Home / Noticias / Porto Alegre abre etapas regionais do Inovathon

Porto Alegre abre etapas regionais do Inovathon

Scania leva maratona de conhecimento em Logística para universitários em cinco cidades do Brasil e a oportunidade de conhecer a Suécia

 

Oito horas de desafio, inovação, troca de experiência e conhecimento. Assim começou em 5 de agosto, em Porto Alegre, a primeira etapa regional do Inovathon Logistics Challenge, competição entre universitários realizada pela Scania Latin America. O programa tem como objetivo aproximar o mundo acadêmico da realidade da indústria e colocar a Logística na agenda dos estudantes. “Trabalho em equipe, gestão de tempo e visão de sustentabilidade são os componentes chave desse desafio”, explica Patricia Acioli, responsável pela área de Comunicação da Scania Latin America.

Lançada em 2016, a iniciativa ganhou um novo formato para a sua segunda edição, com etapas regionais que vão selecionar os estudantes que seguem para a fase final, realizada em 24 horas (de 30 de setembro a 1º de outubro), em local ainda a ser anunciado. “No ano em que comemoramos 60 anos de presença no país, queremos mostrar que onde tem Brasil, tem Scania, e onde tem Scania, terá Inovathon em 2017”, explica Patrícia. “Depois de Porto Alegre, será a vez de Fortaleza (CE) e na sequência Brasília (DF), Manaus (AM) e São Bernardo do Campo (SP). A cidade da final ainda é surpresa. Com isso, serão seis eventos em uma única competição. Uma maratona logística também para a Scania”, completa.

Em Porto Alegre, o evento aconteceu na Pontifícia Universidade Católica (PUC-RS). Os universitários inscritos em toda região Sul passaram por uma maratona de desafios cronometrados no relógio. “Tivemos avaliação teórica e prática, mas o principal é fazer todos pensarem na eliminação de desperdício, em melhorias, na sustentabilidade financeira e ambiental, tudo isso por meio da logística”, diz Patrícia.

De acordo com a dinâmica, os 25 melhores classificados seguem na disputa divididos em grupos e, em equipe, precisam criar um projeto inovador que solucione uma problemática logística, a ser apresentada pela Scania no dia do desafio. Aquele que tiver a melhor resposta para o problema dará a chance, para um dos grupos, de ir à final e competir pelo grande prêmio: uma viagem de inovação pela Suécia. A avaliação dos trabalhos é feita por banca de professores e especialistas em Logística.

Ao término das etapas regionais, será divulgada a cidade onde acontece a final, que mantém o formato de 24 horas de maratona, com direito a aprimorar os conhecimentos adquiridos em sala de aula, colocando-os em prática dentro de um ambiente real de uma empresa.

 

SOBRE A SCANIA

A Scania é referência mundial em soluções de transporte. Juntamente com nossos parceiros e clientes estamos conduzindo uma mudança para um sistema de transporte sustentável. Em 2016, entregamos 73.100 caminhões e 8.300 ônibus, bem como 7.800 motores industriais e marítimos para nossos clientes. A receita líquida totalizou quase 104 bilhões de coroas suecas, das quais cerca de 20 por cento corresponderam a serviços. Fundada em 1891, a Scania opera em mais de 100 países e emprega aproximadamente 46.000 colaboradores. A área de Pesquisa e o Desenvolvimento está concentrada na Suécia, com atividades no Brasil e na Índia. A produção acontece nas fábricas da Europa, América Latina e Ásia, com centros regionais de produção na África, Ásia e Eurasia. A Scania faz parte do grupo Volkswagen Truck & Bus GmbH.

SCANIA 60 ANOS – Em 2017, a Scania comemora 60 anos no Brasil marcada por uma trajetória sólida que dispõe de uma engenharia de ponta, qualidade dos produtos, força da rede de concessionárias e foco na necessidade do cliente. Ao desembarcar no país, no final dos anos de 1950, foi constituída como Scania-Vabis do Brasil S/A – Motores Diesel – e se instalou no bairro do Ipiranga, sendo a primeira subsidiária da marca fora da Suécia. Em 1962, inaugurou sua fábrica em São Bernardo do Campo, na região do ABC Paulista.

 

Check Also

A importância do Brasil na produção de soja

Brasil deve colher um recorde de 153,8 milhões de toneladas de soja na safra 2022/23.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.