociedade Americana de Engenheiros Agrícolas e Biológicos

A Sociedade Americana de Engenheiros Agrícolas e Biológicos (ASABE, na sigla em inglês) selecionou os …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.